Macarons

Como prometido, aqui está a receita destes deliciosos e vistosos Macarons ao estilo Francês. Esta foi uma das delicias desta Páscoa, mas também são ideias para surpreenderes a tua mãe no Dia da Mãe... Fica a dica!

Ingredientes
Concha Macaron

200g (1,5 chávenas + 2 colheres de sopa) de açúcar em pó
110g (3/4 chávena) farinha de amêndoa
90 gramas de clara de ovo (aproximadamente 3 claras de ovo)
25 gramas (2 colheres de sopa) de açúcar granulado
1 colher de chá de extrato de baunilha
corante em gel (cores da tua preferência)

Preparação
Embora a receita forneça medidas, acho que os macarons ficam muito melhores quando os ingredientes são pesados. Separa as claras das gemas. Reserva as gemas para outra receita e utiliza somente as claras.
Num recipiente peneira a farinha de amêndoa e o açúcar em pó (este passo é crucial para alisar a casca do macarron).
No recipiente para bater, coloca as claras e o corante em gel (eu costumo colocar uma colher de chá) e bate no meio até que fique espumoso. Adiciona gradualmente o açúcar granulado sem parar de bater em baixa velocidade. Quando adicionares o açúcar por completo, bate em alta velocidade até formar picos duros.
Cuidadosamente acrescenta a mistura de farinha de amêndoa e açúcar em pó nas claras até ficarem completamente misturadas.
Coloca o preparado num saco de confeiteiro com uma ponta arredondada (ou utiliza um saco pequeno com a ponta cortada), e numa assadeira forrada com papel manteiga, coloca cerca de 3cm de preparado mantendo a forma arredondada. Deixa descansar por cerca de 30 minutos a 1 hora (este passo permite que a casca endureça e crie o “pé” enquanto estiver no forno).
Pré-aquece o forno a 150ºC e assa por 18-20 min, sendo que, será necessário virares a assadeira de trás para a frente no meio do processo de cozimento.
Deixa arrefecer completamente antes de colocares o recheio.
Podes preparar um creme de manteiga da cor aproximada à cor do macarron, uma ganache de chocolate, utilizar doce de frutas ou coalhada de limão.
Armazena em recipiente hermético até 3 dias ou congela e consome no prazo de um mês. Para descongelar, retira do congelador antes 30 minutos a 1 hora antes de servir.


Como fazer as pintas nos Macarons?
Utiliza corante castanho! Dispõe num prato um pouco de corante, utiliza um pincel limpo para fazeres algumas pintas nos macarons. Podes também proteger o local de bancada com papel manteiga, e salpicar o corante sobre os macarons!

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!