Huevos Rotos (Tradicional VS Vegetariana)


Huevos Rotos é uma receita tradicional de Espanha. Existem variantes nas suas confeções, mas hoje trago-te 2 opções muito saborosas. Poderás escolher entre a versão tradicional (com presunto) ou a versão vegetariana (com cogumelos).


Huevos Rotos (Versão Vegetariana)
Ingredientes (2 pessoas)
2 ovos
1 batata-doce, descascada e grosseiramente ralada
2 batatas vermelhas, descascadas em palitos
1 chávena de cogumelos finamente fatiados
1,5 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de páprica
1 colher de chá de sal
1 dente de alho
óleo q.b.
1-2 colheres de sopa de salsa, cebolinho e rabanete para guarnecer (podes cozer o cebolinho e o rabanete se preferires)

Preparação
Frita as batatas vermelhas em óleo bem quente. Aquece 1 colher de sopa de azeite numa frigideira. Adiciona a batata-doce, o sal e a páprica. Mexe para combinar e, em seguida, espalha numa única camada na dor. Deixa por alguns minutos em fogo médio. Mexe certificando-te de raspar quaisquer pedaços crocantes. Espalha novamente e repete até que a batata esteja macia (10 minutos).

Numa panela pequena adiciona o azeite, o alho e os cogumelos. Cozinha em fogo médio, mexendo frequentemente até que os cogumelos estejam crocantes e dourados. Reserva.

Uma vez que a batata esteja cozida, retira e coloca num prato para servir. Mantém morno (pré-aquece um pouco o forno e coloca dentro). Parte os ovos numa panela ainda quente e frita por alguns minutos até que o branco esteja quase pronto. Desliga o fogo e coloca uma tampa, deixa por um minuto.

Para servir, coloca os ovos por cima das batatas, polvilha os cogumelos crocantes e acrescenta a salsa, o cebolinho e o rabanete. Tempera com sal e pimenta e uma pitada de páprica extra. 

Huevos Rotos (Versão Tradicional)
Ingredientes (2 pessoas)
▢ 3 batatas vermelhas (cortadas em palitos)
▢ 2 ovos
▢ 1 cebola
▢ 4 fatias de presunto

▢ azeite q.b.
▢ sal e pimenta q.b.
 mel q.b.(opcional)
 salsa q.b.(opcional)

Preparação
Frita as batatas em óleo bem quente. É importante que as batatas não sejam muito crocantes, mas também não apenas cozidas. Numa frigideira, adiciona a cebola (com um fio de mel). Adiciona as batatas fritas, um fio de azeite e o presunto (se o preferires cozinhado). Tempera com sal e pimenta (tendo em atenção que o presunto já é salgado). Frita 2 ovos na mesma frigideira ou numa aparte se preferires. Serve polvilhado com salsa.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!