
Há dias em que o corpo e a alma pedem algo mais do que uma refeição rápida. Pedem tempo, pedem aconchego e, acima de tudo, pedem sabores que parecem um abraço quentinho. Foi exatamente isso que decidi trazer para a mesa hoje.
Se estás à procura de inspiração para um almoço de domingo demorado ou para aquele jantar especial que aquece os dias mais frescos, ficas a saber que este prato é a definição perfeita de comfort food.
Ingredientes
Para o fígado de vaca acebolado:
- 600g de fígado de vaca cortado em bifes (ou tiras largas)
- 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
- 3 dentes de alho laminados
- 150 ml de vinho branco (ou um toque de vinho tinto, se preferires o molho mais escuro como o da foto)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta-preta q.b.
Para os acompanhamentos:
- 4 batatas médias
- Um punhado de endro (dill) fresco picado
- 2 beterrabas cozidas e raladas
- 1 maçã (fatiada finamente)
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- Fatias de rolinho de queijo creme com cebolinho
- Fatias de pão rústico
Começa por temperar os bifes de fígado com os alhos laminados, a folha de louro, sal, pimenta e o vinho. Deixa tomar gosto durante cerca de 20 a 30 minutos. (Nota: Se gostares do fígado mais macio, podes passá-lo por um bocadinho de leite antes de temperar).
Numa frigideira ou tacho largo, aquece o azeite e a manteiga. Adiciona as rodelas de cebola e deixa-as cozinhar em lume brando, mexendo com frequência, até que fiquem bem douradas, macias e caramelizadas. Retira as cebolas da frigideira e reserva-as, deixando a gordura na frigideira.
Deita o líquido da marinada na frigideira quente para desglosar os sucos que ficaram no fundo. Junta um salpico de vinagre e deixa o álcool evaporar e o molho reduzir e engrossar ligeiramente. Volta a introduzir o fígado e as cebolas na frigideira, envolve tudo muito bem por 30 segundos para absorver o molho e desliga o lume.
Coze as batatas em água e sal, escorre-as e polvilha-as com o endro fresco picado. Mistura a beterraba ralada com as fatias de maçã e tempera com o vinagre de sidra e uma pitada de sal.
Serve o fígado bem regado com o molho escuro de cebola, ao lado da batata com ervas, a salada colorida e aquela bela fatia de pão com a manteiga aromática a derreter. Fica incrível!
Dica de amigo: Se fizeres esta receita, prepara a carne na véspera. Os sabores assentam, o molho ganha ainda mais corpo e, no dia seguinte, sabe dez vezes melhor!
E por aí, qual é o teu prato de eleição quando precisas de um verdadeiro aconchego gastronómico? Conta-me tudo nos comentários!

0 comments:
Enviar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!