Especial Natal | Pão de Banana e Gengibre

Há receitas que chegam à nossa cozinha com a mesma delicadeza que uma lembrança boa. Não fazem barulho, não exigem grande técnica, mas transformam o ambiente inteiro. Este Pão de Banana e Gengibre é isso mesmo: simples, aromático e tão reconfortante que parece ter sido feito para esta altura do ano.

A doçura natural das bananas junta-se ao toque leve do gengibre e das especiarias natalícias, criando um pão macio, perfumado e cheio daquela magia que só sentimos em dezembro. É perfeito para acompanhar um chá, para partilhar num pequeno-almoço tranquilo ou para saborear ao final do dia, quando tudo abranda.

Ingredientes
- 240ml de leite sem lactose
- 200 g de farinha com fermento 
- 100g de açúcar de coco 
- 3 bananas bem maduras, amassadas
- 50ml de óleo de coco
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de gengibre moído
- 1 colher de chá de canela doce
- 1/4 colher de chá de noz-moscada

Cobertura
- biscoitos de gengibre triturados q.b.
- açúcar de confeiteiro (opcional)

Preparação
Pré-aquece o forno a 170 ºC e forra uma forma de pão com papel vegetal. Mistura o leite com o vinagre e deixa repousar cerca de 10 minutos, até engrossar ligeiramente.
Junta o óleo de coco e o açúcar. Mistura bem. Adiciona as bananas amassadas e envolve até obteres uma massa cremosa. Noutra tigela, combina a farinha, o fermento, o gengibre, a canela e a noz-moscada.

Junta os líquidos aos secos e mistura suavemente... apenas o suficiente para envolver todos os ingredientes. Verte a massa na forma e alisa a superfície. Dá umas leves batidas na bancada para libertar o ar. Leva ao forno durante 45 a 50 minutos, ou até o pão estar dourado e cozido no centro.

Assim que arrefecer um pouco, polvilha com biscoitos de gengibre triturados e um toque de açúcar de confeiteiro, se gostares.

Um pão para saborear sem pressa
O melhor deste pão é que não pede grande ocasião; cria-a. Basta cortares uma fatia morna e o aroma que sai já parece um convite para abrandar. É ótimo para servir quando tens visitas, mas também funciona lindamente como presente feito em casa ... simples, doce e com aquele carinho que não se compra.

Se o fizeres, prepara-te para o cheiro a especiarias invadir cada canto da casa. E isso, por si só, já é meio caminho andado para um Natal mais aconchegado. 

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!

Privacy Policy Cookie Policy