Bolo Fácil e Descontraído para a Páscoa

Se alguma vez te encontraste diante de uma sobremesa de chocolate que não sabias se era um brownie ou um bolo, estás prestes a descobrir uma receita que combina o melhor dos dois mundos. Este bolo (ou será brownie?!) de chocolate é uma opção perfeita para uma sobremesa fácil e descontraída nesta Páscoa.

A Páscoa é um momento de celebração, de reunir a família e os amigos à mesa para desfrutar de boas conversas e, claro, de deliciosas sobremesas. Este bolo de chocolate vem para satisfazer os paladares mais exigentes, trazendo consigo uma dose extra de indulgência.

Ingredientes
- 120g de chocolate 70% cacau, picado (comprar aqui)
- 120g de leite sem lactose (comprar aqui)
- 100g de açúcar (usei açúcar de coco, comprar aqui)
- 65g de farinha (ou farinha de grão de bico, comprar aqui)
- 35g de proteína de chocolate em pó (comprar aqui)
- 42g de cacau em pó puro (comprar aqui)
- 6 colheres de sopa de manteiga, sem lactose (comprar aqui)
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (comprar aqui)
- framboesas q.b. (comprar aqui)
- amêndoas q.b. (comprar aqui)

Preparação
Pré-aquece o forno a 170ºC e prepara a forma. 
Forra e unta uma forma de bolo de 16cm de diâmetro e reserva.
Em banho maria, derrete o chocolate e a manteiga até obteres uma mistura homogénea. Mistura a farinha (ou farinha de grão de bico), a proteína em pó e o leite até formar uma pasta grossa. Assim que o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, acrescenta o açúcar até dissolver. Adiciona a mistura de farinha e leite obtida, mexendo com uma espátula para incorporar. Junta o cacau em pó e o bicarbonato de sódio à massa, misturando bem. Transfere a massa para a forma preparada e leva ao forno por 35-40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Retira do forno e deixa arrefecer antes de decorar com chocolate em pó peneirado, framboesas e amêndoas.

Este híbrido de chocolate que se assemelha tanto a um brownie quanto a um bolo é a escolha perfeita para uma sobremesa de Páscoa que certamente agradará a todos os teus convidados. Com uma textura húmida e um sabor rico de cacau, este bolo/brownie será o ponto alto da tua refeição festiva.

Substituições

Substituir o açúcar por adoçantes naturais: Em vez de açúcar refinado podes utilizar açúcar de coco, experimentar usar mel, xarope de bordo, agave ou tâmaras trituradas como alternativas mais saudáveis para adoçar.

Trocar a farinha por versões mais nutritivas: Em vez de farinha de trigo, podes optar por farinha de grão de bico, farinha de aveia, farinha de amêndoa ou farinha de coco para aumentar o teor de fibras e reduzir o glúten na receita.

Utilizar manteiga de substituição: Em vez de manteiga, experimenta usar óleo de coco ou puré de abacate para adicionar gorduras saudáveis e reduzir o teor de gordura saturada.

Optar por leite vegetal: Em vez de leite sem lactose, podes usar bebida de amêndoa, bebida de coco, bebida de arroz, ou bebida de aveia para uma opção livre de laticínios e adequada para dietas mais saudáveis e também veganas.

Adicionar frutas frescas ou secas: Além de framboesas e amêndoas, podes adicionar outras frutas frescas como morangos, mirtilos ou bananas para aumentar o teor de fibras e antioxidantes na receita.

Perguntas Frequentes (FAQs)

1. Posso substituir algum dos ingredientes por versões com glúten ou lactose?
Sim, podes fazer substituições de acordo com as tuas preferências dietéticas.

2. Posso congelar este bolo/brownie de chocolate?
Sim, este bolo/brownie pode ser congelado por até um mês.

3. Posso usar outros tipos de chocolate?
Sim, podes experimentar diferentes variedades de chocolate para criar variações de sabor.

4. Quantas porções esta receita rende?
Esta receita rende aproximadamente 8 porções.

5. Posso omitir a proteína de chocolate em pó?
Sim, podes omitir a proteína de chocolate em pó, mas isso pode afetar a textura final do bolo/brownie.


REDES SOCIAIS

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!