Porque o Marketing de Conteúdo alavancará o teu negócio

Enquanto que redes sociais como Instagram não possuem uma forma do conteúdo escrito ser encontrado pela pesquisa google (pelo menos para já), os sites e blogs levam vantagem neste quesito. 

O marketing de conteúdo é a melhor maneira de promover um negócio na internet, e a melhor maneira de atrair potenciais clientes para esse mesmo negócio, é produzir conteúdo que dê as respostas que ele procura, e quem sabe, o teu negócio lhe apresente também a solução.

No entanto, engana-se quem acha que as diretrizes de redação de conteúdo são as mesmas que escrever um e-mail formal para um cliente, ou escrever uma redação ou uma tese da universidade. Por mais capacidade de redação e escrita que tenhas, o público é completamente diferente.

Se pretendes iniciar-te no Marketing de Conteúdo para o teu negócio, eu posso ajudar-te a começar, através de algumas destas dicas que considero importantes.

Pratica ou delega!
Escrever conteúdo é como qualquer outra habilidade – quanto mais fazes, mais fácil se torna.

Se achares que deves gerenciar esta tarefa a outra pessoa, o blog Delta Ferreira está disponível para redigir conteúdo para o teu negócio ou no caso de necessitares de uma revisão acerca do teu produto de venda, aceitamos fazer uma review de utilização sincera sobre os teus produtos. 

Através da minha experiência em marketing de conteúdo para redes sociais e os meus serviços de redação de conteúdo para o site/blog/redes sociais do teu negócio, será muito mais fácil o teu produto vender por ele mesmo!

Contacta-me através do e-mail adeltaferreira@gmail.com

Escreve um título impactante, mas verdadeiro
O título do conteúdo serve a um triplo propósito: ele precisa atrair a atenção, fornecer um resumo preciso de informações e atender às diretrizes de pesquisa para ajudar o Google a atribuir uma classificação de pesquisa alta.

Os títulos devem incluir a palavra-chave de foco, idealmente ter entre 55 a 70 caracteres e conter uma contagem de 6 a 7 palavras. Os títulos que estão na forma de uma lista, um guia “Como fazer”, "Porque" ou uma pergunta tendem a ter a classificação mais alta. 

Torna o conteúdo do post fácil de ler
O conteúdo precisa ser formatado para que seja fácil para os leitores e o Google digitalizarem e entenderem. Páginas que contenham texto muito longo podem ser difíceis de ler online, especialmente em ecrãs pequenos, como os de smartphones. 

Se o artigo for demasiado extenso, os leitores tendem a percorrer rapidamente o conteúdo com o olhar (e andando para baixo com o cursor) para encontrar pontos em que estão interessados, e podem não ler o artigo completo. Em vez de parágrafos com mais de 5 frases, divide em parágrafos curtos de duas a cinco frases para facilitar a leitura. 

Utilizar listas numeradas e com marcas tornam a leitura mais fácil e subtítulos a negrito separam o conteúdo por tópicos ou ideias - assim permite que os leitores possam encontrar facilmente os conceitos que os interessam.

Isto também permitirá o Google indexar o conteúdo para que este ganhe uma posição de pesquisa mais alta.

Concentra-te sobre o tema, não sobre o preenchimento de palavras-chave
As regras básicas de redação de conteúdo são semelhantes às diretrizes de redação que aprendeste nas aulas de Língua Portuguesa, com apenas algumas mudanças importantes. 

É verdade que é muito importante incluir palavras-chave, mas é ainda mais importante concentrares-te em produzir conteúdo bem escrito e de alta qualidade, que explique claramente o assunto.

Adicionares palavras-chave ao post irá simultaneamente limitá-lo e poderá resultar em que o conteúdo do post seja penalizado. Em vez disso, basta incluir uma palavra-chave do assunto em foco, três a quatro vezes e usar palavras-chave secundárias no máximo duas vezes.

O número de palavras tem importância
Existe uma regra geral de que o conteúdo mais longo é recompensado com uma classificação de pesquisa mais alta. Para obter a classificação de pesquisa mais alta, o conteúdo deve ter no mínimo 1000 palavras, mas o ideal é que esteja entre 1500 e 2500 palavras.

No entanto, se o assunto a abordar for uma receita culinária ou uma legenda sobre o outfit do dia, não há problema em incluires esse tipo de conteúdo, tendo em atenção que idealmente deverás dar direcionamento com imagens. O conteúdo com pelo menos 500 palavras é longo o suficiente para o Google indexar e atribuir uma classificação de pesquisa positiva.

Revê e relê o conteúdo escrito
Fazer uma revisão do conteúdo, lendo e corrigindo o necessário pode parecer uma adição desnecessária, mas a internet está repleta de blogs e sites com erros gramaticais e ortográficos. O teu conteúdo representa o teu negócio online e pode ser o primeiro contato de um cliente com a tua marca – portanto, conteúdo com erros gramaticais ou de contexto, podem prejudicar a imagem da tua empresa.

Usar um programa de processamento de texto para verificar erros de ortografia e gramática é útil, mas pode resultar em erros de ortografia devido a Português Brasil e Portugal, que possuem distinção ortográfica em muitas palavras. Se tiveres dificuldade em cumprir esta tarefa, podes também pedir para outra pessoa verificar se há erros na tua escrita.

8 comentários:

  1. Carla Aguiar12 novembro

    Adorei as dicas, obrigada por isso :)) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Obrigada pelo teu comentário querida Carla. Fico feliz em ajudar! Beijinhos

      Eliminar
  2. Daniel Renan12 novembro

    So amazing tips
    Thanks Daniel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Thanks for your comment Daniel

      Eliminar
  3. Anónimo12 novembro


    Personally, this is a very good and comprehensive set of tips for a beginner! Thank you!

    ResponderEliminar
  4. Catarina Lopes12 novembro

    Como sempre mt bem escrito e estruturado. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Obrigado pelo teu apoio querida Catarina. Beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!