Hora do Banho | Tommee Tippee


É um facto que as brincadeiras ajudam no desenvolvimento psicomotor da criança. Nada melhor que aproveitar a hora do banho para brincar e interagir com o teu bebé e incentivar a que brinque e se divirta!
Mas a hora do banho é importante não somente pela brincadeira. Existem alguns fatores que devem ser tidos em consideração:
•A temperatura da água não pode ser superior a 38ºC para evitar queimaduras;
•Devemos limpar apenas externamente, evitando inserir objetos no ouvido ou no nariz do bebé;
•A água por si só não remove as impurezas da pele dos bebés, isto porque as fraldas e as roupas libertam materiais lipossolúveis que podem destruir a barreira de proteção da pele;
•É importante utilizar um sabonete (líquido ou sólido) indicado para a pele de bebé;
•Estabelece uma rotina e identifica as preferências do teu bebé (alguns não gostam de tomar banho após mamar, comer ou acordar por exemplo)
•Faz uma massagem suave após o banho, com loção específica para bebés, de modo a manter a pele hidratada até o próximo banho.

Existem inúmeras opções para que possamos promover o desenvolvimento progressivo do bebé na hora do banho, mas as que eu quero destacar são as sensoriais, através do uso de brinquedos. 




Escolhe os modelos que estimulem o bebé a pegar nos brinquedos, para que este possa afunda-los, observar a água a cair, brincar com bolhas de sabão, e resultar num estímulo e vontade natural de baterem na água, respingarem e fazerem barulho.
Enquanto brincam, estimula a sua linguagem oral, descreve as cores dos objetos, canta músicas e descreve as vossas brincadeiras despertando sensações e estimulando a interação de resposta - como bater palmas, rir, cantar, balancear o corpo.

Os momentos de brincadeira podem ter a participação dos irmãos e dos pais, mas também é importante que o bebé tenha o seu momento de brincadeira autónoma e de descoberta - sempre com o monitoramento e observação dos pais.

É importante a perceção que para além de melhorar as habilidades motoras do bebé, o banho é um momento de experienciar a leveza e fluidez da água, criar laços, relaxar e brincar. Existem milhares de brinquedos projetados para a hora do banho, mas estas duas opções que te sugiro em seguida da coleção Splashtime da Tommee Tippee, o Dinis adora!

HORA DO BANHO a partir dos 6 meses
A partir dos 6 meses, o bebé já controla o pescoço e mantém-se sentado. As cores e espuma são as brincadeiras preferidas! Adoram sentir texturas, cheiros, observar e tocar a espuma e bolhinhas de sabão. Podemos, esporadicamente, criar algumas atividades na água como colocar um pouco de chá (em cada dia de diferentes cores) na água do banho, acrescentar espuma e incentivar à utilização de brinquedos sensoriais como os Sopradores de Bolhas Bubble Blowers da Tommee Tippee, indicados a partir dos 6 meses.











SPLASHTIME BUBBLE BLOWERS | + 6 meses
Este carismático brinquedo, com as 2 personagens Percy e Penny, da coleção Grofriends, é um soprador de bolhas de sabão com uma base suporte incluída. Na base suporte, adicionamos um pouco de água e líquido (que faça espuma ou seja indicado para banho de espuma) e colocamos as 2 personagens na respetiva base suporte, mergulhando-as, e de seguida, sopramos pelo orifício superior (posicionado na cabeça dos personagens) e observamos (nós e o bebé curioso) as bolhinhas de sabão a sair.

Cabe a nós, quando o bebé ainda é pequenino (6 a 12 meses), a iniciativa de soprar pelo orifício superior dos personagens e assim estimularmos a interação com o brinquedo.
Antes dos 12 meses, o bebé poderá não ser capaz de soprar pelo orifício e usufruir do brinquedo sem auxílio, pelo que é importante que ajudemos no seu processo de aprendizagem de coordenação olho-mão, de forma a contribuirmos na compreensão causa-efeito ao longo do seu desenvolvimento, sendo por isso, um brinquedo imensamente importante neste processo, e assim utilizável por um longo período.

Através do brinquedo Bubble Blowers, o teu bebé irá aprender a coordenação olho-mão, habilidades motoras finas e desenvolver o pensamento de causa-efeito ao longo do seu crescimento e desenvolvimento. Este tipo de brinquedo que estimula a repetição através da diversão, ajuda o bebé a refinar os movimentos das mãos e a desenvolver as suas habilidades motoras finas, que permitem controlar os movimentos coordenadamente.

Totalmente livre de BPA e BPS, foi projetado para resistir a mofo e bolor e é fácil de limpar na máquina de lavar loiça dividindo o personagem em 2 peças.

Caraterísticas
• Ao soprarmos pelo orifício superior dos 2 personagens Percy e Penny da coleção Grofriends, estes projetam bolhas de sabão;
• Estimula a coordenação visual e manual, habilidades motoras finas, a perceção sensorial através da sensação das bolhas na pele e o raciocínio de causa-efeito através de brincadeiras com água;
• Projetados para resistir a mofo e bolor, são também fáceis de limpar na máquina de lavar loiça dividindo cada personagem em 2 peças;
• Livres de substâncias químicas BPA e BPS nocivas à saúde e bem-estar do bebé






















SPLASHTIME SUPER SPINNERS | +9 meses
Estes adoráveis moinhos de água, com as 4 personagens da coleção Grofriends, giram e derramam a água colocada. As ventosas incluídas, permitem colocar os personagens no azulejo ou nas laterais da banheira. Estimula o teu bebé a colocar água sobre os moinhos e observem a água a cair, ou escolham os vossos personagens favoritos e façam uma "battle" de queda de água. A criatividade e diversão não tem limites!

Através da interação com este brinquedo o bebé irá desenvolver a sua coordenação olho-mão à medida que coloca a água e observa a causa efeito desencadeada pelo moinho que gira.
Este também é um brinquedo que foi projetado para resistir a mofo e bolor e é fácil de limpar na máquina de lavar loiça, dividindo cada personagem em 2 peças. É totalmente livre de BPA e BPS, substâncias químicas extremamente nocivas à saúde do bebé.

Caraterísticas
• Ao colocarmos água nos 4 personagens da coleção Grofriends, os moinhos giram e derramam água;
• Estimula a coordenação visual e manual, habilidades motoras finas, a perceção sensorial e o raciocínio de causa-efeito através da queda da água;
• As ventosas incluídas permitem a fixação dos brinquedos às laterais da banheira ou nos azulejos de parede;
• Projetados para resistir a mofo e bolor, são também fáceis de limpar na máquina de lavar loiça dividindo cada personagem em 2 peças;
• Livres de substâncias químicas BPA e BPS nocivas à saúde e bem-estar do bebé.



Porque devemos evitar brinquedos com BPA e BPS
O BPA (Bisfenol A) é uma substância química utilizada para dar estrutura às embalagens plásticas, garrafas PET, recipientes, brinquedos, utensílios médicos e eletrodomésticos. Encontrado em diversos tipos de plástico, policarbonato, resina e alumínio, o Bisfenol A - também chamado de BPA - é geralmente libertado em contacto com o calor ou frio extremo. Estudos apontam que o BPA causa uma alteração no sistema endócrino, isto porque em contacto com o nosso organismo ele é confundido com uma hormona, causando disrupção em todas as funções hormonais - resultando no comprometimento normal, por exemplo, do funcionamento da tireoide, anomalias e tumores do trato reprodutivo, cancro da mama e próstata, sintomas de hiper e hipotireoidismo, diabetes, défice de atenção, endometriose, síndrome do ovário policístico, letargia, mudanças bruscas de pressão arterial, excesso de apetite ou perda excessiva de peso.

Já o BPS (Bisfenol S), para além de ser altamente perigoso à saúde quando utilizado como alternativa à tinta de impressão, apresenta comprovadamente potencial de responsabilidade em determinados tipos de cancro, desperta efeitos negativos nos testículos de mamíferos, na glândula pituitária e na reprodução de fêmeas mamíferas e dos peixes. 

SOBRE A TOMMEE TIPPEE
A Tommee Tippee é a empresa líder em produtos infantis do Reino unido e uma marca que pertence ao grupo Mayborn e tem várias linhas de produtos destinadas a cuidados com os bebés.

A empresa surgiu nos anos 50 fruto do empreendedorismo de três irmãos da Califórnia e tem uma história muito curiosa. Um médico pediu-lhes para criar um copo, mas quando os irmãos lhe mostraram o resultado final, ele não gostou. Este objeto tinha o desenho do cão da família, chamado Tommee, e foi elaborado com uma base que evitava derramar o seu conteúdo.

Contudo, e algum tempo mais tarde, um empresário descobriu os irmãos e a sua invenção revolucionária. Pareceu-lhe uma ideia fantástica, e juntos, decidiram criar uma marca orientada para a alimentação infantil. Marca esta, que ficaria para sempre com o nome do cão Tommee.

Tommee Tippee defende uma filosofia baseada na oferta de produtos coloridos, práticos, inovadores e de qualidade que permitem que os mais pequenos cresçam de forma saudável, e aprendam, pouco a pouco, a serem autónomos e independentes.

REDES SOCIAIS
Web-site
Instagram
Facebook

6 comentários:

  1. Catarina Lopes24 outubro

    olá delta não fazia ideia que esses quimicos eram assim tao perigosos :/ obrigada pela informação util que sempre passas nos teus posts

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, são sim e achei que era importante detalhar o porquê 😄 obrigada pelo teu comentário! Beijinhos

      Eliminar
  2. Carolina Fonseca24 outubro

    O Dinis é tão fofo

    ResponderEliminar
  3. Marta Morais24 outubro

    Adorei estes brinquedos
    Recomendas alguma loja online?
    Btw vais fazer posts de especial natal? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      Para a compra destes artigos eu recomendo as lojas Sítio do Bebé e Bebitus, já comprei nelas e sei que são de confiança! Beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!