Como melhorar a infertilidade


Quando uma gravidez é desejada e não surge (após um ano ou ao fim de seis meses, se a mulher tiver mais de 35 anos) podem estar subjacentes problemas de infertilidade.
Há algumas formas de impulsionar a fertilidade e que estão na sua mão. Muitas têm a ver com os
hábitos de vida mais saudáveis. Indicamos aqui algumas.

NÃO ADIES A MATERNIDADE
As mulheres nascem com um número limitado de ovócitos que se vão perdendo desde o nascimento até à menopausa. O pico da fertilidade da mulher é atingido entre os 20 e os 30 anos, com um declínio nítido a partir dos 35 anos e muito significativo depois dos 40.
A decisão (por motivos médicos, profissionais ou pessoais) de protelar a maternidade poderá gerar uma menor probabilidade de conseguir uma gravidez.

PESO NORMAL
Muitos estudos relacionam o excesso de peso e obesidade no homem a níveis mais baixos de testosterona e pior qualidade do esperma, com uma redução significativa do número e qualidade dos espermatozoides. 
Na mulher, o excesso de peso e obesidade associam-se a vários desequilíbrios hormonais que podem causar disfunção ovárica, pior qualidade ovocitária, menor recetividade uterina à implantação do embrião e maior número de complicações durante a gravidez (nomeadamente abortos de repetição). Por outro lado, uma magreza extrema (IMC<17 kg/m2) pode levar a distúrbios hormonais e diminuição da fertilidade.

UMA DIETA SAUDÁVEL
Uma alimentação variada e equilibrada ajuda a obter um peso normal e a colmatar alguns défices nutricionais que possam interferir na produção de ovócitos e espermatozoides de qualidade.
Devem ser adicionados à dieta alimentos ricos em ferro (carne e peixe, bem como vegetais de folha verde, como espinafres, couve, etc.), zinco (carne, marisco, leguminosas, sementes, nozes,
etc.), gorduras saudáveis (azeite e ómega-3, como a sardinha, cavala, salmão, sementes de linhaça, etc.), ácido fólico (hortícolas, em especial de folha verde) e outras vitaminas (fruta e vegetais). A ingestão de açúcar e hidratos de carbono processados deverá ser reduzida. Dê preferência a alimentos provenientes de agricultura biológica, pois são produzidos sem recurso a produtos químicos.

ATIVIDADE FÍSICA REGULAR E MODERADA
Em termos de fertilidade, a atividade física ajuda na manutenção de um peso saudável, contribui para o equilíbrio hormonal, reduz o stresse e melhora a qualidade do sono.

ÁLCOOL E CAFEÍNA
Um consumo elevado de bebidas alcoólicas, superior a 12 g/dia (uma lata de cerveja ou um copo de 165 ml de vinho), influencia negativamente a fertilidade feminina e masculina. Quanto à cafeína, estima-se que o consumo diário inferior a 200 mg (cerca de dois cafés/dia) é provavelmente seguro. No entanto, o meu conselho é cessar ambos e retirá-los do consumo diário ou frequente.

NÃO FUMES
O tabaco contém milhares de substâncias tóxicas que afetam negativamente a saúde, danificando o ADN das células e causando mutações. Para além do risco significativamente acrescido de vários tipos de cancro e doenças cardiovasculares, os fumadores têm também maior risco de infertilidade (duas vezes maior em fumadores do que em não fumadores, sendo o risco tanto maior quanto maior o número de cigarros diários).

Os homens fumadores têm, em média, um número menor de espermatozoides e uma maior percentagem de espermatozoides morfologicamente anormais e com menor motilidade, logo, com menor capacidade fecundante. Nas mulheres, o tabaco leva a uma pior qualidade dos ovócitos e menor reserva ovárica, pelo que a menopausa ocorre, em média, um a quatro anos antes do verificado em não fumadoras.

A taxa de sucesso dos tratamentos, como a fertilização in vitro, em fumadoras é inferior ao verificado em não fumadoras da mesma idade, com menor número de ovócitos obtidos após estimulação e uma taxa de gravidez até 30% inferior.

NUTRIENTES-CHAVE
Mulheres
ÁCIDO FÓLICO essencial para o desenvolvimento do ADN, do crescimento da placenta e do feto, e na formação dos tecidos.
FERRO de extrema importância para a qualidade do sangue, produção de óvulos e reforço de sistema imunitário.
IODO essencial na conceção e gravidez, tem um importante papel no desenvolvimento
cognitivo do feto e na amamentação.
VITAMINAS B6, E, C, D.

Homens
ZINCO associado à melhoria da concentração e quantidade de espermatozoides.
SELÉNIO contribui para a normal espermatogénese.
L-CARNITINA estudos indicam que uma dose diária de 3 g de L-carnitina parece melhorar significativamente a qualidade morfológica dos espermatozoides.
ÓMEGA-3 melhora a mobilidade dos espermatozoides, aumentando as probabilidades de fecundação.
VITAMINA E protege os espermatozoides de mutações e auxilia a produção de hormonas importantes para o sistema reprodutor.

Causas da Infertilidade
Existem inúmeras origens para a infertilidade, tanto masculina como feminina, mas, em cerca de 10%
dos casos, não se consegue identificar uma causa.

CAUSAS DA INFERTILIDADE
Masculinas
Varicocelo (dilatação das veias dos testículos, o que faz aumentar a temperatura, afetando o número e a forma dos espermatozoides); consumo de álcool, drogas ou tabaco reduz o número de espermatozoides; doenças renais; alterações hormonais; papeira; contacto com pesticidas; medicamentos; exposição a radiações ou quimioterapia.

Femininas
problemas na ovulação; síndrome do ováriopoliquístico; insuficiência ovariana primária; doença inflamatória pélvica; endometriose; fibromiomas; pólipos do útero; doenças da tiroide; antecedentes de interrupção voluntária da gravidez ou abortos de repetição.


9 comentários:

  1. Maria Inês26 outubro

    Este post foi muito util para mim!! Mesmo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, fico feliz que tenhas gostado e obrigada pelo teu comentário :* beijinhos

      Eliminar
  2. Ju Silva26 outubro

    Axo super engraçado tu nao seres adepta de café mas depois és Delta xD sorry brincadeirinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla Fonseca26 outubro

      Desde que a conheço que ela diz para não tomarmos café

      Eliminar
    2. Olá Ju, verdade, eu não aconselho quem quer engravidar a tomar café, beijinhos

      Eliminar
  3. Carla Fonseca26 outubro

    Mais um magnifico post Deltinha <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, fico muito contente que tenhas gostado, beijinhos

      Eliminar
  4. Catarina Lopes26 outubro

    Olá Delta, dicas muito uteis
    Estou a adorar o ebook beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, fico muito feliz que estejas a gostar. Fico a aguardar o teu feedback, beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!