50 anos | cuidados a ter no masculino


A pensar no cuidado masculino, reuni neste post, um conjunto de fatores importantes a ter em consideração na saúde do homem a partir dos 50 anos de idade.

A quinta década de vida é determinante para otimizar a tua saúde e garantir uma melhor qualidade de vida nos anos vindouros. É importante conhecer as questões de saúde a que deves dar especial atenção, nomeadamente as doenças cardiovasculares, os problemas da próstata e os neurológicos. Seguir um estilo de vida saudável e recorrer a nutrientes específicos, quando necessários, podem fazer a diferença e garantir o bem-estar no futuro.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES 
As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos que distribuem o sangue pelo corpo. Os principais fatores de risco para o seu aparecimento e considerados modificáveis (podem ser alterados) são: o colesterol elevado, a hipertensão arterial, o sedentarismo e o excesso de peso/obesidade. A prática de uma alimentação completa, equilibrada e variada e de uma atividade física regular tornam- -se essenciais.

Nutrientes e estilo de vida
- Vigie o seu peso corporal, os valores da tensão arterial e de gordura (como o colesterol) no sangue. Pratique 30 minutos de atividade física moderada regularmente (30 minutos de atividade física moderada por dia, cerca de 5 dias por semana). 
- Escolha gorduras saudáveis como o azeite e o peixe gordo rico em ómega-3 (no mínimo consuma peixe duas vezes por semana), reduza o consumo de alimentos salgados e privilegie alimentos ricos em fibra. 
- Substâncias como o alho e a folha de oliveira podem ajudar na função vascular e na circulação. A alcachofra e o arroz vermelho fermentado podem também ser aliados na normalização dos valores de gordura em circulação.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal
PRÓSTATA 
Glândula do sistema reprodutor masculino que pode aumentar de volume, provocando desconforto principalmente ao nível da função urinária. A hiperplasia benigna da próstata é uma doença caracterizada pelo aumento de volume da próstata, sobretudo a partir dos 50 anos.

Nutrientes e Estilo de vida
Informe-se junto do seu médico: entre os 45-50 anos deve fazer um exame anual à próstata e realizar o doseamento do PSA (Antigénio Específico da Próstata — um importante marcador sanguíneo). Nutrientes como o zinco, vitaminas C e E, selénio e licopeno são geralmente indicados e as bagas de palmeto (Serenoa repens) têm demonstrado ajudar no alívio dos sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata.
A Hiperplasia Benigna da próstata é uma situação comum no homem após os 50 anos e a sua prevalência aumenta progressivamente com a idade. 
Estudos sugerem que, à medida que envelhecemos, um estilo de vida saudável que reduz o risco cardiovascular, beneficia igualmente o cérebro.

CÉREBRO 
Com o decorrer do processo normal de envelhecimento, o cérebro também envelhece. Contudo, alguns fatores são considerados protetores e determinantes para manter uma correta função cerebral e cognitiva à medida que envelhecemos. Estudos sugerem que um estilo de vida saudável que reduz o risco cardiovascular, beneficia igualmente o cérebro.
Com o natural processo de envelhecimento, o cérebro reduz o seu volume, sobretudo a partir dos 40 anos.
Estudos sugerem que, à medida que envelhecemos, um estilo de vida saudável que reduz o risco cardiovascular, beneficia igualmente o cérebro.

- Procure, tanto quanto possível, exercitar a mente e promover a agilidade mental.
- Não dispense o consumo regular, cerca de seis vezes por semana, de vegetais de folha verde-escura (como por exemplo espinafres, couve-de-folhas, couve galega), e de frutos vermelhos (como os morangos, framboesas, mirtilos), pelo menos duas vezes por semana. 
- No que diz respeito à saúde cerebral, evitar as gorduras saturadas e trans (fritos, produtos de pastelaria, laticínios gordos e o excesso de carne vermelha) poderá ser tão importante quanto é consumir mais ómega-3. 
- Compostos e nutrientes como os ómega-3, fosfolípidos (lecitina, fosfatidilcolina e fosfatidilserina), vitaminas do complexo B e a planta Gingko biloba são importantes no funcionamento do sistema nervoso e na manutenção da função cognitiva

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA 
Pratique uma alimentação equilibrada e opte pela melhor dieta do mundo — a alimentação mediterrânica — caracterizada pela preferência no consumo de gordura de origem vegetal (como o azeite), peixe, vegetais, fruta e um reduzido consumo de alimentos ricos em açúcares simples e sal. 

EXERCÍCIO FÍSICO 
Mantenha-se ativo e preserve a massa muscular: as recomendações atuais para adultos são para realizar cerca de 150 minutos de exercício físico, de moderado a intenso, por semana (aproximadamente 30 minutos de exercício na maioria dos dias). 

EXAMES DE ROTINA 
Consulte regularmente o seu médico e realize os exames de rotina. 

ATIVIDADE CEREBRAL 
Passeie, conviva e mantenha o seu cérebro ativo. Escolha um hobby ou passatempo de que goste, caso tenha algum tempo disponível. 

SONO SAUDÁVEL 
Prepare o ambiente antes de se deitar para promover um sono reparador: beba uma infusão relaxante, desligue e afaste-se de todos os aparelhos tecnológicos. 

MOTIVAÇÃO 
Estabeleça um objetivo real para a sua vida: isso poderá ajudar a aumentar a motivação e a sua felicidade. 

HIDRATAÇÃO 
A água é o principal componente do corpo humano. Uma adequada hidratação diária é fundamental ao nosso organismo: beba cerca de oito copos de água por dia (entre 1,5-2 l água/dia).




0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!