Leite materno versus leite de fórmula | #WBW2021 #SMAM2021


Apesar da amamentação materna poder não depender de uma escolha, é importante que toda a mãe (e família) saiba o que existe no leite materno e no leite de fórmula, e em como a diferença de custo financeiro, o impacto que tem na saúde e no sono, pode ajudar a fazer uma escolha informada e decidir como alimentar o teu bebé.
Em alguns aspetos, o leite de fórmula é semelhante ao leite materno: ambos providenciam energia, hidratação e nutrientes, pelo que o teu bebé vai crescer, qualquer que seja o leite que lhe der.
Mas, apesar dos avanços na formulação e fabrico do leite em pó para bebé, este não chega perto de conseguir os benefícios para a saúde que o leite materno tem. O leite humano evoluiu ao longo de milhões de anos, até ser o alimento perfeito para os bebés humanos. É muito mais complexo do que o leite de outros mamíferos, pois desenvolve os nossos cérebros e sistemas digestivos e imunitários únicos, também mais complexos.

O leite de vaca, a partir do qual é produzido o leite de fórmula, satisfaz as necessidades específicas dos bezerros, mas não é seguro para os bebés humanos beberem, por isso, o leite obtido tem de ser processado de forma intensiva para se transformar em leite de fórmula para bebés.
Além disso, estudos indicam que o teor de sal presente no leite de vaca está muito próximo de níveis tóxicos para os bebés.

No início da década de 1980, sabia-se que o leite de vaca era tóxico para animais de laboratório como coelhos e ratos. Atualmente, se algum composto for tóxico para um animal de laboratório, não pode continuar a ser utilizado em estudos de medicamentos e produtos farmacêuticos. Ou seja, de acordo com os padrões atuais, não teria sido possível produzir leite de fórmula... já o leite materno tem concentrações de sódio muito baixas.

Do que é composto o leite materno?
Desde o colostro, que reveste e veda o forro do estômago do recém-nascido, até ao leite maduro, que ajuda a fortalecer o teu bebé, todas as gotas do teu leite materno contêm milhares de componentes benéficos, incluindo:
- ácidos gordos de cadeia longa para ajudar a desenvolver o cérebro, o sistema nervoso e os olhos do teu bebé
- nucleótidos e hormonas que ajudam a desenvolver padrões dormir-acordar saudáveis
- células estaminais que podem apoiar o desenvolvimento e reparação dos órgãos
- pré-bióticos oligossacarídeos que sustentam um intestino saudável
- bactérias benéficas que protegem o sistema digestivo do bebé
- hormonas que promovem a criação de laços e regulam o apetite
- enzimas para apoiarem os sistemas digestivo e imunitário
- glóbulos brancos que combatem as infeções
- anticorpos para proteger contra doenças

Um dos benefícios do leite materno em relação ao leite de fórmula é que é um fluido vivo. Ele adapta-se às mudanças das circunstâncias do teu bebé. Por isso, se o teu bebé adoecer, o teu corpo produz glóbulos brancos e anticorpos adicionais, que viajam para o teu leite e ajudam a combater a infeção.

As propriedades protetoras do leite materno são fundamentais e únicas para a evolução do aleitamento, no entanto, ainda não temos dados suficientes para compreendermos a verdadeira dimensão de todos os elementos protetores e o que fazem, dado o leite materno ser tão complexo.
Quanto aos oligossacarídeos, por exemplo, existem mais de 200, enquanto no leite de vaca são apenas 40. São o terceiro componente mais abundante do leite materno, no entanto, sabemos pouco sobre o que fazem! É possível que tenham estruturas muito complexas porque lhes dão afinidades com proteínas particulares e quando o oligossacarídeo e a proteína se encontram, têm efeitos biológicos. 

O que existe no leite de fórmula?
Os ingredientes variam de acordo com a marca e o país, mas o típico leite de fórmula para bebés é feito de leite de vaca desnatado, processado com a adição de emulsificantes e estabilizantes, para ajudar a misturar os óleos e a água quando preparas a refeição. 
Além disto, também pode conter:
- lactose (um açúcar natural que se encontra no leite) e/ou outros açúcares, como xarope de milho, frutose ou maltodextrina
- óleos à base de plantas, como palma, colza, coco, girassol e óleo de soja
- ácidos gordos, geralmente derivados de óleo de peixe
- vitaminas e minerais de origem animal e de plantas
- probióticos (em alguns leites de fórmula)
- algumas enzimas e aminoácidos

Nota: diferentes tipos de leite de fórmula para bebé, como os de leite de cabra, hipoalergénicos e de soja, podem conter uma mistura de ingredientes diferente.

Os cientistas mostraram que existem mais de 1000 proteínas no leite materno – e as empresas produtoras dos melhores leites de fórmula estão a admitir aumentar apenas um ou outro. Além disso, só recentemente se conseguiu sintetizar alguns dos muitos oligossacarídeos que se encontram no leite materno. Por isso, copiar algumas proteínas e oligossacarídeos não vai resultar em leite materno - portanto teremos sempre um leite artificial e que não é mutável nem adaptável.

No que diz respeito ao leite de vaca, tem de se adicionar proteínas para trazer o número de aminoácidos para o nível de que o bebé precisa, e essas proteínas em excesso serão metabolizadas e decompostas em componentes que se podem transformar em gordura.
E pode parecer contraditório, mas este é um dos problemas do leite de fórmula – os bebés dão-se demasiado bem com ele. Muitas vezes, os pais pensam que o seu bebé está bem porque está a crescer e engordar muito, mas, na verdade, isso pode não ser bom para a saúde a longo prazo dos bebés alimentados com leite de fórmula. Por isso, agora, as empresas de leite de fórmula estão a tentar baixar os níveis de proteínas no seu leite, para impedir que os bebés adquiram um peso muito acima do que um bebé alimentado unicamente com leite materno adquire.

Amamentação versus leite de fórmula: benefícios para a saúde
É importante teres em consideração o fator "saúde a curto médio e longo prazo", quando decidires se vais dar o teu leite materno ou leite de fórmula ao teu bebé. O leite materno não é apenas um alimento... tem uma função protetora importante, reduz as probabilidades do teu bebé ter diarreia, gastroenterite, infeções nos ouvidos, constipações, gripes, candidíase e reduz para metade o risco de síndrome de morte súbita infantil (SMSI).

Um dos últimos estudos de longo prazo demonstraram que amamentar o teu bebé melhora as hipóteses de ser bem sucedido na escola, mas sabias que a amamentação também está ligada a melhor comportamento, visão e alinhamento dos dentes? Ao teu bebé ser amamentado, também terá menos probabilidades de ocorrência de obesidade, diabetes de tipo 1 e de tipo 2, e ainda certos tipos de cancro serão mais baixas, para toda a vida. 

A amamentação também queima até 500 calorias por dia, o que pode ajudar-te a perder peso pós parto mais rapidamente. E quanto mais tempo amamentares, maior redução do risco de cancro da mama, do útero, dos ovários, de doença cardíaca e de diabetes de tipo 2.

Amamentação versus Leite de Fórmula: vantagens práticas
Uma das maiores vantagens da amamentação é a poupança financeira. A estimativa é de que as famílias em que a mãe amamenta exclusivamente, poupam de 1300 a 1600 euros durante o primeiro ano de vida do bebé. E, apesar de a amamentação não impedir que o teu bebé acorde de noite, poupa tempo durante as sessões de amamentação e ajuda ambos a voltarem a adormecer mais depressa; por isso, é expectável que tenhas mais uns 40 a 45 minutos de descanso por noite.
Seguramente, a amamentação poupa-te mais tempo, pois não tens tanta necessidade de lavar roupa, desinfetar, ferver água e preparar biberões de leite de fórmula – o teu leite está sempre pronto e à temperatura certa.

Além disso, os alimentos que comes dão sabor ao teu leite, por isso, o teu bebé experimenta mais sabores em cada sessão de amamentação e pode usufruir de uma maior variedade de alimentos quando começar a introduzir alimentos sólidos. A amamentação pode mesmo encorajá-lo a fazer uma alimentação mais saudável, pois a investigação mostra que os bebés amamentados por mães que comem fruta e legumes com regularidade gostam mais destes alimentos do que os bebés de mães que não os comem. O leite de fórmula, por outro lado, tem sempre o mesmo sabor e, mesmo que utilizes marcas diferentes, não conseguirás recriar os complexos sabores do teu leite materno.

Por fim, já paraste para pensar nos benefícios ambientais do leite materno? Como não implica agricultura intensiva, emissões de fábricas, transporte e embalamento, a amamentação é melhor para o planeta, bem como para ti e para o teu bebé.

Referências Bibliográficas
Peters SAE et al. Breastfeeding and the Risk of Maternal Cardiovascular Disease: A Prospective Study of 300 000 Chinese Women. J Am Heart Assoc. 2017;6(6).
Bener A et al. Does prolonged breastfeeding reduce the risk for childhood leukemia and lymphomas? Minerva Pediatr. 2008;60(2):155-161.
Dewey KG. Energy and protein requirements during lactation. Annu Rev Nutr. 1997;17:19-36.
Victoria CG et al. Breastfeeding in the 21st century: epidemiology, mechanisms, and lifelong effect. Lancet. 2016;387(10017):475-490.
Li DP et al. Breastfeeding and ovarian cancer risk: a systematic review and meta-analysis of 40 epidemiological studies. Asian Pac J Cancer Prev. 2014;15(12):4829-4837.
U.S. Department of Health & Human Services [Internet]. Surgeon General Breastfeeding factsheet; 2011 Jan 20 [cited 2018 Apr 04].
Doan T et al. Breast-feeding increases sleep duration of new parents. J Perinat Neonatal Nurs. 2007;21(3):200-206.
Menella JA et al. Prenatal and postnatal flavor learning by human infants. Pediatrics. 2001;107(6):E88.
Forestell CA, Mennella JA. Early determinants of fruit and vegetable acceptance. Pediatrics. 2007;120(6):1247-1254.

2 comentários:

  1. Joana Castro07 agosto

    Sabes que isso é metereste em polémica ?!? xD

    ResponderEliminar
  2. Joana Castro08 agosto

    Em Portugal os pais só querem filhos gordos -.- o leite materno não chega

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!