LATICÍNIOS: alternativas há muitas


A procura por alimentos alternativos ao leite de origem animal e seus derivados tem aumentado. Por motivos de saúde, ideológicos ou vontade de variar o menu, as razões são muitas e as opções para a sua substituição também. Fica a conhecer algumas das alternativas a estes alimentos.
O leite define-se como o produto da secreção das glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, representando o alimento mais adequado para as suas crias durante a primeira fase de vida. Porém, apenas o ser humano continua a beber leite produzido por certos animais, como a vaca, a cabra, entre outros, após a fase de desmame e pelo resto da sua vida. Atualmente, o leite tem um prazo de validade mais extenso por ser submetido a tratamento térmico, garantindo a sua segurança microbiológica. Não obstante, o seu consumo para além de prático constitui uma opção nutricional válida, ao fornecer proteína de alto valor biológico (contém todos os aminoácidos essenciais em quantidade e proporções ideais), vitamina B2, cálcio, fósforo e potássio. Porém, como a gordura presente neste alimento é maioritariamente saturada e de origem animal, é prejudicial em casos de excesso de peso, obesidade, dislipidemias e doenças da tiroide.

O açúcar do leite – lactose – é assimilado pelo nosso organismo graças a uma enzima intestinal: a lactase. Em caso de deficiência ou ausência de lactase, surge a intolerância à lactose, não podendo esta ser digerida, provocando sintomas como ventre inchado, gases, diarreia, cólicas e dores abdominais. Esta intolerância varia de pessoa para pessoa e depende da quantidade de leite ingerida. Diferente desta intolerância é a alergia ao leite de vaca. Frequente nos bebés, é uma reação do sistema imunitário às proteínas do leite de vaca e manifesta-se por sintomas como erupções cutâneas, dificuldades respiratórias, vómitos, problemas digestivos e intestinais. Neste caso, deve eliminar-se da alimentação do bebé e da mãe todos os produtos à base de leite de vaca. Nos últimos anos, surgiram alternativas aos lácteos obtidas a partir de leguminosas, cereais, frutos secos de casca rija ou até de fruta. Estas novidades podem ser usadas nas refeições tradicionais, com todo o sabor e toda a qualidade nutricional. Experimenta e deixa-te surpreender. O segredo está em variar!

Alternativas ao leite
As bebidas vegetais têm um aspeto leitoso e as mais comuns são de soja, arroz, aveia, amêndoa, avelã, espelta e coco. De origem vegetal, são naturalmente isentas de colesterol e de lactose. Sem adição de açúcares ou adoçadas de forma mais natural, com sabores, com vitaminas e minerais ou simples, mas de preferência biológicas. De todas, a bebida de soja enriquecida com cálcio é defendida como provavelmente a mais equilibrada por muitos estudos. Segundo esses mesmos estudos, a soja é uma leguminosa que contém todos os aminoácidos essenciais, e é rica em proteínas e em ácidos gordos essenciais, nomeadamente polinsaturados. 

Pessoalmente, prefiro a bebida de coco, isto porque é rico em fibra, vitamina C, E, B1, B3, B5 e B6 e alguns minerais como ferro, selénio, sódio, magnésio e fosforo.
Por outro lado é muito rico em gordura (e calorias), nomeadamente gorduras saturadas. No entanto a gordura do coco é composta por ácidos gordos de comprimento médio ao contrario das outras gorduras saturadas que têm maioritariamente ácidos gordos de comprimento longo, por isso, este tipo de gordura é facilmente digerido e enviado para o fígado para produção de energia (não ocorre tanta deposição de gorduras no tecido adiposo).

Alternativas ao iogurte
Pelas mesmas razões, vão também surgindo alternativas vegetais aos iogurtes lácteos. Estes produtos são obtidos de bebidas vegetais fermentadas com as mesmas bactérias dos iogurtes. São muito semelhantes em termos de consistência e alguns são equiparáveis em termos proteicos. São naturalmente isentos de lactose, contendo, em alguns casos, baixo teor de gorduras saturadas.

HÁ LACTOSE NO IOGURTE?
Sim, embora nos produtos lácteos fermentados, como o iogurte, o teor de lactose seja menor e possa variar, dependendo dos ingredientes utilizados.

Alternativas à manteiga
A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir da nata do leite. Para quem a deseje substituir, devido ao seu elevado teor calórico, por questões de saúde ou por preferir alternativas vegetais, existem muitas, para barrar e cozinhar: à base de soja, de oleaginosas e frutos secos de casca rija (amêndoas, sésamo, amendoim, etc.) ou até coco.

Alternativas ao queijo
Neste caso, a textura dos queijos em creme para barrar é mais fácil de replicar. Porém, também já existem produtos fatiados, ralados e com uma consistência mais dura.

Alternativas às natas
As natas representam a parte gorda do leite e são utilizadas sobretudo na elaboração de sobremesas e molhos. Devido ao seu elevado teor de calorias e gordura (saturada), e a eventuais intolerâncias e alergias, muitas pessoas preferem alternativas vegetais, denominadas “cremes de cozinha”, à base de soja, de arroz, de coco, de aveia e até de cânhamo, que podem facilmente ser utilizadas em qualquer receita culinária.

Alternativas ao leite condensado
Não dispensas uma sobremesa com o doce sabor tradicional do leite condensado? Os cremes vegetais à base de coco são a melhor alternativa.

1 comentário:

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!