Diferentes tipo de mamilos e a Amamentação | #WBW2021


As formas e os tamanhos dos mamilos podem variar muito de mulher para mulher. Existem cerca de 4 tipos de mamilos e 2 desses podem representar uma maior dificuldade na hora da amamentação. Sabes identificar o teu tipo de mamilo e como te preparar nestes casos?
Os mamilos da maioria das mulheres são salientes e ficam mais eretos quando estimulados pelo toque ou por sensações, mas algumas têm mamilos que são planos ou invertidos. E algumas mulheres perfuraram um ou ambos os mamilos. Muitas mães com mamilos invertidos, planos ou perfurados amamentam sem qualquer problema, mas outras necessitam de apoio adicional.

Nos primeiros dias, quando a boca do seu bebé ainda é muito pequena e a sua sucção é menos eficaz, os mamilos invertidos ou planos podem fazer com que seja mais difícil para o bebé começar a mamar, especialmente se for prematuro ou se não estiver bem.

Se o teu mamilo for plano ou invertido, o mamilo pode não atingir o céu da boca do bebé para estimular o seu palato e desencadear o seu reflexo de sucção. Isto pode fazer com que o bebé acabe por ter maiores dificuldades em agarrar a mama, ou não consiga fazer a pega para uma efetiva transferência de leite.


Mamilos planos ou invertidos
Os mamilos planos não ficam muito salientes em relação à aréola (a zona mais escura que os rodeia), mesmo quando estimulados.
Um mamilo invertido faz uma covinha para dentro no centro. Pode ter este aspeto sempre, ou apenas quando é estimulado. Por vezes os mamilos invertidos retraem-se e ficam ao nível da aréola, ou podem mesmo afundar-se no tecido da mama.

Isto pode afetar um ou ambos os mamilos e estima-se que até 10% das mulheres que são mães pela primeira vez têm pelo menos um mamilo invertido. Se não tens a certeza se o teu mamilo é invertido, tenta o "teste do beliscão": aperta a mama suavemente, com o polegar e o indicador de ambos os lados da aréola. A maioria dos mamilos projeta-se para fora, mas se o teu se retrai ou baixa para dentro, criando uma covinha na extremidade, então é invertido.

Preparar mamilos invertidos ou planos durante a gravidez
Podes vir a notar que à medida que o teu peito muda durante a gravidez, os teus mamilos começam a ficar mais salientes por si próprios. Se isso não acontecer e se estiveres preocupada com o facto de a sua forma poder dificultar a amamentação, podes usar formadores de mamilo (recomendo estes aqui). Estes discos suaves e flexíveis de silicone ajustam-se discretamente dentro do sutiã e fazem uma ligeira pressão nos mamilos, ajudando-os a sobressair.

Os formadores de mamilo podem ser usados a partir da 32.ª semana de uma gravidez normal. Começa por usar apenas uma hora por dia e vai até cerca de oito horas. Se tiveres um colo do útero incompetente (enfraquecido), ou se estiveres de qualquer outra forma em risco de ter um parto prematuro, conversa com um profissional de saúde acerca da melhor altura para começar a usá-los, dado que a estimulação dos mamilos pode provocar contrações. Após o parto, podes continuar a usar os formadores de mamilo depois de o seu bebé nascer, para isso, coloca-os dentro do soutien 30 a 60 minutos antes de amamentar. Os formadores de mamilos também são muito úteis como "modo estufa" aquando a aplicação da pomada cicatrizante/hidratante nos mamilos gretados.

Ajudar o seu bebé a agarrar mamilos planos ou invertidos
Se o teu bebé suga alegremente no teu dedo, mas parece menos interessado na tua mama, é sinal de que o teu mamilo pode não estar a atingir o palato quando ele agarra a mama. O bebé pode ficar bastante frustrado, afastar-se e chorar, ou mesmo adormecer ao peito. Se isto estiver a acontecer, pede a uma consultora de amamentação ou a um especialista em amamentação para verificar a forma como o teu bebé agarra a mama.

Existem várias técnicas que podes usar mesmo antes de cada sessão de amamentação, para dar aos teus mamilos uma forma mais fácil de agarrar. 
Neste caso deves:
- estimular o mamilo entre o polegar e o indicador para o encorajar a sobressair;
- apertar a mama mesmo atrás da aréola, com os dedos em forma de "V" ou "C," para puxar o mamilo para fora;
- tocar brevemente no mamilo com uma compressa fria ou um cubo de gelo, para ficar ereto;
- extrair leite, manualmente ou com um extrator de leite, alguns minutos antes de uma sessão de alimentação, para puxar o mamilo mais para fora;

Usar um mamilo de silicone para ajudar o bebé a agarrar a mama
Se nada do que menciono acima resulta e o teu bebé continua a lutar para se manter agarrado à mama, a consultora de amamentação ou especialista em amamentação pode aconselhar-te a amamentar o teu bebé com um mamilo de silicone. É uma peça de silicone fina e flexível, com a forma de um mamilo, com orifícios na ponta para o leite passar.

O mamilo de silicone dá ao teu bebé um alvo maior e mais firme, ao mesmo tempo que estimula o seu palato para o encorajar a sugar. De uma forma geral, os mamilos de silicone devem ser considerados uma solução a curto prazo. Se tiveres problemas ou sentires dor, consulta uma consultora de amamentação ou especialista em amamentação, que vai certificar-se de que o teu bebé está a agarrar a mama corretamente com o mamilo de silicone colocado. Também vai precisar de monitorizar o aumento de peso do teu bebé para ter a certeza que a tua produção de leite está a aumentar de forma a satisfazer as suas necessidades.
Com o tempo, à medida que a sucção do teu bebé fica mais forte e os teus mamilos se habituam à amamentação, poderás conseguir amamentar sem os mamilos de silicone.

Amamentar com mamilos perfurados/piercings
Muitas mulheres com mamilos perfurados acham que não tem impacto na sua capacidade para amamentar. Mas é necessário retirar os piercings antes das sessões de alimentação, pois representam um risco de asfixia e podem arranhar a língua, as gengivas e o palato do teu bebé.
É comum relatarem perdas de leite materno através dos orifícios dos piercings, ou suspeitarem que a cicatrização dos piercings reduz a sua produção de leite, apesar de existir pouca investigação nesta área.
No entanto, não é possível saber de que forma um piercing afeta a amamentação até o leite descer. Se isso te preocupar, consulta uma consultora de amamentação ou um especialista em amamentação. E lembra-te que os bebés podem obter todo o alimento de que necessitam apenas de uma mama, se houver algum problema com a outra.

Cuidados com diferentes tipos de mamilos
Podes necessitar de ter cuidados especiais com os teus mamilos planos ou invertidos, pois o teu bebé pode sugar neles com mais força, o que pode fazer com que fiquem doridos no início. 
Se os teus mamilos se retraem depois de amamentar, qualquer humidade pode fazer com que fiquem doridos e aumentar o risco de infeções, incluindo a candidíase mamária. Seca-os depois de cada sessão de amamentação, antes de se retraírem de novo.

Pode ser mais difícil lidar com mamilos planos e invertidos se o teu peito estiver inchado, quando mesmo os mamilos que normalmente estão eretos ficam temporariamente achatados. 
A grande novidade é que a amamentação ou extração repetidas podem alterar a forma do teu mamilo e assim amamentar pode ficar mais fácil à medida que o teu bebé cresce. 

Se não conseguires amamentar com mamilos planos ou invertidos
Mesmo que já tenhas tentado tudo e a amamentação simplesmente não resulte, continuas a precisar de alimentar o teu bebé. Acima de tudo, o mais importante é a mãe e o bebé estarem bem. A extração exclusiva, para o teu bebé ter leite materno extraído para todas as sessões de alimentação, pode resultar melhor para ti e não te causar desconforto. 

Se pensas em ter mais filhos, não desesperes por não teres tido sucesso no processo de amamentação direta. Muitas mulheres conseguem levar a amamentação direta avante com os bebés seguintes.

Referências Bibliográficas
Pluchinotta AM. The Outpatient Breast Clinic. Springer International Publishing; 2015.
Alexander JM, Campbell MJ. Prevalence of inverted and non-protractile nipples in antenatal women who intend to breast-feed. The Breast. 1997;6(2):72-78.
Garbin CP, Deacon JP, Rowan MK, Hartmann PE, Geddes DT. Association of nipple piercing with abnormal milk production and breastfeeding. JAMA, Journal of the American Medical Association. 2009;301(24):2550-2551.
McKechnie AC, Eglash A. Nipple shields: a review of the literature. Breastfeeding Medicine. 2010;5(6):309-314.

12 comentários:

  1. Ana Dias Lima07 agosto

    Muito bom post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Muito obrigada pelo teu comentário! Beijinhos

      Eliminar
  2. Tenho mamilos invertidos e tou grávida de 8 meses, cheguei pelo podcast e este +post me chamou imenso a atenção. Quero muito amamentar e gostava de ter apoio que falaste dar gratuito. como devo fazer? brigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bia! Envia-me um e-mail para adeltaferreira@gmail.com ou uma mensagem privada para o meu instagram @delta_ferreira e eu adiciono-te ao grupo. Beijinhos

      Eliminar
  3. Hugo Lima07 agosto

    Olá Delta gostamos mt das tuas semanas especiais, ajudam muitas mulheres e pais. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo! Que bom ver-vos por aqui! Espero continuar a ajudar cada vez mais papás como vocês! Beijinhos

      Eliminar
  4. Anónimo07 agosto

    Você é muito generosa sabia

    ResponderEliminar
  5. Liliana Pereira07 agosto

    Olá querida, tenho piercings e a minha obstetra aconselhou tirar já no ínicio da gravidez. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana, concordo com a recomendação da tua obstetra. Beijinhos

      Eliminar
  6. Patricia Nunes07 agosto

    Delta tomaste a vacina do COVID??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, não, não sou elegível! :) beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!