Cuidados com os mamilos durante a amamentação | #WBW2021 #SMAM2021


Já ouviste o mantra "amamentar não deve doer"?! Apesar de ser uma realidade para muitas mulheres, muitas outras acabam por descobrir que a realidade é bastante diferente nos primeiros dias e isso pode causar bastante frustração e desapontamento. É importante informares-te sobre os cuidados a ter com os mamilos durante a amamentação!
Primeiro, durante a gravidez os mamilos da maioria das mulheres ficam maiores e mais sensíveis. E quando o teu bebé recém-nascido começa a mamar, provoca uma sensação de pressão e sucção como nunca sentiste antes (bem, pelo menos se és mãe pela primeira vez).

As sessões de amamentação também podem demorar bastante tempo - às vezes até uma hora - e o teu bebé pode mamar até 13 vezes por dia. Toda esta nova sucção, pressão e saliva podem dar origem a mamilos doridos.

Imagina os lábios que ficam doridos ou gretados devido ao vento ou ao sol. Quanto mais os humedeceres (lambendo-os), mais secos e danificados ficam. Por isso hidrata-os para os acalmar, proteger e ajudar a sarar - o mesmo acontece com os teus mamilos.

No entanto, a dor vai desaparecendo, à medida que juntamente com o teu bebé, vais-te habituando a amamentar durante as primeiras semanas. Tratar dos problemas rapidamente é essencial para evitar maiores danos. Por isso, se os teus mamilos ficarem gretados, começarem a sangrar ou estiverem insuportavelmente dolorosos, fala com uma consultora de amamentação ou um especialista em amamentação, assim que possível. No entanto, prevenir é o melhor remédio. Por isso, toma nota destas minhas dicas para que possas resolver os problemas eficazmente.

Verifica como o teu bebé abocanha a mama
A chave para uma amamentação sem dor é o bebé fazer uma boa pega. Quando o teu bebé está a abocanhar a mama, direciona o mamilo para o céu da boca dele. Isto irá ajudá-lo a agarrar o mamilo, bem como parte da auréola (o círculo de pele mais escura em redor do mamilo) por baixo dele. Ter tanto o mamilo como algum tecido da mama na boca, irá ajudá-lo a mamar corretamente.

Pede a uma consultora em amamentação, ou enfermeira especialista para verificar a forma como o teu bebé agarra a mama nos primeiros dias. Irão aconselhar-te sobre como ultrapassar qualquer problema e poderão sugerir posições de amamentação alternativas para a ajudar a amamentar o teu bebé com o mínimo de dor possível.

Tem em atenção a língua presa ou freio da língua curto
A língua presa (anquiloglossia) afeta 4 a 11% dos recém-nascidos. Significa que a tira de pele que liga a língua ao fundo da boca, denominada freio lingual, é demasiado curta. Um bebé com língua presa pode não ser capaz de abrir a boca o suficiente para conseguir abocanhar bastante mama e provavelmente a língua não consegue cobrir a gengiva inferior quando faz o movimento de sucção, o que pode resultar num bebé muito frustrado e em mamilos doridos para ti.

O teu bebé precisa de ser avaliado por um profissional de saúde, uma consultora de amamentação ou um enfermeiro especialista para confirmar se tem a língua presa. Se necessário, pode ser tratada com um procedimento simples denominado corte do freio da língua (frenectomia lingual). Realizado por um profissional de saúde, normalmente não necessita de anestesia e pode ajudar a resolver de imediato os problemas associados à amamentação.

Existe uma condição semelhante, mas mais rara, denominada lábio preso ou freio labial curto, em que o freio que liga o lábio superior à gengiva superior é demasiado curto. As línguas presas e os lábios presos nem sempre são detetados nos exames neonatais, por isso, se pensas que um destes casos pode estar a causar as tuas dores nos mamilos, procura aconselhamento rapidamente.

Dicas sobre o cuidado dos mamilos durante a amamentação
- Lava os seios apenas com água durante o banho ou duche. 
- Os pequenos altos (glândulas de Montgomery) na auréola produzem um óleo que hidrata e protege os teus mamilos. O sabonete e o gel de banho podem eliminar este óleo natural, provocando secura e irritação.
- Deixa os teus mamilos secarem ao ar ou limpa suavemente com uma toalha. Era usual dizer-se às mulheres que deviam esfregar os mamilos para os enrijecerem, mas isso já não é aconselhado. Felizmente!
- Não é necessário lavar a mama ou os mamilos antes de amamentar. Na verdade, as bactérias da superfície da mama podem ajudar a desenvolver o microbioma intestinal do bebé. No entanto, se aplicaste alguma pomada cicratizante/hidratante retira com uma compressa e água (inclusive as que indicam não ser necessário retirar)
- O leite humano fresco pode ajudar a sarar os mamilos danificados, por isso tenta massajá-los com algumas gotas antes e depois de amamentar.
- Muda os protetores de seios com frequência se ficarem húmidos, para reduzir o risco de infeções bacterianas ou fúngicas, incluindo a candidíase mamária.
- Evita aumentar os intervalos entre as sessões de amamentação para "descansar" os teus mamilos. O bebé necessita de mamar em horário livre e sempre que sentir necessidade para se manter saudável e crescer bem. Lembra-te que a amamentação frequente desenvolve e mantém a tua produção de leite, por isso continua a amamentar, mesmo com alguma dor. Podes retirar um pouco de leite da mama gretada e continuar a fornecer apenas da outra mama.

Produtos úteis para o cuidado dos mamilos
- Creme para mamilos de lanolina ultra pura - um produto natural obtido a partir da lã de ovelha, que hidrata e ajuda na recuperação. Apesar de indicarem ser inofensivo para o teu bebé, eu optei por retirar o excesso com uma compressa com água, e portanto aconselho a fazeres o mesmo.
- As almofadas de hidrogel podem ser colocadas nos mamilos doridos para um alívio imediato das dores da amamentação, bem como para criar as condições ideais para a recuperação. Podes mesmo guardá-las no frigorífico para um conforto refrescante.
- Os protetores de mamilo ajustam-se dentro do teu sutiã. São ótimos para impedir a fricção da roupa contra os mamilos doridos e têm orifícios para o ar poder chegar aos mamilos e ajudar a sarar.
- Sutiãs de amamentação fabricados de material respirável como o algodão, ou de tecido que seca rapidamente e elimina a humidade dos mamilos danificados.
- Os mamilos de silicone são coberturas em silicone que se ajustam sobre os teus mamilos, com pequenos orifícios para o leite fluir quando amamentas. Protegem a pele que está por baixo e podem dar ao bebé que abocanha debilmente a mama algo mais firme para agarrar. De uma forma geral, os mamilos de silicone devem ser considerados uma solução a curto prazo. Se tiveres problemas ou sentires dor, consulta uma consultora em amamentação, especialista em amamentação ou um grupo de apoio à amamentação.

Quando consultar um médico
Quando o teu bebé e os teus mamilos estiverem habituados à amamentação, é sim verdade e expectável que não sintas mais dor. Vale a pena repetir que a principal causa para os mamilos doridos é a pega incorreta. Se um especialista em amamentação não conseguiu resolver o teu problema de mamilos doridos, tenta outro e outro, se necessário.

Se a tua dor nos mamilos persistir ou se notares sintomas fora do comum, procura uma consultora em amamentação ou um enfermeiro especialista. Manchas brancas ou pele escamada podem ser sinal de candidíase mamária, os mamilos esbranquiçados ou azulados podem ser causados por uma perturbação circulatória como a doença de Raynaud (vasoespasmo) e pus ou vermelhidão quente são sinais de infeção.


Referências Bibliográficas
O'Shea JE et al. Frenotomy for tongue‐tie in newborn infants. The Cochrane Library. 2017.
Kent JC et al. Principles for maintaining or increasing breast milk production. J Obstet, Gynecol, & Neonatal Nurs. 2012;41(1):114-121.
Berens P et al. Academy of Breastfeeding Medicine. ABM Clinical Protocol# 26: Persistent pain with breastfeeding. Breastfeeding Medicine. 2016;11(2):46-53.
Segal LM et al. Prevalence, diagnosis, and treatment of ankyloglossia: methodologic review. Canadian Family Physician. 2007;53(6):1027-1033.
Jacobs A et al. S3-guidelines for the treatment of inflammatory breast disease during the lactation period. Geburtshilfe und Frauenheilkunde. 2013;73(12):1202-1208.
Pannaraj PS et al. Association between breast milk bacterial communities and establishment and development of the infant gut microbiome. JAMA pediatrics. 2017;171(7):647-654.
Mohammadzadeh A et al. The effect of breast milk and lanolin on sore nipples. Saudi medical journal. 2005;26(8):1231-1234.



4 comentários:

  1. Catarina Lopes07 agosto

    Mais um excelente post

    ResponderEliminar
  2. Joana Castro07 agosto

    Gosto muito da forma como explicas estes problemas e apresentas as soluções *-*
    Joana Castro

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07 agosto

    As almofadas de gel fazem milagres mesmo

    ResponderEliminar
  4. Liliana Pereira07 agosto

    Olá querida
    Recomendei as minhas amigas grávidas e recém mamas

    Bjs

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!