Viagens de carro com bebé a bordo | Be Cool

Prepara a próxima viagem em família a bordo do teu carro e na segurança de uma das cadeiras auto da Be Cool. Com frequência nós deslocamo-nos para as nossas residências no norte de Portugal, são sempre cerca de 300 quilómetros de auto-estrada em viagem e o conforto e segurança do Dinis é importante e desafiador. Conhece esta nossa escolha e algumas dicas para fazeres a próxima viagem longa com o bebé a bordo de forma tranquila!

A Be Cool é uma recente marca espanhola do conceituado grupo Jané, com loja online que envia também para Portugal. Os artigos da marca Be Cool(aqui) possuem um equilíbrio entre design, características e preço. Com a premissa de "um modelo urbano, moderno e simples que torna o dia-a-dia mais fácil para pais ativos que querem o melhor para os seus bebés", a marca aposta em produtos a um preço acessível, mantendo a originalidade, design e características de um artigo premium. 

A ESCOLHA DA CADEIRA AUTO
Ao escolhermos uma cadeira auto, é necessário que esta esteja em conformidade com as normas de segurança ECE R129 ou R44. Se não estiver, corremos o risco de infringir a lei e de colocar o nosso filho em perigo. A antiga norma ECE R44 tem por base o peso da criança. Por outro lado, a i-Size tem por base o comprimento da criança.

As diretrizes em que assentam a adequação de uma cadeira auto têm por base o comprimento da criança. Regra geral, mais facilmente os pais têm presente o comprimento do que o peso dos filhos. Isto significa que a i-Size torna mais fácil confirmar que estamos a utilizar a cadeira auto adequada para o nosso filho.

Segurança i-Size
As cadeiras auto i-Size são consideradas as mais seguras devido à proteção melhorada da cabeça e do pescoço. Isso deve-se:
- Aos resultados de testes de colisão lateral serem avaliados enquanto parte da norma i-Size;
- Aos testes de segurança i-Size serem realizados com bonecos antropomórficos avançados que dispõem de mais sensores do que os bonecos antropomórficos utilizados para efeitos de teste da norma R44;
- Ao bebé dever viajar no sentido contrário ao da marcha, a forma mais segura de viajar, até à idade mínima recomendada de 15 meses. 
Algumas cadeiras auto i-Size podem inclusivamente ser utilizadas no sentido contrário ao da marcha até a criança atingir os 105 cm, o que ocorre cerca dos 4 anos de idade - é o caso do modelo de cadeira auto Zeus que escolhemos da Be Cool.






UNBOXING
Muito bem acondicionada, a cadeira auto Zeus na cor Marble da Be Cool, rapidamente nos entusiasmou assim que a vimos e muito mais quando começamos a analisá-la ao pormenor presencialmente. A cadeira tem um aspeto bastante robusto e ao toque o tecido é extremamente suave e almofadada. Além disso, ela é um modelo giratório a 360ºC, algo importante para a nossa conveniência de utilização diária ou em viagem - a cadeira giratória permite colocarmos a cadeira virada para nós para facilitar a colocação da criança, o aperto do cinto de segurança e seguir viagem mais rapidamente. 

Mas antes de a instalarmos é obrigatória a leitura do livro de instruções. Nele constam informações importantes para a instalação e uso adequado da cadeira. Uma grande vantagem é que as cadeiras auto da marca Be Cool são projetadas para adaptarem-se na perfeição a qualquer tipo de automóvel. No caso do modelo Zeus e a maior parte dos modelos desta categoria da marca, a plataforma ISOFIX já vem integrada na base e só tivemos de adicionar o pé e colocar os conectores de ISOFIX no nosso carro. Portanto, qualquer veículo que disponha de sistema ISOFIX irá, por norma, ser compatível com as cadeiras auto Be Cool com ISOFIX integrado. 

Todavia, consulta o livro de instruções do teu veículo para saber se é possível a instalação destas cadeiras de retenção infantil. As cadeiras com Isofix encaixam em dois pontos inferiores, na base das costas do banco do automóvel, e fixam-se num terceiro ponto (atrás das costas do banco, na bagageira, ou apoiam no chão do carro). A existência de 3 pontos de apoio evita a rotação da cadeira em caso de acidente.

INSTALAÇÃO
Acompanhados do livro de instruções, colocamos os conectores para as fixações ISOFIX no nosso carro, inserimos a cadeira e pressionamos até que um «clique» e o indicador colorido passou de vermelho a verde em ambos os lados da base. Deslocamos a cadeira para trás e pressionamo-la contra o encosto do assento do veículo. Depois puxamos a cadeira para nós de modo a assegurarmo-nos de que esta estava corretamente fixada.
Pressionamos o botão para ajustar a altura do pé de apoio até estar estável em contacto com o chão (não deve ficar em cima de nenhum compartimento ou objeto). A posição do pé de apoio formou um ângulo de 90º em relação à base da cadeira e assim tivemos a certeza que estava bem instalada.

A Zeus é uma cadeira auto i-Size, e portanto o bebé deve viajar no sentido contrário ao da marcha até pelo menos aos 15 meses de vida. Em caso de colisão frontal, o delicado pescoço e cabeça do bebé será protegidos pela distribuição da força de impacto, pelo facto de viajar no sentido contrário ao da marcha. Algumas cadeiras auto i-Size, como o caso da modelo Zeus, permitem viajar neste sentido durante mais tempo,- até aos 105cm - acompanhando o crescimento da criança e superando as normas de segurança impostas.

Utilização dos 40cm aos 105cm
Como o Dinis já tem mais de 15 meses, já podemos utilizá-la voltada para a frente (embora seja recomendado a utilização no sentido contrário ao da marcha pelo maior tempo possível) e particularmente assim que estamos parados à espera do pai, por exemplo, eu coloco-o no sentido da marcha porque ele começa a chorar se não nos vir - praticidade de decisões possível com uma cadeira 360º! Felizmente, este modelo permite-nos a nós pais tomarmos a decisão inclusive conforme for mais conveniente. Por isso optamos por uma cadeira auto i-Size que permite o Dinis viajar no sentido contrário ao da marcha até atingir os 105 cm, ou por volta dos quatro anos de idade, altura em que os músculos e ossos terão amadurecido mais.

Contudo, uma coisa é certa, as crianças que viajam no sentido da marcha podem ser projetadas para a frente, em caso de colisão frontal. Como tal, é mais seguro viajar no sentido contrário ao da marcha porque no sentido da marcha é colocada pressão na delicada cabeça e frágil pescoço do bebé, o que pode provocar ferimentos graves.
Se o nosso filho viajar no sentido contrário ao da marcha, a cadeira auto distribui a força de impacto por todo o encosto, protegendo a delicada cabeça e o pescoço. Dado que 70% dos acidentes são colisões frontais, é mais seguro para as crianças viajarem no sentido contrário ao da marcha até que os seus músculos e ossos estejam devidamente desenvolvidos.

É importante que o fecho do arnês fique sempre corretamente fechado e os cintos devidamente ajustados à criança. E atenção: NUNCA utilizem uma cadeira auto num assento com AIRBAG frontal e lateral da porta ativado! 

Futura utilização dos 105 aos 125cm
Obviamente ainda não utilizamos a cadeira a partir dos 105cm, portanto ainda não poderei dar um feedback com conhecimento de causa. No entanto, este é um modelo adaptável que poderá ser utilizado até cerca de 8 anos (dependendo do tamanho da criança, obviamente).

A partir dos 125cm é obrigatório usar pelo menos um banco elevatório até aos 12 anos ou 1,35m de altura, mas dependendo do veículo e da criança poderá ser conveniente utilizá-lo até um pouco mais tarde.





LAVAR A COBERTURA
Algo também muito prático e útil é a possibilidade de conseguirmos retirar a cobertura da cadeira NADÓ O3+ para a lavar. Na parte frontal existem 2 pontos de fixação da cobertura. É só pegar os pontos e esticar delicadamente a parte frontal da cobertura. Nos lados da cadeira existem umas peças plásticas que servem para a fixação da cobertura, é só esticarmos delicadamente para retirarmos a cobertura. Fácil! A cobertura pode ser lavada à máquina usando detergente suave e a uma temperatura máxima de 30º. 
Antes da primeira utilização lavamos a cobertura sem temperatura na máquina de lavar roupa e deixamos secar à temperatura ambiente (não deve ser colocada na máquina de secar roupa) e à sombra (para não desbotar o tecido). Limpamos a estrutura plástica da cadeira com um pano húmido e detergente neutro e voltamos a limpar com pano seco. 

SOBRE AS CADEIRA AUTO MODELO ZEUS
Esta cadeira está disponível em duas versões, Zeus (a nossa) e a Zeus Plus. A versão Plus para além de um design distinto, inclui um ecrã que indica visualmente se a mesma está instalada corretamente em cada uma das etapas, reforço das proteções laterais SPS e ainda acabamentos em couro ecológico no tecido da cadeira.
Ambos os modelos correspondem à categoria i-Size definida no Regulamento 129 das Nações Unidas e pode ser instalada em todos os veículos i-Size homologados segundo o Regulamento 16.
Podemos adquirir o modelo Zeus em 4 lindas cores: Cherry, Oversea, Marble e Road. 

Projetada para adaptar-se desde a fase de bebé até à fase de criança, os redutores evolutivos e as diferentes alturas da cabeceira da cadeira prometem adaptar-se ao corpo da criança.
Permite a instalação com isofix, perna de ajuste e arnês da cadeira até atingir 105m. Dos 105cm a 125cm, o sistema de retenção passa a ser o cinto ABC do carro e quando os arneses não são mais necessários, o design da cadeira permite que sejam dobrados sem a necessidade de desmontá-los. Maravilhoso, não achas!?

A almofada redutora foi pensada para ser utilizadas pelos bebés até cerca de 3 meses de idade, proporcionando-lhes maior conforto e estabilidade, assim como uma posição que evite que a cabeça possa cair para a frente. A sua utilização é adequada até que o bebé atinja o peso de 5,5 kg, ou que verifiquemos que já não é confortável a sua utilização.

Quando a criança atingir 105 cm de altura, o arnês deve ser retirado e a criança passa a utilizar o cinto de segurança do veículo. Para retirar e guardar o arnês, é necessário soltá-lo completamente, levantar a cobertura e guardar as partes do fecho no compartimento. Em seguida, voltar a colocar a cobertura do assento e esconder o acolchoado dos ombros na parte de trás do estofo. Fácil e sem necessidade de desmontar toda a cadeira!
 










EM VIAGEM
Numa viagem de cerca de 3 horas, procuramos encontrar solução para evitar que o Dinis chore ou se sinta desconfortável durante este tempo. Começamos por procurar uma cadeira auto que se adapta-se desde o nascimento até o maior período de tempo possível, fosse rotativa a 360ºC e tivesse uma boa relação segurança/qualidade/preço.

A cadeira auto do modelo Zeus atendeu completamente às nossas expectativas como uma opção viável, de excelente relação qualidade/preço, principalmente para quem como nós, por necessidade, percorre longos percursos de carro com o bebé. O modelo Zeus pode ser colocado no sentido contrário ao da marcha, de 40cm a 105cm ou no sentido a favor da marcha de 76cm a 125cm. Apesar de poder ser utilizada no sentido da marcha a partir dos 15 meses, é recomendável que seja utilizada no sentido contrário ao da marcha pelo maior período de tempo possível.

É desaconselhado que o bebé permaneça mais de duas horas seguidas na cadeira auto, isto porque a posição deitada é considerada a melhor para a saúde do bebé e numa cadeira auto a posição do bebé inevitavelmente não é completamente plana. Ainda assim, isto não é impedimento de fazer uma viagem de carro mais longa, já que dependendo do número de paragens ou necessidades do bebé, poderás ter de parar com objetivo de lhe mudar a fralda, amamentá-lo ou fornecer-lhe comida ou atenção.





Ter em consideração alguns fatores que influenciam o conforto e bem-estar do bebé, podem determinar o sucesso de uma viagem quer seja ela curta ou longa, nomeadamente: 
- Uma cadeira auto almofadada e confortável, regulável em várias posições e com redutores que possam ser colocados ou retirados conforme a necessidade e idade do bebé, irá beneficiar uma viagem mais cómoda e confortável
- Uma cortina extensível(aqui) ou uma cortina dobrável(aqui) irá proteger o bebé do sol e do excesso de luminosidade e incentivar o relaxamento do bebé
- Observar o bebé durante a viagem através de um espelho pode diminuir também a ansiedade de verificar o bebé constantemente (utilizando o versátil Tablet e Espelho de Segurança aqui)
- Utilizarmos uma manta em detrimento de camadas de roupa, pode contribuir para um maior conforto do bebé, já que conforme a temperatura ambiente, pode ser necessário ajustar a roupa ao bebé, tendo uma mantinha, basta colocar ou retirar de forma prática e rápida.
- Fazermos recurso a brinquedos ou música durante a viagem, pode ajudar o bebé a manter-se calmo e distraído durante o percurso.
- Manter tudo o que o teu bebé precisa numa mochila - muda-fraldas, fraldas, toalhitas, muda de roupa, saqueta de fruta e garrafa de água - para um fácil acesso.

ENVIO
Para Espanha e Portugal
– Encomendas de montante igual ou superior a 65€: Grátis
– Encomendas entre 49€ e 65€: 3,90€
– Encomendas até 49€: 4,90€

Para todos os outros países
– Encomendas de 100€ ou mais: Grátis
– Encomendas entre 50€ e 100€: 4,90€
– Encomendas até 50€: 8,90€

ENTREGA DE PEDIDOS
– 24 a 48 horas a partir da data de receção da “Confirmação do Pedido” enviada pela JANÉ para todos os pedidos a entregar em território espanhol
– 3 a 5 dias úteis a partir da data de receção da “Confirmação do Pedido” enviada pela JANÉ para todos os pedidos a entregar nas Ilhas Baleares
– 4 a 6 dias úteis a partir da data de receção da “Confirmação do Pedido” enviada pela JANÉ para todos os pedidos a entregar nos restantes países europeus.

Mais informações aqui

SOBRE A BABYCOOL
A Be Cool é uma recente marca espanhola do conceituado grupo Jané, criada por pessoas jovens para pessoas jovens. Tem como compromisso garantir o equilíbrio entre design, características e preço. Um modelo urbano, moderno e simples que torna o dia-a-dia mais fácil para pais ativos que querem o melhor para os seus bebés.
A Be Cool tem ao teu dispor um catálogo de produtos a um preço acessível, mantendo a originalidade, design e características de um artigo premium. Em relação a cores e modelos, a grande variedade de produtos disponíveis é atualizada todos os anos, para acompanhar sempre as novas tendências. E tudo isto com a mesma confiabilidade dos típicos produtos Jané em relação a segurança e garantia.

REDES SOCIAIS
Web-site
Instagram
Facebook
Youtube


ESTE POST CONTÉM UM ARTIGO ENVIADO COMO OFERTA

14 comentários:

  1. Catarina Leitão09 junho

    Adorei *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Olá Catarina,
      Fico muito contente e espero que este post te seja útil :) beijinhos

      Eliminar
  2. Ana Dias Lima09 junho

    obrigada por este post incrivel a nos mostrar como escolher uma cadeira auto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Olá Ana, ainda bem que gostaste, espero que seja útil. Beijinhos

      Eliminar
  3. Joana Lima09 junho

    Não conhecia esta marca mas parece-me uma boa opção para quando a nossa bebé nascer :) obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Olá Joana, sim ela é recente, mas é do Grupo Jané, portanto é bastante de confiança! A Jané também tem cadeiras auto, podes espreitar o site: https://janeworld.pt/
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ana Gomes09 junho

    Tenho o berço Baby Side da Jané e a qualidade é excelente! Precisamos comprar uma cadeira auto e gostei da Jupiter por ser até o grupo 3. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Olá Ana,
      Nós adoramos a Zeus. Inicialmente eu também pensava que era mais indicado escolher uma cadeira que desse logo desde o nascimento até aos 12 anos...mas a realidade é que uma criança em crescimento necessita de uma cadeira que possua elementos de segurança de acordo com o seu desenvolvimento, e por isso cheguei à conclusão que é importante que as cadeiras auto sejam por etapas :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Patricia Nunes09 junho

    Que lindão o Dinis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Obrigada pelo teu comentário querida Patricia, beijinhos

      Eliminar
  6. Anónimo09 junho

    Muito bom artigo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Obrigada pelo teu comentário, beijinhos

      Eliminar
  7. Sara Andrade14 junho

    Olá Delta, estamos na busca por uma cadeira mas preferia que ela desse até aos 12 anos de idade....não entendo se há algum motivo em especial para as marcas criarem estas cadeiras só até aos 8 anos se as podem colocar até aos 12?! Ainda não entendi a estratégia sinceramente xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira14 junho

      Olá Sara,
      Os modelos Saturno e Jupiter são aptas desde o nascimento até aos 36kg (aproximadamente 12 anos). O Dinis é um bebé de uma fisionomia mais magra e baixa em relação a um grande número de bebés da mesma idade e por isso poderá atingir os centímetros mais tarde. Por isto ser um fator bastante diferenciado entre países, enquanto que a antiga norma ECE R44 tem por base o peso da criança, a i-Size tem por base o comprimento da criança. É bem provável que as marcas criarem modelos que se adequam até apenas os 125cm esteja relacionado com a qualidade de conforto e de segurança em caso de embate. Beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!