Os segredos da beterraba


Conhece esta raiz de cor vermelha intensa, com inúmeras propriedades nutricionais e benefícios para a saúde, que a fazem uma boa opção para ser incluída regularmente na tua dieta.
A beterraba, ou Beta Vulgaris Rubra, era usada na Roma Antiga como alimento medicinal e afrodisíaco. Atualmente, é consumida na alimentação quotidiana, sendo ainda utilizada como um corante natural em alguns produtos alimentares (aditivo E162).

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE 
Pressão Arterial
Devido à sua riqueza em nitrato dietético, contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando à redução dos valores da pressão arterial.

Glicemia
Os polifenóis existentes no sumo da beterraba demonstraram um efeito redutor dos níveis de glicemia no organismo (“açúcar” no sangue), e de melhoria da sensibilidade à insulina (a hormona responsável por regular os níveis de glicemia).

Defesa Antioxidante
Os pigmentos de betalaína, que dão a cor vermelha à beterraba, apresentam um elevado efeito antioxidante. Em alguns estudos, a suplementação com beterraba demonstrou um efeito protetor das células contra o dano oxidativo devido à betalaína, podendo assim ser útil para prevenção do envelhecimento celular, para a imunidade e para a prevenção de várias doenças crónicas. Reconhecem-se ainda propriedades antioxidantes a outros compostos da beterraba, como aos polifenóis e ao nitrato (através da produção de óxido nítrico).

Inflamação
Uma vez mais, são as betalaínas as mais destacadas, desta vez por exibirem uma ação anti-inflamatória. Este efeito demonstrou ser importante em doenças com quadros de dor associados, como a osteoartrite. Por outro lado, parece contribuir ainda para uma ação antitumoral, ao auxiliar na inibição do crescimento de células tumorais.

Anemia
Cerca de 100g de beterraba fornecem 55% do valor de referência do nutriente para o ácido fólico. É aconselhada como um excelente alimento para pessoas com anemia, por défice deste nutriente.

A beterraba e a prática desportiva
Ao constituir uma boa fonte de nitrato dietético, a beterraba contribui para a produção de óxido nítrico, um potente vasodilatador. Por este motivo, o consumo de sumo de beterraba antes da prática desportiva pode contribuir para melhorar a oxigenação dos tecidos musculares e reduzir a fadiga. Outros estudos mostram ainda que a produção de óxido nítrico contribui para melhorar a produção de energia (eficiência mitocondrial) e a utilização de glicose pelo músculo, favorecendo, por isso, o rendimento desportivo.  

Resumidamente, eis as características nutricionais mais importantes:
- Alto teor em ácido fólico
- Fonte de nitrato dietético
- Fonte de vitamina C
- Fonte de potássio
- Rica em polifenóis, carotenoides e betalaínas
- Baixo valor energético, com apenas 18kcl por cada 100g

5 comentários:

  1. Catarina Lopes12 junho

    Olá Delta, como sempre excelentes posts informativos :)

    ResponderEliminar
  2. Liliana Pereira14 junho

    Já tinha lido numa revista sobre isto mas não explicaram tão bem ! Quem sabe sabe! Obrigada Delta

    ResponderEliminar
  3. Sara Andrade14 junho

    Muuito bom Doutora Delta :D

    ResponderEliminar
  4. Carla Fonseca14 junho

    Sou fã do teu trabalho! Adoro o teu blog e a forma como abordas os assuntos, parabéns, não me canso de o dizer! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Miguel14 junho

    A minha mulher tem anemia na gravidez e conheci o blogue através do google e ambos já seguimos
    Miguel Nunes

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!