3 brinquedos perfeitos para o desenvolvimento dos bebés | Clementoni

Os brinquedos da Clementoni são projetados para acompanhar a criança nos diferentes estágios de crescimento e descoberta do mundo e que contribuem para aumentar o seu conhecimento e desenvolvimento. Conhece 3 brinquedos perfeitos para o desenvolvimento dos bebés.

Aprender para o bebé significa escutar, compreender e reelaborar de forma autónoma experiências, ações, discursos, significa ser capaz de descrever, representar e imaginar, mesmo através de situações de jogo e eventos com diferentes linguagens. O toque é o primeiro sentido através do qual a criança entra em contato com o mundo exterior. O desenvolvimento da perceção tátil durante o crescimento permite que o bebé se torne autónomo e com tempo para aprender a "fazer sozinho". 

Desde a infância, os processos criativos encontram a melhor forma de expressão no jogo, pois reproduzem situações vividas e reelabora-las criativamente dando espaço livre à imaginação. É importante apoiar a imaginação e a criatividade das crianças, a fim de desenvolver uma abordagem original que as levará no futuro a ter a capacidade de encontrar soluções inesperadas em face das dificuldades que possam encontrar. O desenvolvimento da memória é uma atividade espontânea muito importante para as crianças, porque através de experiências sensoriais e momentos de brincadeira eles aprendem a reconhecer o mundo ao seu redor e a aprender mais facilmente.

Brinquedos com sons e vozes, em particular, fornecem modelos sonoros para imitar, formando importantes predecessores de linguagem como "lallation" (emissão de sons espontâneos) e "ecolalia" (emissão de sons com os quais a criança tenta imitar o modelo acústico ouvido). Pois estes jogos imitativos de sons e palavras têm um papel significativo, pois estimulam o bebé na produção de sons antes que ele tenha que se esforçar para pronunciar as primeiras palavras.
Estes 3 brinquedos são excelentes opções em todos estes sentidos. Além disso foram desenhados, desenvolvidos e concebidos em Itália utilizando materiais reciclados.















Argolas Empilháveis (6 aos 36 meses)
Não  é expectável que com 6 meses o bebé compreenda o objetivo final de empilhar as argolas por tamanho sequencial. Na verdade, aos 6 meses, a primeira coisa que o bebé vai querer fazer será simplesmente pegar os brinquedos e levá-los a boca. Esta é a forma que ele tem de conhecer os objetos. As lindas e alegres cores estimulam a sua curiosidade e a sua capacidade de observação. Inicialmente é interessante, os adultos observarem a reação do bebé ao seu novo brinquedo, posteriormente, os adultos podem e devem mostrar ao bebé "como brincar", ou seja, empilhando as argolas e tocando no brinquedo. O bebé irá com o tempo assimilar a atitude do adulto e copiar os gestos. A partir dos 12 a 18 meses a criança já possui total capacidade de empilhar as argolas, embora possa ainda não ter compreendido o objetivo maior para menor, que irá cada vez mais sendo trabalhado e assimilado pelo bebé até aos 36 meses de idade. Este é um brinquedo que ajuda o bebé a desenvolver a destreza manual, a coordenação e a perceção visual, em simultâneo, auxilia ao longo do seu desenvolvimento, o reconhecer as cores, as formas, as dimensões e a relação entre causa e efeito.

O Dinis conheceu as Argolas Empilháveis com 18 meses. Nesta fase de desenvolvimento a curiosidade pelas cores, formato e tamanho das argolas é expectável. Primeiramente ele começou por retirar todas as argolas da base basculante, depois tentou colocar uma das argolas no pulso (como pulseira), surpreendente hein! Se me acompanhas no Instagram @delta_ferreira poderás ter visto este momento! Ao longo dos momentos de brincadeira com as Argolas Empilháveis, eu estimulei-o a utilizar o dedo indicador para as argolas rodarem na base basculante de empilhamento. Ele ficou encantado...e o que ele faz quando isso acontece?! Bate palmas! Rapidamente assimilou que esta é uma brincadeira possível e passou a fazê-lo com frequência. Acompanha-me no instagram @delta_ferreira para veres estes momentos.











O meu primeiro carro (+12 meses)
Quer o teu bebé ainda gatinhe, esteja prestes a começar a dar os primeiros passos ou já ande por aí "a todo o gás", este carro de plástico eco-sustentável e 100% reciclado, de estilo vintage e cores alegres irão encantar o teu filho. Para os bebés que ainda não andam, este brinquedo poderá dar um incentivo extra, para promover o desenvolvimento das capacidades motoras. Para além disso (e para todos os outros bebés que já andam e correm), além de fortalecerem também a vertente motora, a coordenação e a perceção do espaço irão desde logo ser amplamente estimuladas. Disponível com cores vibrantes (vermelho, azul ciano, amarelo e branco) ou cores ténues (cor de rosa, amarelo pastel, azul ciano e branco).

Com 18 meses o Dinis ganhou "o seu primeiro carro". O Dinis tornou-se um bebé caminhante por volta dos 14 meses e apesar de já andar com destreza, alguns conceitos de coordenação e perceção de espaço necessitavam de estímulo. Nada melhor do que estimular através de um brinquedo de cores atrativas e design atraente. Basta eu dizer "queres andar no teu carro? onde está o teu carro?" e o Dinis começa a ir em direção à cozinha, onde nós o deixamos para que ele brinque enquanto eu cozinho, por exemplo. Ele adora-o! 

















Tellie ( 2 aos 4 anos)
Tellie é um personagem com aparência de um alienígena fofo que vai entreter e encantar as crianças com três modos de interação: o contador de histórias, a música e a canção de dormir.
Original e interativo, Tellie reconhece a voz da criança que junto com a mãe/pai (um adulto) e/ou os irmãos, se divertirá ligando-o e selecionando um dos modos de jogo ou escolhendo qual história ouvir. Conta 10 histórias relacionadas às 5 emoções: raiva, nojo, alegria, medo e tristeza. A cada emoção acende em uma cor diferente: vermelho, verde, amarelo, azul e roxo.

O Dinis recebeu a Tellie com 18 meses (sim, faltam uns meses para a idade recomendada pela Clementoni), mas isso não impediu de eu estimular o respeito e a ternura pelo brinquedo. Digo isto porque com 18 meses o bebé ainda não tem maturidade para não mandar o brinquedo Tellie ao chão, ou compreender o seu verdadeiro objetivo. Todavia, isso não impede de os pais ensinarem de forma despreocupada a importância de respeitar e acariciar os brinquedos. Nas primeiras semanas de interação com o brinquedo, eu utilizei a Tellie para fomentar o carinho e respeito pelos brinquedos com aspeto de pessoas ou animais. É certo que o Tellie não tem aspeto de uma pessoa ou animal físico, mas vocaliza sons e possui voz de ser humano, portanto a primeira associação da criança será sempre à presença de um ser que é capaz de se comunicar como um humano.
 
Após 5 semanas de estímulo ao despertar de emoções mais carinhosas pelo brinquedo, ele já compreendia que este não era um brinquedo que ele pudesse mandar ao chão, por exemplo. É importante a ampla compreensão da criança neste sentido, tal como é importante ela ser livre para brincar (inclusive de forma mais expansiva gestualmente). Acima de tudo, a criança compreender as associações dos momentos em que deve respeitar um brinquedo, uma pessoa ou animal é a melhor maneira de os ensinar a serem bebés e crianças - respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um deles. A partir daqui, fui começando a permitir que ele escolhesse as melodias e fui incentivando a que no caso das melodias, batesse palmas e dançasse. É maravilhoso como mãe percecionar ao desenvolvimento cognitivo e social do meu bebé em relação aos seus brinquedos, animais e pessoas - sem dúvida que a Tellie foi um excelente incentivo neste desenvolvimento. Em breve, o Dinis irá começar a compreender as histórias, a associar emoções (tão importantes na infância), verbalizar as palavras que escuta, amplificar o seu conhecimento das cores e acima de tudo estimular a sua imaginação, com a importante ajuda da Tellie. De referir também que a canção de ninar é uma excelente associação noturna à hora de dormir, isto porque quando chega "a hora de dormir", eu ligo a música num som agradável e o Dinis automaticamente pede para ser amamentado e o soninho começa a ser visível, até ao momento em que a música termina e eu deito-o na cama e ele dorme relaxadamente.

Tellie possui alguns modos de intereção. Para ativar o modo interativo, basta pressionar o botão estrela e Tellie pedirá à criança que intervenha nas histórias. Uma curta rima musical o ajudará a aprender novas palavras. No final de cada história, Tellie cantará uma divertida lengalenga para que a criança aprenda mais facilmente a lição contada nessa história e aprenda novas palavras. Ao selecionar a atividade musical, Tellie tocará 5 melodias: 4 dedicadas às estações e uma ao Natal. Para promover o adormecimento, Tellie reproduzirá uma doce canção de ninar composta de acordo com um método exclusivo desenhado para acompanhar a criança a um relaxamento gradual.

Este é um brinquedo indicado para estimular a vertente de perceção visual, bem como a capacidade de analisar, comparar e interpretar, para além de desenvolver a memória através de experiências sensoriais e auditivas de efeitos sonoros, canções, lengalengas/rimas infantis que os ajudam a reconhecer e aprender as primeiras palavras.

SOBRE
Seguindo uma estratégia precisa, nestes anos, a empresa prosseguiu com uma contínua inovação de produtos que trouxe uma ampla e diversificada gama de brinquedos educativos para a vida, tudo concebido, projetado e desenvolvido na sede de Recanati por uma equipe que tem crescido ao longo dos anos para incluir mais de 50 jovens investigadores, a principal fábrica Clementoni está localizada em Recanati, onde é feita cerca de 60% da produção total, em número de peças, é produzido não só, especificamente, todos os brinquedos com peças de papel e cartão como Sapientino e puzzles, mas também blocos de construção clássicos.

A gama Clementoni agora inclui brinquedos para crianças com idade entre 0 meses a 12 anos ou mais, a partir da primeira infância com a Baby Clementoni, a Disney baby e as linhas Clemmy; Depois vem o mundo da educação pré-escolar e jogos educativos dominadas pela famosa marca Sapientino; os jogos Science&Play são uma gama de jogos ciêntificos, os tablets ultra-modernos feitos na Clementoni e mini computadores; Art Attack e Crazy Chic são brinquedos criativos sem vista para os "clássicos", brinquedos recreativos, Tombole e os puzzles altamente aclamados. Uma extraordinariamente ampla gama de brinquedos para todas as idades que cresceram com gerações inteiras de crianças.

REDES SOCIAIS

6 comentários:

  1. Joana Castro26 maio

    Olá Delta tud bem?? que brinquedos incriveis para oferecer agora no dia da criança ao meu afilhado. Ele tem 3 anos, acho que ia gostar da Tellie. Obrigada pela boa sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Catarina Lopes26 maio

    Delta tu não brincas com estes posts patrocinados, são de uma qualidade incrível!
    Parabéns pelo Dinis que é tão lindo e fofo

    ResponderEliminar
  3. Ana Simão26 maio

    Comprei as argolas para a minha filha depois que vi o Dinis a brincar com elas e é espetacular como adoram brincar vezes sem fim. Muito obrigada por mais um post muito informativo. Mereces muito sucesso mesmo por tudo o que fazes por nós que te seguimos! Um beijinho, Ana Simão

    ResponderEliminar
  4. Diana Lopes26 maio

    Os brinquedos da clementoni são os melhores apesar de nem sempre serem os mais baratos. Comprei um carrinho que dá cambalhotas da clementoni no hipermercado só porque não tinha as argolas e a verdade é que nos surpreendeu porque o Afonso adora <3 eheh

    Admiro-te muito Deltinha

    ResponderEliminar
  5. Ana Dias Lima29 maio

    Lindos brinquedos e muito importante as informações que passaste neste artigo.

    ResponderEliminar
  6. Adriana Paula Rosseto29 maio

    Amo acompanhar voce

    @adrianapaularosseto

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!