5 hábitos diários que aumentaram a minha autoestima


Em algum momento desta fase ou noutra altura da nossa vida, já nos sentimos inseguros, com dúvidas sobre as nossas competências ou habilidades e pior...com menor autoconfiança. É importante, principalmente nesta fase e na seguinte, elevarmos a confiança e autoestima. É verdade que são 5 hábitos diários simples e práticos teóricos, mas o resultado positivo, está em manter o foco para colocar em prática.

AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA
A autoestima, autoconfiança, autoimagem referem-se à forma como nos vemos, àquilo que pensamos sobre nós mesmos e ao valor que nos atribuímos.

Nos momentos em que passamos por situações especialmente stressantes e desafiadoras, podemos sentir menor autoestima e menor autoconfiança. É inclusive comum, sentirmos que somos um fracasso, que não somos especialmente bonitos, que somos inferiores aos outros, que não somos bons o suficiente.

Pontualmente, estas avaliações negativas são comuns e podem ser consideradas por muitos especialistas, normais. O problema surge quando estas crenças negativas acerca de nós mesmos se tornam frequentes e são assumidas como verdades absolutas. 

A baixa autoestima e a baixa autoconfiança podem ter consequências negativas nestas situações:
- Autocuidado negligenciado:
- Evitamos contacto social;
- Mantemos sentimentos como tristeza, ansiedade, vergonha, raiva e frustração;
- Focamos em excesso nos erros e no que não correu tão bem conforme planeado;
- Quando temos tendência para duvidar de nós e para nos culpabilizarmos quando algo não corre bem;
- Sentimos angústia ou zanga excessiva perante qualquer crítica/desaprovação, por menor que seja;
- Existe maior propensão para sermos criticados, usados e para não nos defendermos;
- Temos dificuldade em reconhecer as nossas próprias qualidades;
- Temos um pior desempenho laboral/académico;
- Tentamos excessivamente agradar aos outros;
- Evitamos desafios e novas oportunidades;
- Temos um menor envolvimento em atividades de lazer.

5 HÁBITOS DIÁRIOS QUE MUDARAM A MINHA VIDA
Há cerca de 12 anos atrás, passei a colocar em prática hábitos diários que mudaram a minha vida. Na escola era vítima de bullying e estas práticas fizeram-me aumentar a confiança e a autoestima. Através do foco nestes aspetos, mantive a minha autoestima e autoconfiança elevada, mesmo em momentos que pessoas ou situações o baixaram.

1. Manter o pensamento positivo
Esta pode parecer cliché, e por isso mesmo a coloquei em prática primeiro. Todos somos únicos, diferentes e por isso, somos especiais. Ao longo deste tempo, reparei que pensar de forma positiva acerca de nós mesmos não é natural para todas as pessoas e inclusive quando nós o fazemos, elas tendem a considerar que estamos a tentar rebaixá-las. O pensamento positivo é uma habilidade que precisa ser treinada e eu vou mostrar-te como:
Primeiramente, identifica os pensamentos negativos que tens acerca de ti mesma (“as pessoas criticam-me”; “o que faço nunca está bem”) e procura substitui-los por pensamentos mais positivos e realistas. Se o que te fez ter um pensamento negativo foi uma pessoa em particular, procura identificar o motivo pelo qual a pessoa poderá ter tido esse comportamento. Elabora três listas: uma com as situações que te fizeram sentir com o pensamento positivo abalado, a segunda com os teus pontos fortes e outra com as tuas conquistas/realizações. Podes pedir ajuda a familiares e amigos na construção destas três listas. Sempre que alguma situação ou alguém despertar em ti um sentimento negativo, escreve na lista. Lê as restantes listas diariamente e vai acrescentando novas qualidades e sucessos.

2. Fala com as pessoas certas
Uma das minhas maiores dificuldades era partilhar verbalmente os meus sentimentos. Eu sempre consegui elevar a minha autoestima sem ter de partilhar o processo com ninguem... até aos momentos que por transmitir uma boa autoconfiança, passavam a partilhar as suas dificuldades, como numa "espera" por respostas milagrosas minhas... e que muitas vezes teoricamente as dava, mas não era totalmente transparente, pois não queria expor todas as minhas fraquezas e os meus processos. É por isso que recomendo que partilhes os teus sentimentos apenas com familiares e amigos num grupo muito restrito. Contares acerca destes novos hábitos que estás a implementar na tua rotina diária, pode despertar a vontade de praticarem contigo.

3. Afasta-te das pessoas erradas
Pode ser difícil, especialmente no local de trabalho, mas é através da nossa rede de pessoas próximas, que colocar em prática o "pensamento positivo" pode ser fucral. É importante evitarmos pessoas e situações que poderão despertar em nós um sentimento negativo e especialmente se esse sentimento afetar a nossa confiança e autoestima. Se estas pessoas, locais, momentos não te acrescentam nada de positivo, afasta-te e procura até novas amizades e experiências. 

4. Acaba com as comparações
Apesar desta ser um dos hábitos mais fáceis para mim praticar... como é difícil para muitas pessoas não se compararem aos outros. É comum observar que se pessoa x compra carro, pessoa y também começa a pensar no assunto, a comparar a sua vida à dessa pessoa e a menosprezar a sua situação atual. As comparações podem levar literalmente ao desespero. As comparações tendem a ser injustas, pouco fundamentadas, negativas e indutoras de ansiedade. Acaba com as comparações com os outros e pratica a aceitação.

5. Procura novos desafios
Ao invés de evitar novos desafios e novas oportunidades, procura-as. Define, para ti mesma, novos desafios, que possas concluir de forma realista, mas sem te cobrares demasiado... esta também é uma questão fundamental. Aproveita e coloca em marcha algumas das coisas que tens adiado por insegurança. Para além disso, realiza aquelas atividades que te dão mais prazer e alegria. Eu gosto de escrever aqui no blog, planear conteúdos fotográficos. Escrever é uma das minhas grandes paixões. Mima-te, pelo menos uma vez por dia, quer seja com a prática de atividades que te fazem sentir bem como um banho relaxante, uns 5 minutos de cuidado da pele, 20 minutos de atividade física ou de bem-estar. Mima-te!

1 comentário:

  1. Nídia21 abril

    olá Delta sei que se calhar não terás tempo para responder, ou paciência, deves ter aos milhares e eu não serei obviamente diferente, mas tento ler sempre que publicas no teu blog porque simplesmente ADOROOOOOOO, a forma como escreves, como opinas, o teu humor( também tento ser assm), mas este teu post é mesmo importante para mim....Vale o que vale....O teu Dinis é o máximo....beijoca.... Nídia....

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!