Os nutrientes que reforçam a imunidade


Uma ótima função imune está dependente de um fornecimento adequado de nutrientes. Não devemos descurar a nossa saúde imunitária mesmo na primavera/verão. Por isso, reuni num só post os nutrientes cientificamente provados como reforçam a nossa imunidade.

Cogumelos
Os cogumelos (reishi, shiitake e maitake, por exemplo) são, no geral, ricos em betaglucanos. Estes compostos são conhecidos pela sua ação imunomoduladora, atuando em vários recetores imunes que estimulam células do sistema imunitário e favorecendo assim a resposta imune a agentes externos.

Vitamina C
A vitamina C acumula-se nas células fagocíticas (células que protegem o corpo através da ingestão de partículas estranhas) e parece melhorar a capacidade de combate aos microrganismos. A vitamina C aumenta ainda a diferenciação e proliferação de células com funções importantes no sistema imunitário.

Sabugueiro
O sabugueiro (Sambucus nigra) suporta o mecanismo de defesa do organismo. O extrato de sabugueiro parece ajudar a ativar o sistema imunitário e a aumentar a produção de células que o sistema imune utiliza para comunicar e coordenar uma resposta eficiente contra o agente invasor.

Zinco
Este mineral é essencial para o funcionamento do sistema imunitário. Pode ser considerado um guardião do sistema imune, uma vez que todas as células imunes são altamente dependentes deste mineral para manterem a sua função adequada.3

Vitamina D
A vitamina D contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, tem a capacidade de estimular a produção de células responsáveis pela eliminação de agentes patogénicos. Um estudo recente na população portuguesa aponta para que cerca de 66% da população adulta não apresenta níveis sanguíneos de vitamina D considerados adequados ou normalizados.4

Óleo de Fígado de Bacalhau
Conhecido pelas quantidades significativas de vitamina D e A, o óleo de fígado de bacalhau é amplamente utilizado por aqueles que pretendem fortalecer o sistema imunitário. O óleo de fígado de bacalhau é ainda uma fonte natural de ácidos gordos ómega-3 - na forma de EPA e DHA

Produtos de Colmeia
A própolis é uma substância produzida pelas abelhas com o objetivo de proteger a colmeia. Esta goma-resina vegetal possui propriedades importantes para o sistema de defesas, devido aos seus compostos fitoquímicos bioactivos. A geleia real, uma substância nutritiva segregada pelas abelhas que constitui o alimento exclusivo da rainha, é outro produto da colmeia rico em nutrientes e em compostos protetores.

Equinácea
Algumas espécies de equinácea mostram efeitos na regulação da função imune. Estudos demonstram que os seus extratos podem ajudar no suporte do sistema imune, quando este se encontra mais vulnerável.

Probióticos
Sabe-se que a flora microbiana influencia diretamente a função do intestino associado ao sistema imunitário. Uma mucosa intestinal adequada constitui uma barreira interna importante nas defesas do nosso organismo.⁵ Os probióticos ajudam na manutenção de uma flora intestinal equilibrada. Os probióticos mais utilizados e estudados atualmente são os lactobacilos (Lactobacillus) e as bifidobactérias (Bifidobacterium).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Anitra C. Carr et al. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov; 9(11): 1211. 2. V.Barak et al. The effect of Sambucol, a black elderberry-based, natural product, on the production of human cytokines: I. Inflammatory cytokine. Eur Cytokine Netw: Apr-Jun 2001;12(2):290-6. 3. Inga Wessels et al. Zinc as a Gatekeeper of Immune Function. Nutrients. 2017 Dec; 9(12): 1286. 4. Cátia Duarte et al. Prevalence of vitamin D deficiency and its predictors in the Portuguese population: a nationwide population-based study. Arch Osteoporosis 2020 Mar 2;15(1):36 5. Flach J, van der Waal MB, Kardinaal AFM, Schloesser J, Ruijschop RMAJ, Claasen E. Probiotic research priorities for the healthy adult population: A review on the health benefits of Lactobacillus rhamnosus GG and Bifidobacterium animali

2 comentários:

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!