Dicas para tornar o ato das mães cozinharem mais fácil


Nem sempre temos vontade de cozinhar, porque só de pensarmos em tudo o que é necessário fazer ou o que os bebés e as crianças não nos deixam fazer, já nos fazem recorrer ao mais fácil. Mas acredita que com estas dicas poderás tornar o ato de cozinhar mais fácil.

Utiliza métodos de confeção simples
Opta por métodos de confeção simples, que não sujem muitos utensílios e que não requeiram a tua presença e atenção constante.
Por exemplo, se optares por assados ou por cozinhar a vapor ou no microondas, podes deixar a tua refeição a cozinhar e ir fazer outras tarefas, sem necessidade de tanta vigilância.

Por outro lado, métodos como estufar ou fritar já requerem uma supervisão constante do preparado e já implicam uma limpeza mais trabalhosa após confeção.

Caso optes por grelhar, opta por usar lume brando e por untar sempre a grelha com um pouco de azeite para os alimentos não “colarem” tanto e ser mais fácil de limpar. No caso do peixe na grelha, uma forma de este não ficar tão agarrado, é colocar rodelas de limão por baixo da posta de peixe. Além de facilitar a limpeza posterior da grelha, ainda ajuda a conferir mais sabor ao peixe.

Prepara-te para congelar
Quando o assunto é a conservação de alimentos, um dos principais métodos preferenciais é a congelação.

De facto, este é um método de conservação de alimentos muito eficaz e prático, pois garante a segurança microbiológica dos alimentos, durante um período de tempo longo (cerca de 6 meses para a maioria dos alimentos / preparações), sem afetar significativamente o seu valor nutricional e características organoléticas.

Assim sendo, se fizeres doses de refeições ou de molhos (ex. polpa de tomate, molho de carne, etc) superiores ao necessário, podes aproveitar para congelar em doses individuais, que estarão prontas a descongelar e utilizar no futuro, poupando-te tempo de preparação e facilitando a confeção das próximas refeições.

Utiliza aparelhos de cozinha
Os aparelhos de cozinha, em particular os robots de cozinha, podem ser uma verdadeira ajuda para quem não gosta nem sabe muitas receitas para cozinhar.

Com efeito, os robots de cozinha podem ser um apoio muito importante e ajudam a cozinhar rápido e de forma simples preparações que, de forma tradicional, demorariam muito mais tempo a fazer. Além destes robots, podes também adquirir raladores, esmagadores, descascadores, picadores e outros utensílios que podem facilitar e agilizar bastante a preparação das refeições.

Planeamento de refeições
Apesar de não ser propriamente um truque de cozinha é algo que pode facilitar muito a tua vida e impedir que percas mais tempo no supermercado devido à falta de algum ingrediente.

Faz um planeamento semanal das tuas refeições e uma lista de todos os ingredientes que vais precisar para a sua confeção. Assim, quando fores ao supermercado evita esquecimentos e perder tempo a pensar nas refeições durante a semana de trabalho.

Diretamente associado com este planeamento, está também a organização do “stock” alimentar em casa. Ou seja, deves, idealmente, organizar o teu frigorifico e despensa segundo a ordem de receitas que irá fazer durante a semana, os prazos de validade / tempo de vida útil dos alimentos e agrupar os diferentes ingredientes pela receita em que vão ser utilizados.

DICAS
- Para que a carne fique mais macia, não a tires diretamente do frigorífico para a grelha. Deixa pelo menos 60 minutos à temperatura ambiente, na marinada /molho da própria carne.
- Quando estiveres a descascar cebola, enche a boca com água para não chorar ou coloca a cebola previamente no congelador durante 30 minutos.
- Para descascares o alho mais facilmente e não ficares com cheiro nas mãos, coloca-o no interior do microondas durante 10 segundos com o potência baixa. A casca sairá com facilidade.
- Para fazer gelo de forma mais rápida coloca água quente em vez de água à temperatura ambiente nas cuvetes.
- Utiliza ervas aromáticas frescas para dar mais sabor às tuas refeições, em detrimento do sal.
- Para obteres mais sumo de um limão sem grande esforço, coloca-o 10 segundos no microondas ou mergulha-o em água quente antes de espremer. O calor irá quebrar as células e facilitar a saída do sumo.
- Adiciona algumas gotas de limão ao arroz enquanto cozinha para que este fique mais solto e leve.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!