Como criar um quarto montessoriano para o teu filho

Queres criar um quarto montessoriano para o teu filho mas não sabes bem como? Segue estas 5 imprescindíveis dicas de como criar um quarto montessoriano e meta mãos à obra.

Queres saber como criar um quarto montessoriano para o teu filho? Então deves saber antes de mais que o quarto deve ser estruturado de acordo com a ótica do teu filho e não da tua.
Desenvolvido pela educadora, médica e primeira mulher em Itália diplomada em medicina Maria Montessori, o método montessoriano propõe a criação de um ambiente que seja adequado e produtivo para o desenvolvimento das crianças.
Ainda segundo o método criado por Maria Montessori, as crianças devem ser capazes de circular livremente e em segurança pelo seu ambiente, de forma a explorarem o que se encontra ao seu alcance.
Naturalmente, o mais importante deste método não é a escolha de materiais ou cores, mas o permitir que a criança consiga libertar a sua verdadeira natureza, promovendo o seu desenvolvimento e evolução.
Num quarto montessoriano, a criança deve sentir-se estimulada e capaz de aprender através da experiência, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

5 DICAS DE COMO CRIAR UM QUARTO MONTESSORIANO

1. Cama
Substitui o berço por uma cama muito baixinha ou, em alternativa, coloca o colchão no chão.
O berço é limitador para os movimentos dos teus filhos. Desta forma, o teu filho terá mais liberdade e independência para se levantar e deitar quando quiser, sendo até mais seguro.
Ao lado do colchão coloca umas almofadas ou um tapete fofo, para amortecer a queda, caso o teu filho decida deslizar da cama até ao chão.

2. Arrumação
Um dos pontos importantes quando se fala em como criar um quarto montessoriano é criar condições para a arrumação. Mas deixa que seja o teu filho a decidir onde quer arrumar o quê, nem tudo o que faz mais sentido para ti, faz para ele também.

Deve ter a liberdade de arrumar as suas próprias coisas, permitindo assim que quando as quiser usar saiba exatamente onde se encontram.
Se não tens a certeza da altura a que deves colocar estantes ou prateleiras, experimenta gatinhar pelo quarto do teu filho de forma a perceber o quanto seria difícil se tudo estivesse muito alto, fora do teu alcance.



3. Objetos decorativos
As fotos, os quadros, os espelhos… tudo deve estar à altura do olhar do teu filho.
Quando os colocares na parede, lembra-te que não é à tua altura que os deves colocar, mas à dele. Afinal, estás a montar um quarto montessoriano para o melhor desenvolvimento do teu filho, certo?
Também as estantes, cadeiras e bancos, pequenas poltronas, secretárias… tudo deve ser proporcional ao teu filho.

4. Decoração simples e minimalista
A decoração do quarto do teu filho deve ser o mais simples possível e minimalista. Não exageres na quantidade de móveis que vais comprar, opta apenas pelo necessário. Para além disso, evita também o exagero nos brinquedos. Os brinquedos existentes devem estar à mão de semear, para que o teu filho possa pegar neles sempre que desejar.

5. Estímulos visuais e sonoros
Importantes para o desenvolvimento de cada criança são os estímulos visuais e sonoros, pelo que deves colocar no quarto música, de preferência clássica, um mobile sobre a cama, um espelho para que, segundo Maria Montessori, a criança perceba que é uma pessoa distinta da mãe, entre outros. Tudo isto sempre sem exageros.

Deves ainda usar tudo o que seja materiais que proporcionem segurança ao teu filho, como tapetes de borracha, eva ou felpudos, para que sintam conforto enquanto se movimentam pelo seu espaço a explorar.

Como viste, é fácil saber como criar um quarto montessoriano. O quarto do teu filho é um local de descanso, mas também de desenvolvimento, experiência e aventura, pelo que deves deixar espaço livre para que o teu filho consiga explorar e desenvolver capacidades como a concentração.

4 comentários:

  1. Ana Carolina Lima19 fevereiro

    Este tema interessa-me muito e gostava que abordasses mais sobre ele ;) beijocas ������

    ResponderEliminar
  2. Catarina Lopes19 fevereiro

    Eu comprei uma cama Montessori mas logo me arrependi porque é enorme e com uma estrutura muito pesada... No entanto dei-a para a filha de uma prima minha e ela adorou e ainda usa. Adoro o teu blog ��

    ResponderEliminar
  3. Carolina Fonseca19 fevereiro

    Olá Delta tudo bem? Sou fascinada pela metodologia da Maria Montessori. Obrigada por este post incrível �� ��

    ResponderEliminar
  4. Linda Rodrigues19 fevereiro

    Que excelentes dicas... não sabia que podíamos utilizar luzes também por ser algo eletrônico lol obrigada lindaaa bjinhos

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!