Sofres de retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é um problema comum que, quando adoptadas algumas estratégias, pode ser evitado ou minimizado.
A retenção de líquidos ocorre quando existe uma acumulação de fluídos no corpo. É por vezes mais incómodo quando os fluídos ficam retidos em determinadas partes do corpo, nomeadamente nas pernas. Em situações mais extremas, poderá mesmo existir a presença de edema e inchaço nos pés, tornozelos e pernas.

Esta retenção acontece no sistema circulatório, dentro de tecidos ou cavidades e é um problema relativamente comum, nomeadamente nas mulheres. Quando se trata de uma situação extrema e com um edema marcado, deverás pedir avaliação médica. Se tiveres uma retenção de líquidos ligeira, poderás adoptar algumas estratégias que podem ajudar a minimizar o problema.

Sintomas
Os sintomas da retenção de líquidos incluem:
- Inchaço, especialmente na zona abdominal, mas também na cara e ancas
- Pernas, pés e tornozelos inchados
- Rigidez articular
- Variações de peso
- “Pregas” cutâneas, semelhantes àquelas que se verifica nos dedos quando se tomam banhos mais prolongados

Causas
Vários fatores podem contribuir para a retenção de líquidos, incluindo:
Voar de avião: alterações de pressão na cabine e ficar sentado durante muito tempo podem alterar a circulação sanguínea e de líquidos.

Estar em pé/sentado durante muito tempo: a gravidade faz com que o sangue se acumule e permaneça nas extremidades. É importante que se levante e se movimente, especialmente se tiver um trabalho sedentário.

Ciclo menstrual e alterações hormonais: alterações nos níveis séricos de hormona anti-diurética e prolactina interferem na eliminação de sódio, aumentando a retenção de líquidos.
Ingestão de sódio: utilizar bastante sal e ingerir alimentos processados ou refrigerantes podem aumentar a retenção de líquidos.

Fármacos: medicamentos ou tratamentos como a quimioterapia, alguns anestésicos, anti-depressivos ou antihipertesores podem influenciar na quantidade de líquidos retidos

Insuficiência cardíaca: O edema é uma das principais características da insuficiência cardíaca mas a sua origem pode ser muito variada. No fundo, um coração com menor capacidade de débito faz com que o corpo acumule mais água.

Trombose venosa profunda: a formação de coágulos nas veias das pernas pode impedir o correto fluxo do sangue, potenciando a retenção hídrica.

Gravidez: as flutuações de peso durante a gravidez, aliadas ao descanso que muitas vezes é imposto principalmente nas últimas semanas de gestação, podem contribuir para a retenção de líquidos nas pernas.

Como evitar
Evita alimentos ricos em sódio
O sal, por conter sódio, e em excesso, pode contribuir para a retenção de líquidos. Alguns estudos comprovam esta ideia e outros apoiam o facto de isto se basear de indivíduo para indivíduo, já que nem sempre ocorre retenção.
No entanto, e, por norma, se sofre de retenção de líquidos evite refeições com sal e opta antes por temperar com especiarias e ervas aromáticas.

Consome alimentos ricos em potássio
O potássio ajuda a eliminar o excesso de sódio a ajuda a produção de urina. Desta forma, alimentos ricos em potássio podem ajudar a combater este problema.

Evita açúcares refinados
Ao ingerires açúcares refinados, o teu organismo terá de compensar o pico de açúcar no sangue com uma maior produção de insulina. Este aumento na produção de insulina aumenta a reabsorção de sódio no rim, contribuindo também para a retenção de líquidos. Opta por hidratos de carbono complexos, alimentos feitos a partir de farinhas integrais e ricos em fibra.

Pratica exercício físico
A prática regular de exercício físico promove ativação da circulação e promove o bom funcionamento renal, ajudando a evitar a retenção de líquidos.

Mantém-te hidratada
A retenção de líquidos pode ser prevenida com a ingestão adequada de líquidos, nomeadamente água, chás ou infusões sem açúcares. Garantir uma hidratação adequada é essencial para que esta acumulação de água nas células seja evitada.

Como tratar
Esta retenção acontece no sistema circulatório, dentro de tecidos ou cavidades e é um problema relativamente comum, nomeadamente nas mulheres.
Quando se trata de uma situação extrema e com um edema marcado, deverás pedir avaliação médica de forma a teres terapêutica adequada.
Se tiveres uma retenção de líquidos ligeira, poderás adoptar algumas estratégias que podem ajudar a minimizar o problema, nomeadamente assegurar uma devida hidratação.

Os drenantes são eficazes?
Os drenantes, pela sua ação diurética, são apontados como sendo eficazes para a retenção de líquidos. Estes são constituídos por concentrados de ervas medicinais ou outras substâncias cujo o efeito diurético esteja eventualmente presente.
O uso indiscriminado de ervas medicinais para prevenção ou tratamento de doenças tem crescido, mesmo que as suas ações terapêuticas sejam questionáveis do ponto de vista científico. A OMS alega que devido aos potenciais efeitos secundários graves, a maior parte das plantas medicinais são pouco estudadas. Além disso, são atribuídos vários efeitos terapêuticos às plantas medicinais, a maior parte das vezes observados em células in vitro ou modelos animais e não em humanos.


Delta Ferreira - Nutricionista Ortomolecular

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!