A importância do leite materno na saúde oral

O leite materno é o alimento mais completo para o bebé e por ser rico em anticorpos, tem uma excelente ação o sistema imunitário, ajudando a proteger de várias doenças enquanto o seu próprio sistema ainda não está completamente desenvolvido.

O aleitamento materno é também benéfico para a mãe, por exemplo, por diminuir a probabilidade de cancro da mama ou de depressão pós-parto, entre tantas outras vantagens já bem conhecidas. No entanto, nem todos sabem que a amamentação tem inúmeros benefícios no desenvolvimento da fala, respiração e dentição da criança.

Quando o bebé está a mamar, está a exercitar toda a musculatura oro-facial, a qual é responsável pelo crescimento harmonioso da face e dentição. Tanto os músculos como os maxilares serão mais bem desenvolvidos pelo ato de mamar, levando desta forma a um melhor alinhamento dentário e menor probabilidade de apinhamentos futuros.
Também a fala irá beneficiar pois os músculos serão mais firmes e desenvolvidos, incluindo a própria língua, que tem um papel preponderante na dicção e desenvolvimento maxilar.

A nível da respiração há repercussões positivas, uma vez que quando o bebé mama ele “aprende” a respirar pelo nariz e não pela boca. Esta respiração atípica feita pela boca pode levar ao aumento da probabilidade de lesão de cárie, pela diminuição da saliva nos dentes, a um aumento da inflamação gengival e a uma má posição da língua, que leva os maxilares a alterar a sua conformação.

Depois da fase de amamentação, é crucial que haja uma alimentação correta e adequada a cada idade da criança para que continue a haver uma estimulação normal do desenvolvimento da estrutura oro-facial. É importante que a dieta da criança não consista apenas em alimentos moles ou passados.

Outro cuidado a ter é a limpeza da boca do bebé após a amamentação, que poderá ser com uma gaze humedecida, para que não haja uma acumulação de leite e que a cavidade oral fique sempre limpa após as refeições, mesmo que estas sejam apenas de leite materno.

4 comentários:

  1. Diana Brito30 novembro

    Olá Delta
    Estou grávida e um dos meus maiores receios é não conseguir amamentar. Gostava de ter aconselhamento contigo. beijocas

    ResponderEliminar
  2. Catarina Leitão30 novembro

    Delta queremos mais posts sobre bebés :D bebés nutrição e maternidade

    ResponderEliminar
  3. Sara Lima30 novembro

    Entrei no meu 8º mes de gestação ontem e sem duvida que amamentar é o meu maior desejo.

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Nunca limpei a boca do meu bebé depois de amamentar. Ele tem hoje 5 meses. É assim tão importante?

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!