Como limpar o teu kit de beleza

Desde que a crise da COVID-19 começou que a lavagem minuciosa das mãos passou a ser a norma, mas agora está na altura de dar atenção à limpeza dos cosméticos e dos utensílios de beleza que utilizamos todos os dias. Já sabemos que os pincéis, esponjas e cosméticos que utilizamos todos os dias devem ser lavados regularmente, especialmente porque estão em contacto com a nossa pele. Mas com que regularidade é que realmente tens a oportunidade de fazer uma limpeza profunda aos teus utensílios e de desinfetar os cosméticos utilizados? 

Lavar aplicadores e pincéis de maquilhagem
A sujidade diária que se acumula em aplicadores e pincéis de maquilhagem pode causar irritação e borbulhas. Se já não consegues identificar a cor real das cerdas dos teus pincéis, está mesmo na hora de lhes dares um bom banho. Felizmente, podes lavá-los da mesma forma que lavas as mãos: com sabão antibacteriano e água. No caso das esponjas de maquilhagem, mergulha-as em água morna e sabão e, em seguida, espreme e repete até que a tua esponja volte à sua tonalidade original. No caso dos pincéis, depois de mergulhados em água e sabão, passa-os por uma toalha velha para remover a acumulação. Deixa as esponjas e os pincéis ao ar a secar e voilà!


Desinfetar lápis e paletas de maquilhagem
Esfregar álcool é o segredo para desinfetar as tuas paletas de maquilhagem. Verte uma quantidade de álcool para um frasco de spray e utiliza-o para borrifar sobre as tuas sombras e iluminadores compactos. Espera que fiquem secos antes de voltares a utilizar. Os pincéis de eyeliner e de sobrancelhas podem ser limpos da mesma forma, ao passares neles um tecido limpo pulverizado com álcool.

Prazos de validade
Limpar a tua maquilhagem e utensílios é ótimo, mas também é crucial garantires que os produtos que usas ainda estão bons. A maioria dos cosméticos têm prazos de validade recomendados depois de abertos e, apesar de estes prazos variarem consoante o clima e consoante a forma como armazenas a tua maquilhagem, eis algumas regras básicas abaixo:

Eyeliners e máscaras de pestanas: substitui 3 ou 6 meses depois de abrir

Produtos líquidos ou em creme (bases, corretores, blush): 6 meses – 1 ano depois de abrir

Produtos em pó (bronzeadores, iluminadores e blush): 2 – 3 anos depois de abrir

Batons, gloss e lápis para lábios: 2 – 3 anos depois de abrir

Verifica sempre a embalagem dos teus produtos para saberes qual a indicação. Mas, de modo geral, se a textura de um produto começar a mudar ou se começares a sentir um odor estranho, está na altura de arranjares um substituto.

6 comentários:

  1. Manuela Gomes17 agosto

    Delta amei este post e com isto relembrei que preciso de limpar os meus pincéis :-) beijos

    ResponderEliminar
  2. Nayara Teles17 agosto

    Eu acho q a ultima vez que eu lavei meus pincéis EVA e ADÃO nem tinham comido a maçã ainda kkkk beijo Delta

    ResponderEliminar
  3. Zilandra Rodrigues17 agosto

    Oi Deltinha é isso aí! Minhas esponjas eu deixo de molho no detergente com agua morna(não muito).limpa que fica como se tivesse acabado de comprar. Beijo gata

    ResponderEliminar
  4. So helpful! My brushes are not dirty anymore! CUZ IT JUST DESTROYED THEM, THANKS VERY MUCH

    ResponderEliminar
  5. Diana Brito17 agosto

    As tuas dicas são sempre preciosas amigas ❤️ love you

    ResponderEliminar
  6. Catarina Lopes17 agosto

    Delta eu tenho um grave problema em manter a higiene dos pincéis...ficam meses sem serem lavados �� vou tentar melhorar promisse hahaha bjo

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!