O Chá verde e as Catequinas

Oriundo da China e da Índia, o chá verde é consumido há séculos um pouco por todo o mundo devido aos seus efeitos benéficos. Explico-te porque é tão popular.
A seguir à água, o chá é a bebida mais consumida mundialmente. Embora o chá preto seja o mais escolhido (78%), cerca de 20% prefere a variedade verde. No Japão, por exemplo, esta última é uma bebida tradicional e a sua preparação obedece a vários rituais. Com exceção das infusões de plantas, o chá é fabricado a partir das folhas secas da Camellia sinensis. O nível de oxidação das folhas vai determinar o seu tipo: preto, branco, verde ou outro. O chá verde é obtido das folhas não oxidadas e é um dos menos processados, contendo, por isso, uma grande quantidade de antioxidantes.

ZERO CALORIAS 
O chá verde não adoçado constitui uma bebida desprovida de calorias. Contém vitaminas B, C e K, ácido fólico, potássio e magnésio. O teor de cafeína de uma chávena pode variar dependendo do tempo de infusão e da quantidade de chá infundida. No entanto, tem menos cafeína (aproximadamente 20-40 mg por chávena de 250 ml) do que o chá preto. O chá verde ajuda a manter um estado de alerta mental, mas como contém naturalmente o aminoácido L-teanina, tem propriedades relaxantes. Esta substância surge em suplementos alimentares para promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono. 

O chá verde é uma bebida tradicional do Japão e a sua preparação obedece a vários rituais. No entanto, no que diz respeito ao consumo mundial, o chá preto é a variedade mais escolhida (78%).

CATEQUINAS NO CHÁ 
O chá verde é tido como uma das bebidas mais saudáveis do mundo, pois contém mais antioxidantes do que qualquer outro chá: cerca de 20-45% de polifenóis por peso, dos quais 60-80% são catequinas, sendo a mais abundante a epigalocatequina-3-galato (EGCG). As catequinas podem encontrar-se também em outros alimentos vegetais, como nas maçãs, nas bagas ou no cacau, mas em concentração muito inferior à contida nas folhas de chá. São estes químicos naturais os responsáveis pelas suas propriedades benéficas antioxidantes, que ajudam a prevenir danos celulares e o stresse oxidativo, e que têm atraído a atenção da comunidade científica. Contam-se também outros componentes, ainda que em menores quantidades do que as catequinas, como a quercetina e outros polifenóis, mas também alcaloides, caso da cafeína e da teobromina, que complementam as propriedades benéficas desta planta. 

USO TRADICIONAL E ESTUDOS RECENTES 
A Oriente, o chá verde é usado tradicionalmente nas medicinas chinesa e indiana para promover a cicatrização, ajudar na digestão, melhorar a saúde mental e do coração e até para regular a temperatura corporal. Recentemente, demonstrou-se que o consumo regular de chá verde pode ter efeitos positivos na saúde. É, no entanto, importante salientar que serão necessários mais estudos antes de se considerar como definitivos estes benefícios. Estas são algumas áreas nas quais mais estudos se têm realizado com o chá verde:
PPrevenção do cancro
PRedução do risco de doenças cardiovasculares
PDiminuição de risco de AVC
PDiminuição do colesterol
PDiabetes tipo 2
PPerda de peso
PDoenças inflamatórias da pele
PMemória e função cognitiva
PAlzheimer

Algumas dicas de preparação:
4O sabor do chá é influenciado pela qualidade da água. 
4Dá preferência a água mineral ou filtrada. 
4Utiliza um utensílio próprio para colocar as folhas de chá no bule, evitando tocar-lhes com a mão. 
4Aquece previamente o bule ou a chávena com água quente para evitar que o chá arrefeça rapidamente. 
4Deixa a água ferver, arrefece-a ligeiramente e só depois coloca as folhas de chá. Consulta o tempo de infusão indicado nas embalagens. 
4Utiliza de preferência um bule de porcelana. Para o lavar, não uses detergente nem esponja, passa-o apenas por água fria e deixa-o secar ao natural. 
4Coloca uma colher de chá por chávena e mais uma para o bule. No caso das saquetas, deverás usar uma por pessoa. Ou podes estabelecer a tua medida, caso gostes dele mais fraco ou forte. 
4Mantém o chá numa embalagem hermética, num local fresco, seco, protegido da luz e odores. 
4Compra em pequenas quantidades para ser consumido o mais fresco possível.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!