Dicas para incentivar a utilização do copinho de bico (copo de transição)

O momento em que o teu bebé vai estar pronto para passar do biberão ou seio/copo de transição pode estar para breve. Mas, antes disso, é importante acostumar o bebé a este novo utensílio. Pode ser mais fácil ensinar um bebé a usar o copinho do que uma criança mais velha (e teimosa). 

Como sei se é a hora certa?
O bebé necessita estar sentando sozinho e ser capaz de segurar um objeto com as duas mãos. Isso varia, mas a maioria dos bebés consegue usar um copo entre os sete e nove meses. No entanto, alguns bebés podem não estar interessados em usar o copo até serem um pouco maiorzinhos. Porém, muitos pediatras recomendam introduzir o copo aos 12 meses para diminuir a probabilidade do bebé ter cáries (devo mencionar que é importante higienizar adequadamente o copo após cada utilização).

Beber do copinho de bico ajuda a melhorar a coordenação motora e também cria uma sensação de independência. Além disso, o copo ajuda o bebé a dominar as habilidades necessárias para usar o copo maior no futuro. 



O Dinis antes de utilizar o copo de bico/transição, eu já lhe oferecia água num pequeno copo de vidro grosso (podes usar de café ou de shot).

Como introduzo o copinho de bico/copo de transição?
Para começar, seleciona um copo que seja resistente e tenha abas para que seja mais fácil de segurar. Um bico que seja mole e flexível pode ser mais fácil para o bebé, principalmente no começo. Se escolheres um copo de plástico, assegura-te de que tenha o rótulo "livre de BPA".

Alguns bebés podem ter mais interesse em experimentar beber no copinho se o líquido for algo conhecido, como o leite materno. Se isto não funcionar, experimente algo novo, como um pouco de sumo de fruta diluído em água. Eu utilizei um gomo de laranja triturado com um pouco de água, foi aceitação imediata. Claro que isso não significa que aconteça o mesmo com o teu bebé, mas não custa tentar...certo? Se o sumo de laranja diluido em água não resultar, experimenta com a fruta preferida do teu bebé.

Além disso, é importante que tu própria utilizes o copo para mostrar para o bebé como se faz. Por exemplo, primeiro, coloca o copinho na frente do bebé. Depois, coloca o teu próprio copo na mesa, pega e bebe. O teu bebé pode decidir imitar-te e pegar no copo dele sem precisares falar nada.

Não te preocupes se o bebé não souber usar o copo logo à primeira. Todos os bebés terminam aprendendo, cada um no seu ritmo. No começo, ele pode só brincar com o copo e não beber muito. Se ele não entender bem do que se trata, podes guiar o copo até à boca do bebé e ensiná-Io a usar.  

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!