Cronograma Capilar - Sabes o que é? | Embelleze

Uma nova tendência para deixar o cabelo com um aspeto mais saudável e brilhante. Segue esta rotina de quatro semanas e comprova os resultados.

O que é o Cronograma Capilar?
É uma rotina de cuidados para o cabelo que teve origem no Brasil e que tem como finalidade obter um cabelo hidratado e sem frizz. Esse resultado obtém-se pelo uso estratégico de três tipos de máscaras capilares, cada uma com a sua função. A ordem pela qual as máscaras devem ser aplicadas, ao longo de quatro semanas, varia de cabelo para cabelo: se tem algum tratamento químico, como colorações, alisamentos, permanentes, etc., ou se está ou não exposto a fontes de calor regularmente, como secador e prancha, por exemplo. PRINCÍPIOS BASE Hidratar, nutrir e reconstruir – são estes os três princípios base do Cronograma Capilar. O fio capilar é uma estrutura porosa e que facilmente se degrada. As cutículas capilares são a camada externa do fio de cabelo e assemelham-se a escamas de peixe que, num cabelo saudável, estão fechadas e alinhadas. Para que se mantenham assim, há três premissas que tem de se verificar:

1)HIDRATAR O cabelo tem de estar hidratado, com os níveis de água repostos no fio de cabelo – aqui entra a Máscara de Hidratação;
2) NUTRIR Depois de hidratado, tem de ser “alimentado”, pois devem ser repostos todos os nutrientes da fibra capilar – uma Máscara de Nutrição servirá para este propósito;
3) RECONSTRUIR Finalmente, toda a estrutura da cutícula é reconstruída e são preenchidas todas as “falhas” com proteínas e aminoácidos – a Máscara de Reconstrução é necessária neste ponto.

 

Se lavares o cabelo mais de três vezes por semana, tem em consideração que, entre a aplicação de cada máscara, devem passar no mínimo 48h. Nos outros dias, deves lavar o cabelo normalmente – aplicar o champô, enxaguar, aplicar o amaciador, enxaguar.


EXEMPLO: Se o teu cabelo é saudável, começa por lavar o cabelo na segunda-feira e faz a máscara de hidratação. Volta a lavar na quarta-feira e usa novamente a máscara de hidratação. Na sexta-feira, lava e aplica a máscara de nutrição. Na semana seguinte, segue o esquema da segunda semana e assim consecutivamente. 

Quando terminar o ciclo das quatro semanas, começa a repetir a sequência, iniciando como na primeira semana.



TIPOS DE CABELO E CRONOGRAMA CAPILAR
Cabelo saudável 
Cabelos que não sofreram alterações químicas, como colorações e alisamentos. São cabelos opacos, sem brilho e com as pontas secas, que necessitam principalmente de hidratação e brilho. 
Cabelo danificado 
Cabelos que não sofreram alterações químicas, mas que são expostos a fontes de calor regularmente (secadores, prancha…). São cabelos ásperos, porosos, secos e com excesso de frizz, que precisam principalmente de reposição de nutrientes.
Cabelo muito danificado 
Cabelos que foram submetidos a alterações químicas, como colorações, alisamentos... São cabelos fracos, quebradiços, espigados e sem elasticidade.


Ingredientes para cada fase: 
Hidratação - Extratos de plantas e frutos, como aloé vera, mel, aveia e ainda glicerina e provitamina B5. 
Nutrição - Óleos e manteigas vegetais, como óleo de argão, jojoba, mostarda e manteiga de karité. 
Reconstrução - Proteínas e aminoácidos, como queratina, colagénio, proteína de trigo, proteína de soja, proteína de milho.

OUTROS CUIDADOS
Há ainda outros cuidados fundamentais para conseguir um cabelo saudável, quer faças o Cronograma Capilar ou não:

Aplica o champô única e exclusivamente no couro cabeludo, com o cabelo bem humedecido. A espuma que escorre pelos fios ao ser enxaguado chega para manter o cabelo limpo, uma vez que a oleosidade só é produzida no couro cabeludo.

Tempo de atuação: Independentemente da máscara que estejas a usar, deves cingir o seu tempo de atuação ao que é indicado na embalagem. Se for três minutos, evita deixar menos ou mais tempo. Ao contrário do champô, a máscara deve ser colocada no comprimento do cabelo e não na raiz.

Enxagua bem o cabelo quando retirares a máscara. Deixar produto no cabelo não faz com que ele tenha um aspeto mais brilhante ou saudável.

Aplica o amaciador/condicionador depois da máscara, de maneira a fechar a cutícula e manter os nutrientes que foram repostos. Tal como a máscara, deve ser bem enxaguado.

Não esfregues o cabelo ao secar. Deves envolvê-lo e deixar que a toalha absorva a maioria da humidade. O ideal será usares um pano ou t-shirt de algodão, já que este material reduz visivelmente o frizz do cabelo.

Deixa secar ao ar ou, se usares o secador e/ou a prancha, não esqueças de colocar um protetor térmico, de forma a que não danifique a estrutura do fio capilar.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!