Detox 2020

Ano novo, estilo de vida novo! Começa o ano 2020 com uma alimentação mais cuidada, sem excessos e desintoxica o teu organismo.

No final do ano, a nossa alimentação é, sobretudo, caracterizada por excessos alimentares, devido às inúmeras épocas festivas. Aproveita o início de 2020 para quebrar o ciclo, adotar uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente. Um estilo de vida saudável vai ajudar-te a desintoxicar o organismo e a controlar o peso.

AJUDA O TEU CORPO A DESINTOXICAR 

Uma dieta pouco equilibrada pode dificultar a capacidade desintoxicante natural do organismo. O processo de desintoxicação é desempenhado por inúmeros órgãos, nomeadamente o fígado, a vesícula biliar, os rins, os pulmões e a pele. Estes órgãos trabalham em conjunto para assegurar que as toxinas são transformadas em compostos menos perigosos que são, posteriormente, excretados através da pele, urina e fezes. Nesse sentido, é importante hidratar o organismo e promover um trânsito intestinal regular, uma vez que auxilia este processo natural. A adoção de uma alimentação completa, variada e equilibrada é igualmente importante, pois fornece os nutrientes essenciais ao normal funcionamento do organismo.
A DESINTOXICAÇÃO É O PROCESSO DE NEUTRALIZAR OU ELIMINAR TOXINAS COM O OBJETIVO DE PROMOVER A SAÚDE E CONFERIR VITALIDADE AO ORGANISMO. OPTA POR ALIMENTOS BIOLÓGICOS, POIS SÃO ISENTOS DE ADUBOS, FERTILIZANTES E PESTICIDAS SINTÉTICOS, SENDO POR ISSO MAIS SAUDÁVEIS. CONTÊM MENOS TÓXICOS E APRESENTAM UM SABOR MAIS AUTÊNTICO.
5 Dicas para promover a desintoxicação natural do organismo
1. BEBE 1,5 A 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA
Podes também optar por infusões de ervas ou águas aromatizadas (sem açúcar), mas sem nunca deixar de parte a água em pelo menos 1,5L. A hidratação é importante, uma vez que facilita o trabalho dos rins a filtrar substâncias tóxicas do sangue. 

2. AUMENTA A INGESTÃO DE FIBRA
A fibra ajuda a acelerar o processo de desintoxicação, pois melhora o trânsito intestinal que elimina resíduos do trato gastrointestinal. Para aumentar o consumo de fibra, dá preferência ao consumo de vegetais, fruta, cereais integrais, leguminosas e sementes (sementes de chia, linho, sésamo). 

3. LIMITA A EXPOSIÇÃO DO TEU ORGANISMO A SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
O álcool, o tabaco, os alimentos processados e o açúcar são exemplos de substâncias tóxicas, consideradas obstáculos ao processo de desintoxicação. Opta por alimentos mais naturais e com ingredientes conhecidos (sem aditivos artificiais). 

4. AUMENTA O CONSUMO DE ALIMENTOS DETOX
Quebra a monotonia do dia a dia e experimenta superalimentos como, por exemplo, a spirulina, a clorela ou a matcha, que podem ser adicionados às tuas receitas favoritas, proporcionando novos sabores e substâncias antioxidantes.

5. ALGUMAS PLANTAS PROMOVEM A DESINTOXICAÇÃO NATURAL DO ORGANISMO ALCACHOFRA 
Cynara scolymus
Confere suporte à desintoxicação, mantém a saúde hepática e contribui para o conforto intestinal. Esta planta possui em abundância um fitonutriente – a cinarina – que parece ser importante na redução dos níveis de gordura no sangue. A alcachofra aumenta o fluxo de bílis da vesícula biliar, o que auxilia o aparelho digestivo na eliminação e no metabolismo das gorduras alimentares.

BÉTULA 
Betula pendula 
As suas folhas têm um efeito diurético devido ao teor em flavonoides, vitamina C e sais minerais, favorecendo a eliminação de água, ureia e ácido úrico.

CARDO-MARIANO 
Silybum marianum 
Contém um grupo de flavonoides naturais (denominados coletivamente de silimarina), que são responsáveis pela maioria das suas propriedades fitoterapêuticas. É uma planta que suporta a saúde hepática, contribui para a proteção do fígado e do seu papel de órgão desintoxicante e promove a digestão. 

DENTE-DE-LEÃO 
Taraxacum officinale 
É uma planta que cresce em estado selvagem em quase todo o mundo, sendo também cultivada com fins medicinais. De acordo com alguns estudos, a raiz desta planta atua beneficamente no fígado, ao aumentar a produção e o fluxo de bílis. As folhas possuem um forte efeito diurético, que tem sido atribuído ao seu teor de potássio (um diurético natural).
O que são superalimentos?Apesar de não existir uma lista oficial, consideram-se que sejam os alimentos com alta densidade nutricional, ou seja, com uma concentração de um determinado nutriente acima da média. T~em por isso características especiais e benefícios únicos.
Mantém-te hidratado com água natural, aromatizada ou infusões de ervas, que ajudam a filtrar as substâncias tóxicas do sangue.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!