Novos Estilos de Alimentação | Diferenças VS Vantagens

Quando o assunto é bem-estar, a alimentação tem um lugar de destaque. Nos últimos anos, a busca por uma alimentação equilibrada aumentou e hoje em dia já existe uma maior oferta de produtos considerados saudáveis. 


Mas por vezes é difícil encontrar um estilo que se adeque ao nosso dia-a-dia. Em parceria com a Worten, conhece os novos estilos de alimentação e as sugestões que tornam o ato de cozinhar mais simples e rápido.

Paleolítico
Em que consiste?
Loren Cordain, o especialista em nutrição que criou o movimento Paleo, defende que o organismo humano ainda não teve tempo para se adaptar às práticas agropecuárias e, por isso, ingerimos muito mais hidratos de carbono, açúcares e alimentos processados do que o nosso corpo consegue processar.

Que vantagens tem?
Ao retirares os hidratos de carbono e os açúcares processados das tuas refeições está a contribuir para a perda de gordura acumulada, uma das razões que tornou esta dieta popular. A carne contém proteína e aminoácidos essenciais ao teu bem-estar, enquanto as frutas e vegetais são ricos em nutrientes.

No entanto, antes de iniciar uma dieta Paleo, convém informares-te junto de um especialista em nutrição. Por ser uma dieta que se baseia na ingestão de carne, convém saber qual a quantidade de proteína que deves ingerir por dia. O excesso de proteína pode prejudicar o funcionamento dos rins.

Glúten Free
O glúten é uma proteína que existe em vários cereais – como o trigo, o centeio, a cevada – e que pode criar problemas no sistema digestivo das pessoas celíacas ou que sejam sensíveis ao glúten.

Qual o efeito do glúten?
Quando misturada com água, a proteína transforma-se numa substância pegajosa que, ao colar-se às paredes do intestino delgado, impede a absorção dos outros nutrientes essenciais para o organismo.

Como confecionar produtos sem glúten?
Um dos grandes problemas dos celíacos é precisamente a confeção de produtos sem glúten. Para produzir uma refeição glúten free não podes utilizar utensílios que tenham estado em contacto com alimentos que contenham essa proteína. O glúten transfere-se com muita facilidade contaminando toda a refeição.

Podes sempre optar por cozinhar os teus produtos glúten free em casa: Com a máquina de fazer massa fresca da Philips, podes produzir qualquer tipo de massa em poucos minutos. Basta inserires os ingredientes no aparelho e em 18 minutos a massa fica pronta. Para além disso, as peças são desmontáveis, o que torna a limpeza muito fácil.

Vegetarianismo e Veganismo
Seja por amor aos animais e à natureza ou por uma questão de saúde, o vegetarianismo tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos. E isso é visível através da variedade de alimentos vegan que existem hoje em dia nos supermercados e do número de receitas em que a carne é substituída por tofu, soja ou seitan.

Em que consiste?
Ser vegetariano não é só não comer carne nem peixe, existem outras opções. Há quem prefira retirar todos os produtos de origem e animal e quem opte por continuar a comer alguns produtos.

- Um ovolactovegetariano não come carne nem peixe mas consome ovos e lacticínios. Há também quem opte por ingerir apenas um destes alimentos, tornando-se ovovegetariano (no caso dos ovos) ou lactovegetariano (no caso dos derivados do leite).

- Para um vegetariano, qualquer produto alimentar que seja proveniente dos animais está fora de questão. Existem ainda os frugívoros que se alimentam apenas de frutos, grãos e sementes e os crudívoros que defendem que a ingestão dos alimentos deve ser feita ao natural, ou seja, com os alimentos crus.

- A opção mais radical é o veganismo. Para além da alimentação, os vegans recusam-se a utilizar qualquer produto derivado de animais, seja roupa, calçado ou acessórios do dia-a-dia. O veganismo assume-se como um modo de vida de quem recusa a exploração animal.

Em todas as opções, os legumes são os protagonistas da dieta e podem tornar as tuas refeições mais criativas com a ajuda do espiralizador Kenwood. Este aparelho permite cortar rapidamente os vegetais necessários e em diferentes formatos. Podes, por exemplo, cortar os teus legumes no formato de esparguete dando mais cor e sabor às tuas receitas.

Macrobiótica
A filosofia macrobiótica vai além da alimentação. Trata-se de um estilo de vida que pretende encontrar o equilíbrio entre o ser humano e a natureza, seja ao nível biológico, ecológico, social ou espiritual.

Em que consiste?
Tendo surgido entre a cultura oriental, a dieta macrobiótica utiliza como base a ideologia do Yin e Yang – o bem e o mal que se complementam. Os alimentos considerados Yin são doces, frios e passivos enquanto os Yang são salgados, quentes e agressivos.

O ser humano deve estar em harmonia com a natureza o que significa que a alimentação varia consoante o local, o clima e a altura do ano. São privilegiados os vegetais de época que sejam plantados e preparados de forma tradicional.

Que vantagens traz?
Segundo a filosofia da dieta macrobiótica, nós somos o que comemos porque são as substâncias que ingerimos que circulam no nosso sangue e dão energia ao organismo. Por isso, uma alimentação mais equilibrada traz mais felicidade no dia-a-dia.

Para além disso, o facto de ser composta maioritariamente por vegetais e alimentos naturais é também uma vantagem desta dieta. No entanto é necessário ter em atenção que a dieta macrobiótica tem poucas fontes proteicas, o que pode levar a uma deficiência desta substância.

Detox
Batidos e sumos naturais à base de legumes e fruta para desintoxicar o corpo. É este o princípio dos regimes detox. O stress, a má alimentação e a ingestão de gorduras e açúcares contribuem para acumulação de toxinas, mas se juntar à sua alimentação sumos, chás e batidos com propriedades desintoxicantes consegue fazer uma limpeza interior.

Como funciona?
Existem diferentes formas de desintoxicar o corpo. Podes optar por um plano mais intenso e fazer um detox total durante um a três dias – nunca mais de cinco, e sempre com acompanhamento de um profissional –, ou inserir estes sumos e batidos na tua alimentação diária, substituindo por exemplo o lanche ou o pequeno almoço.

Independentemente da opção escolhida, é importante perceber como funciona o processo de detox: o plano contém um máximo de 1000 calorias por dia que são ingeridas em forma líquida. A grande quantidade de água presente nos sumos vai permitir que as toxinas acumuladas no corpo sejam expelidas através da urina.

Que vantagens tem?
Por serem produzidos com vegetais e frutos, os sumos detox têm muitos nutrientes que são necessários ao organismo. Podes sentir uma redução das dores de cabeça, do acne, da retenção de líquidos ou até da celulite acumulada. Também os teus padrões de sono podem ser melhorados graças a estes sumos e batidos, o que potencia uma maior energia no dia-a-dia.

Existem muitas receitas que podes experimentar, mas também podes juntar os teus legumes e frutas preferidos. Dá asas à imaginação e faz combinações a teu gosto. É muito simples criar um sumo detox com o liquidificador Philips. Com três velocidades, este liquidificador consegue criar sumos de fruta frescos ou batidos dos mais resistentes legumes.

Quem não pode fazer?
Um tratamento de detox pode não ser o mais adequado à tua saúde. Pessoas com problemas renais, diabéticos e doentes que tomem imunossupressores poderão sofrer efeitos secundários que deixem o organismo debilitado. Também as crianças, os adolescentes, as mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, não devem fazer um programa de desintoxicação.




NOTA: Este post é uma colaboração Worten

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!