Menstruação: alternativas mais saudáveis e ecológicas

Alguns dos produtos de higiene usados durante a menstruação são tóxicos e podem ser perigosos para a saúde. Apresento-te alternativas mais saudáveis e ambientalmente mais sustentáveis. 

Durante o período menstrual, os pensos higiénicos e tampões, que a maioria das mulheres usa, podem ser perigosos para a saúde. O contacto direto destes com a pele da vagina facilita a absorção das substâncias que os compõem. E, se alguns destes materiais que constituem os itens de higiene feminina são absorvíveis e tóxicos, isso significa que todos os meses uma parte destas substâncias será absorvida pelo organismo das mulheres. A longo prazo podem surgir desequilíbrios, como simples irritações e infeções locais ou, mais grave, problemas do sistema reprodutor.

OPÇÕES MAIS SAUDÁVEIS E ECOLÓGICAS 
Existem pensos higiénicos com vários níveis de absorção e tampões, com ou sem aplicador, que são igualmente confortáveis e fiáveis. Estes são produzidos a partir de materiais naturais e não recorrem a ingredientes nocivos, como: 
🌿algodão biológico certificado; 
🌿produtos livres de cloro e dioxina; 
🌿sem plásticos (são biodegradáveis e compostáveis); 
🌿sem fragrâncias, colorações ou perfumes. 
Estas opções protegem a saúde e também o ambiente, reduzindo o impacto ambiental que a utilização de pensos higiénicos e tampões convencionais acarreta.

O COPO MENSTRUAL 
O copo menstrual consiste num pequeno recipiente de silicone médico, reutilizável, que substitui a utilização de pensos higiénicos e tampões. Pode ser usado por períodos longos, pois tem a capacidade de recolher o equivalente a três tampões e pode ser usado também durante a noite. É a opção mais ecológica, pois tem uma longa duração, não havendo desperdício em compras mensais. Basta seguir as instruções de higiene.
De que são feitos os pensos higiénicos ou os tampões que usas? Sabias que a maior parte das marcas não divulga a lista de ingredientes?
PRINCIPAIS TÓXICOS PRESENTES NOS PENSOS HIGIÉNICOS E TAMPÕES 
Algodão convencional 
O cultivo do algodão convencional utiliza mais inseticidas do que qualquer outro cultivo e, muitas vezes, é geneticamente modificado. Este é o principal ingrediente de pensos higiénicos e tampões. 

Cloro, dioxina e seda artificial 
O mecanismo mais comum de branqueamento destes produtos recorre ao cloro, que cria um subproduto nocivo designado de dioxina. Este químico (pesticida) é altamente tóxico e desaconselhado pela Organização Mundial de Saúde: pode causar problemas como a endometriose, danos no sistema imunitário, no sistema hormonal e pode causar cancro. A seda artificial é uma fibra muito absorvente e, por isso, é usada em pensos higiénicos e tampões. Para além de ser branqueada com cloro, também é prejudicial, pois contribui para a secura da mucosa vaginal. 

Plásticos e ftalatos 
Muitas marcas de pensos higiénicos usam até 90% de plástico descartável nos produtos, o que constitui um grave problema ambiental e é também prejudicial, ao não deixar a pele respirar e libertar o suor produzido. A área vaginal fica assim mais propensa à proliferação de bactérias patogénicas. Os ftalatos são químicos industriais usados para tornar os plásticos mais maleáveis, como em aplicadores de tampões. Estes químicos estão relacionados com problemas de fígado, rins, pulmões e do sistema reprodutor. 

Perfumes, fragrâncias e neutralizadores de odores 
Os perfumes são absolutamente desnecessários, pois podem desequilibrar o pH da vagina e causar irritações. Além disso, um odor forte do sangue menstrual pode significar que algo não está bem pelo que, disfarçá-lo, poderá camuflar algum problema. 

Muito importante: Deves mudar os tampões com frequência (independentemente da sua origem) para evitar os riscos de produção de toxinas.



1.PENSO DE ALGODÃO REGULAR BIO | NATRACARE
Para ficar em contacto com a pele apenas é usado no revestimento do penso algodão 100% biológico certificado (certificação: GOTS). 

2.TAMPÃO ALGODÃO BIO REGULAR | NATRACARE
100% de algodão biológico certificado pela Soil Association. Sem perfume, Totalmente sem cloro, Biodegradável.

3.COPO MENSTRUAL | ORGANICUP
Tamanho A e B Reutilizável 100% de silicone médico sem ingredientes alergénicos, sem BPA, sem látex e sem corantes.

4.TOALHETES DE LIMPEZA BIODEGRADÁVEIS |ORGANICUP
Para a limpeza do copo menstrual em situações sem acesso a água corrente.

5.GEL FEMININO HIGIENE ÍNTIMA | CATTIER
Sem sabão e sem sulfatos, a sua fórmula ultra-suave respeita o equilíbrio íntimo.



0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!