Como Prolongar o Bronzeado Após o Verão

O teu bronzeado não tem que ficar nas férias. Descobre as dicas que ajudar-te-ão a prolongar o tom dourado de pele que ganhaste no verão.
Depois dos dias longos e do sol dourado de verão regressam as temperaturas mais baixas e os agasalhos, mas o teu bronzeado não tem que ficar nas férias. Como?!

TOM DE PELE
O tom de pele de cada pessoa é determinado por um conjunto de fatores. O mais relevante prende-se com a quantidade de melanina que é produzida por um determinado tipo de células chamadas de melanócitos. Quanto maior for a quantidade e o tipo de melanina produzida, para além da capacidade de armazenamento desta na tez, mais escuro será o tom de pele. Outro fator que contribui para o tom bronzeado é a quantidade e tipo de pigmentos carotenóides que se acumulam na pele. Por fim, é ainda necessário considerar a irrigação sanguínea dos tecidos e a quantidade de hemoglobina que neles se encontram. A hemoglobina é uma proteína que contém ferro e que se encontra nos glóbulos vermelhos, conferindo-lhes a sua cor característica. Quanto melhor for a irrigação sanguínea dos tecidos e a quantidade de hemoglobina, mais rosado e escuro será o tom de pele, que à primeira impressão pode dar a sensação de um aspeto bronzeado. 


ALIMENTOS A CONSUMIR
Os benefícios do consumo regular de frutas e vegetais já são largamente conhecidos no que diz respeito à prevenção de várias doenças crónicas, como a diabetes Mellitus tipo 2 e a obesidade. Porém, outra vantagem adicional poderá ser a promoção de um bronzeado mais bonito e duradouro. Alimentos como tomate, cenoura, espinafres ou abóbora são naturalmente fonte de carotenos, que são pigmentos de cor amarela e vermelha que dão cor ao alimento e se acumulam em diferentes partes do nosso organismo, como a pele. Entre os principais tipos de carotenos consumidos através da alimentação encontram-se o beta-caroteno, o licopeno, a luteína e a zeaxantina. Adicionalmente, os carotenos atuam no organismo como antioxidantes e contribuem para a prevenção do envelhecimento, do cancro, da doença cardiovascular e da degeneração macular associada à idade (DMRI), isto é, da perda de acuidade visual.

FONTES ALIMENTARES DE CAROTENOS
Beta-caroteno
Pimento vermelho
Cenoura
Batata Doce
Couve Lombarda
Espinafres
Abóbora

Licopeno
Tomate
Frutos de roseira brava
Melancia
Pimento vermelho
Espargos
Couve Lombarda

Luteina e Zeaxantina
Espinafres
Grelos de nabo
Couve
Agrião
Pimento vermelho

HIDRATAÇÃO 
O consumo adequado de líquidos é fundamental para assegurar a hidratação da pele e o seu aspeto saudável. O ideal será seguir as recomendações de ingestão de 1,5 litro de água por dia.

ÓLEOS ESSENCIAIS
A aplicação de um óleo essencial de cenoura pode contribuir para preservar o tom dourado por mais tempo. Outra alternativa natural e igualmente interessante para a manutenção do bronzeado é o extrato de noz. Este extrato é rico em juglona, um composto que reage com os queratinócitos da pele formando um pigmento escuro, que adicionalmente contribui para a proteção contra a radiação ultravioleta. É de ressalvar que estas opções são mais naturais do que os autobronzeadores, menos nocivos para a pele porque não contêm químicos e, em simultâneo, contribuem para manter a hidratação.

COSMÉTICOS
Quando se pretende manter o aspeto bronzeado, a aplicação de cosméticos apropriados também poderá ajudar. Destaco as bases com cor e as pérolas bronzeadoras que estimulam o efeito do sol na pele, conferindo-lhe um aspeto saudável e radiante. Ao escolher a cor, opta por um tom mais escuro do que o habitual para preservar e simular o efeito dourado da pele, mas sem exageros.

Cuidados Adicionais
Não te esqueças dos cuidados regulares de exfoliação e de hidratação. Uma exfoliação semanal poderá ser suficiente para remover as células mortas e evitar que a pele adquira um aspeto baço e sem vida. Ao mesmo tempo, a hidratação contribui para dar brilho e luminosidade à pele ao longo de todo o ano.

Suplementos Alimentares
O consumo de suplementos à base de carotenos pode ainda ser uma opção. Alguns estudos revelam que, quando consumidos em doses elevadas e por curtos períodos de tempo, os carotenos contribuem para aumentar a proteção da pele contra os efeitos negativos da radiação ultravioleta e reduzir o eritema, ou vermelhidão, desencadeado pela exposição solar. Por outro lado, a acumulação de pigmentos de tom amarelo contribui para manter o tom bronzeado e prolongá-lo por mais algum tempo após o verão.

2 comentários:

  1. Sofia Sousa13 setembro

    Olá Delta, adorei este post....quero manter o bronze o máximo possível, vou colocar tudo em prática e darei o feedback mais tarde :D beijos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13 setembro

    The best post ever

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!