Preparação da casa para a chegada de um bebé

Ser pai ou mãe é um dos momentos mais marcantes que podemos ter na nossa vida. A chegada de um bebé suscita muita expectativa mas também nervosismo: da gravidez, à previsão de falta de horas de sono e à escolha do nome do bebé, há muito que fazer e em que pensar, sendo que uma grande questão logística impõe-se: a preparação da casa para o receber.

Preparei um pequeno guia para todos os futuros pais, com algumas dicas para garantir que todas as divisões da casa estão preparadas, o melhor possível, para o acolher e ver crescer, desde o quarto até à cozinha.


Um quarto seguro, confortável e de fácil vigilância
Numa fase inicial o quarto vai ser a divisão onde o bebé irá passar mais tempo, por isso é essencial tomar algumas medidas e adquirir alguns produtos para que se diminua as probabilidades de acontecer algo desagradável. Visto que nos primeiros meses o bebé vai passar grande parte do tempo a dormir, é importante reunir os acessórios para que o possa fazer com segurança e conforto.
• Primeiro, se for necessário pintar o quarto, deves pintá-lo com alguns meses de antecedência para garantir que o bebé não entra em contacto com substâncias tóxicas
• Uma das compras fundamentais é o berço, de preferência um que garanta espaço e segurança para o bebé dormir. Os ninhos são boas opções para quando se quer deixar o bebé relaxar numa posição confortável.
• De seguida vêm os acessórios para o berço - lençóis, roupa da cama e almofadas - de tecidos naturais, como algodão biológico, melhores para a pele do bebé.
• Por último, para o bebé ter “tempo de chão”, o ideal é arranjar um tapete onde o bebé possa brincar livremente.


Cozinha com lugar para mais um
É verdade que enquanto o bebé estiver no período de amamentação, provavelmente não vai passar muito tempo na cozinha. Mas quando começar a comer papa ou alimentos mais sólidos vai
 começar a juntar-se à família na altura das refeições e, para isso, nada melhor que uma cadeira de refeições alta, estável e segura para que possam estar todos juntos à volta da mesa. Com a cadeira à mesa, também é uma boa ideia comprar um babete, para que o bebé não se suje enquanto come, e um dedal de limpeza para limpar a sua boca.

Na hora do banho
É fundamental garantir que o bebé tem uma banheira adaptada a si que lhe dê segurança, mas que também facilite o trabalho aos pais, encarregues desta tarefa nos primeiros anos. Não será uma má ideia comprar um conjunto de toalhas, também de materiais naturais, novamente para dar mais conforto e proteger a pele do bebé.


Sala de Estar, porque o bebé também tem de socializar
Os pais não vão querer ter sempre o bebé no seu quartinho, especialmente quando têm visitas ou quando simplesmente estão na sala a ver televisão. Por isso, arranjar uma espreguiçadeira ou um parque onde o bebé possa descansar e brincar, enquanto está em segurança.

Recomendações gerais para a casa
De modo geral, estas precauções podem ser aplicadas em diferentes divisões da casa e dão aos pais menos razões para se preocuparem. São pequenas áreas que, quando protegidas, poupam muitas “dores de cabeça”:
Rede de proteção nas escadas, barreira segurança para cama, se as tiver, para quando o bebé começar a gatinhar e dar os primeiros passos.
Protetores de tomadas em todas as divisões da casa, para evitar que o bebé apanhe um choque.
Protetores para a esquina de
 móveis bloqueadores de gavetas, para que o bebé não se magoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!