Aprende a lidar com o stress e ansiedade do dia-a-dia

A prática do Mindfulness engloba duas práticas: meditativas e cognitivas. Esta “filosofia de vida” pretende ajudar a gerir o stress e a ansiedade no dia-a-dia, é milenar e a Organização Mundial de Saúde recomenda. Aprende a colocar estes ensinamentos em prática!

É objetivo comum que durante o dia, nos esqueçamos um pouco do passado (o que “lá vai, lá vai”), que não ansiemos tanto pelo futuro (ainda não chegou e pode até surpreender pela positiva) e que nos foquemos no presente e naquilo que está a acontecer nas nossas vidas (dentro ou fora de nós), da forma mais relaxada e harmoniosa possível.
Porém, obviamente que não é uma “tarefa fácil". É por isso que a meditação não chega e continua a ser por essa razão que é quase obrigatório realizar práticas cognitivas que consiste em realizar exercícios específicos: a gratidão, o desapego, 
a aceitação, a auto compaixão, a compaixão pelo outro, etc.

Ainda que de uma forma bastante generalizada, aqui ficam dicas simples mas muito importantes para pôr em prática durante o dia de forma a conseguires gerir um pouco mais (e melhor) o stress e ansiedade.

Na noite anterior: sem grande tensão, tenta preparar tudo o que vais precisar ter “pronto” no dia seguinte. Seja ir à estação de serviço pôr gasolina no carro ou ao multibanco levantar dinheiro, ou pôr a roupa que vais vestir “a jeito”, faz estas tarefas nesta altura. Não guardes tudo para “amanhã de manhã”. Terás um acordar mais descansado. E, não te esqueças: é “um dia de cada vez”, uma atividade de cada vez.

Manhã
Acordar e Espreguiçar! – Depois de uma noite “parada” é importantíssimo que faças um alongamento natural não só para diminuir a probabilidade de vires a ter dores musculares mas também para o teu organismo entender que já estás pronta a começar a movimentares-te. Antes de te levantares (muito menos de repente), pensa “alto” e profundamente, pelo menos três vezes:
«Hoje vai ser um dia bom. Eu resolvo todos os problemas com harmonia! Eu sou capaz! Eu gosto de mim!»

Ir à Janela! – Permite que o teu cérebro perceba que já é dia, ao receber essa informação através da luz natural que vem da rua. Faz uma inspiração profunda e deita o ar fora devagar, com calma. Estarás a falar com o teu inconsciente (que entende muito bem o que a tua respiração diz!) e a dizer-lhe que está tudo bem, que não estás “tensa”.
Comer com Atenção! – Ao pequeno-almoço presta atenção ao que estás a comer. Não comeces logo a “(re)agendar” o dia na tua mente. Se o fizeres estarás a tomar o “comprimido” matinal da ansiedade. Adia. Começa a rever a planificação do teu dia só a seguir a esse momento e sem complicar.

Foca-te no Caminho! – Toma atenção ao percurso que estás a fazer. Tenta contrariar a tendência natural para “remoeres” ou antecipares situações. Ainda não chegaste ao local onde vais ter de fazer as “grandes atividades” do teu dia... como tal, tenta observar as pessoas (sem julgar ou criticar), os carros, a cor do céu, etc. E ter pensamentos positivos! Lembra-te do “mantra” do ponto 1 da manhã.

Organiza-te! – Por mais atividades que tenhas para fazer e/ou assuntos para resolver, vais ter mesmo de as organizar por prioridades e tentar fazer uma “coisa” de cada vez (não parece, porque é rápido, mas o cérebro trabalha em serie e não é “multitarefeiro” como se julga).

Tolera! – Por mais que te custe, tenta lembrar-te que cada pessoa é um “mundo”, que também tem problemas para resolver e que, muitas vezes, ainda que “embirrante”, está a tentar fazer o melhor que pode nesse momento da sua vida. Tolera e não vejas “isso” como um ataque pessoal. Se tiveres de “responder” faz-lo com calma e discernimento de forma a não alimentares uma discussão desnecessária e contraproducente.

Hora de Almoço: É fundamental que tentes sair do local onde estás e ir à rua! Se puderes almoça fora do recinto do trabalho ou estudo e tenta fazer uma pequena caminhada nem que seja de dez minutos. Faz algumas inspirações e expirações ao ar livre. 

Tarde
(Re)organiza-te! – Volta a organizar as atividades por prioridades e se já resolveste os assuntos da manhã tenta “esquecê-los”. Abre espaço mental para o que tens de novo a acontecer nesse dia.

Agradece! – Faz uma pausa de um ou dois minutos e tenta “procurar”, interiormente, uma “coisa” pela qual estejas muito agradecida, independentemente dos problemas que possas estar a ter neste momento da tua vida. 

Lancha e bebe água! – Vai bebendo água ao longo do dia e não te esqueças de lanchar. A maior parte da energia que faz mover o cérebro e dar as ordens “equilibradas” para o sistema nervoso trabalhar corretamente vem da alimentação.

Vai à Janela! – Na hora do lanche espreita por uma janela. Se a puderes abrir e puderes fazer umas inspirações e expirações, melhor. O teu cérebro, que tudo comanda, precisa oxigenar um pouco. Também é importante olhar para outras coisas, de forma a deixar que os teus neurónios descansem, desinchem e voltem a “funcionar” melhor.

Aceita e pede ajuda! – Aceita que podes ter algumas limitações relativamente a determinados assuntos (como todos nós) mas que tens qualidades maravilhosas! Por isso, esquece o ego e pede ajuda a alguém que à partida até sabe que não se vai importar de a ajudar (seja naquilo que for). Por outro lado, aceita se essa pessoa não a puder (ou não quiser) ajudar. Se isso acontecer é porque, provavelmente, também está a ter um dia “stressante”. Aceita, similarmente, algumas emoções menos boas que possas estar a sentir. Pensa que és humana e que isso faz parte de quem “sente”. Essas sensações acabarão por passar.

Não regresses à pressa! – Quando terminar o horário laboral ou de estudo, tenta não voltar para casa “à pressa”. Ainda que tenhas muitas outras atividades à tua espera, vai com calma. Segundo as estatísticas demorarás apenas mais quinze ou trinta minutos que o normal, sendo que depois poderás compensar esse tempo. Se tiveres de “correr” de forma a não perder o autocarro ou metro, faz-lo, mas quando já estiveres nele,
 respira fundo, sente que “está tudo bem”, que essa parte do dia já acabou e permite-te relaxar interiormente. Se ficares “presa” no trânsito, aproveita para descansar, pensares em coisas e/ou pessoas que te façam feliz. Não te permitas ficar excessivamente ansiosa. Isso não vai fazer com que o engarrafamento termine mais depressa.

Conversa com alguém! – Seja pessoalmente ou por telefone, tenta conversar com alguém da tua confiança para falar sobre o teu dia, é muito importante desabafar.

Faz uma atividade física! – Se não tens o hábito de fazer pela manhã, aproveita o fim de tarde para, pelo menos, fazer uma caminhada, lenta ou não, mas de pelo menos quinze minutos. O exercício físico é extremamente importante na gestão das emoções e regulação do stress e da ansiedade!

Noite
Janta com calma! – Tenta que, esse tempo, seja o mais relaxado possível. Faz os possíveis para comeres devagar e com atenção ao momento.

Recebe e dá atenção! – Faz ouvir-te mas não deixes de dar atenção às pessoas que amas e que vivem contigo. Vai saber-te bem dar e receber atenção. Se só “eles” quiserem falar, a título de brincadeira, marca a tua “vez” de conversar, explicando que “é rápido” mas que “precisas muito”.


Faz devagar! – Seja o que for que ainda tens para fazer nessa noite, faz devagar. Lembra-te: «Quem faz o que pode…» não é, de facto, obrigado a mais! Pensa: «Eu sou humana. Preciso descansar para poder continuar a fazer as coisas que quero e que preciso, da melhor forma possível. Eu permito-me fazer pausas e fazer “isto” devagar.»

Toma um banho relaxante! – Se puderes “limpa-te” desse dia através de um bom banho. Um banho “mindful” (sente que estás a “limpar-te” do dia que passou e a dar espaço para novas energias se apoderarem de ti, nomeadamente a energia do “descanso”, para dormires melhor. Sente o quanto é bom sentires a água no corpo e a leveza do gel ou sabonete na pele. Ainda no banho, inspira e expira três vezes, de forma profunda mas relaxada).

Faz uma meditação! – Se ainda te sentires “ligada” ao dia que passou, com angústia e ansiedade, nada melhor que ouvires uma meditação guiada para ajudar-te a dormir. Nestes casos as meditações baseadas na Visualização Criativa de Relaxamento podem ser muito úteis. Ouve ASMR, ou uma música relaxante para dormir – e deixa-te adormecer. Se estiveres demasiado triste ou com uma grande mistura de emoções, também podes optar por fazer um Scanner Emocional. Encontras vários gratuitos na internet ou no Youtube.


No dia seguinte tenta seguir, novamente, estes passos. Vais ver que podem ajudar imenso!

9 comentários:

  1. Eduard Fohr19 maio

    Eiii Delta
    Nice post

    ResponderEliminar
  2. Lilly19 maio

    I was in need of these tips. Visit my blog www.lillybaik.comI'm a fan of your work and you're an inspiration.

    ResponderEliminar
  3. so amazing content darling love it

    ResponderEliminar
  4. Fashionista EDC LV19 maio

    Hiii xx
    I loved your blog I sent an email inviting you to visit me in Las Vegas. I await your feedback.
    xx

    ResponderEliminar
  5. Dinara19 maio

    Great Tips

    ResponderEliminar
  6. Yoga Josey19 maio

    Hey Delta I am a yoga teacher and I loved your tips. Can I republish your post?

    ResponderEliminar
  7. Palav Desai19 maio

    Hi dear Delta this sounds like it actually works babe --

    ResponderEliminar
  8. Catarina Bettencourt19 maio

    Olá querida delta :) gostei muito das tuas dicas :) beijos

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!