LxFactory | Portugal

O LxFactory é um complexo industrial histórico com grande diversidade de lojas artísticas e restaurantes únicos em Portugal. Um local com uma identidade própria e que transpira arte por toda a parte.
É no ano de 1846 que a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa, se instala em Alcântara. Esta área industrial de 23.000m2 foi nos anos subsequentes, ocupada pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias, tipografia Anuário Comercial de Portugal e Gráfica Mirandela.
Uma fracção de cidade que durante anos permaneceu escondida é agora devolvida à cidade na forma da LXFACTORY. Uma ilha criativa ocupada por empresas e profissionais da indústria também tem sido cenário de um diverso leque de acontecimentos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitectura, música, etc. gerando uma dinâmica que tem atraído inúmeros visitantes a re-descobrir esta zona de Alcântara. 

Em LXF, a cada passo vive-se o ambiente industrial. Uma fábrica de experiências onde se torna possível intervir, pensar, produzir, apresentar ideias e produtos num lugar que é de todos, para todos.

Domingo é dia de mercado na LxFactory. Há artesanato, peças de design originais, roupa e acessórios novos e em segunda mão, e até frutas e legumes de vários produtores.


Por ocasião do seu 75º aniversário a Comur mergulhou 500 anos na história para criar uma coleção épica de exultação dos feitos Portugueses pelos mares deste mundo fora.

O mar que os portugueses um dia fizeram seu dá-nos hoje alguns dos mais maravilhosos sabores do mundo, proporcionando experiências gastronómicas únicas, possíveis pelos séculos de conhecimento que aqui se reúnem em torno de uma lata.

Saberes e sabores seculares, abraçados numa maré histórica de reencontro do Mar com os seus heróis. Uma epopeia agora recontada pela Comur, a conserveira de Portugal.

Os peixes:
Sardinha em Azeite, Peixe-Espada em Azeite, Dourada em Azeite, Corvina em Azeite, Carapau em Azeite, Robalo em Azeite, Petinga em Azeite, Ovas de Bacalhau fumadas com vegetais, Linguado fumado em azeite, Trutas fumadas em azeite, Salmão fumado em azeite, Atum em Azeite, Filetes de Cavala em Azeite, Mexilhão fumado em Azeite, Bacalhau Assado em Azeite, Lulas em Caldeirada e Polvo em Azeite.


A Livraria "Ler Devagar", na antiga Gráfica Mirandela, é um dos espaços emblemáticos da Lx Factory. Já foi considerada uma das mais belas do mundo, com uma antiga máquina de imprensa e livros até ao teto, onde se encontra pendurado um ciclista -- uma obra do artista Pietro Proserpio. Tem também uma pequena cafetaria e organiza atividades culturais.



3 comentários:

  1. Liliana Fidalgo19 dezembro

    Hey Delta, adoro os filtros que aplicas nas tuas fotos, podes dizer onde compraste? :-)

    ResponderEliminar
  2. Portugal is amazing

    ResponderEliminar
  3. Anónimo05 janeiro

    so cute and so beautiful place

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!