Make your Instagram Food on point

É uma das dicas mais solicitadas por vocês, por isso (e após várias semanas de preparação deste post) procurei passar alguns (se não todos) os conhecimentos que usufruo neste tema, ou não fosse eu considerada uma "influencer" [risos]. Queres saber todos os meus segredos?

Brincadeiras à parte, de certo já viste imagens incríveis de comida no Instagram e que continham os hashtags #instafood, #foodporn e #foodie. Fotografar comida tornou-se um dos maiores hobbies dos últimos anos, especialmente com o crescimento do Instagram.

A composição atrativa, a cor e a disposição são elementos que ajudam a tornar uma fotografia diferente. Para além disso é importante também teres um feed organizado e testares as fotografias ao lado umas das outras. A decisão entre seguir ou não seguir pode estar nos pequenos pormenores. Digo isto porque parto do princípio que a pessoa tem de se identificar com o teu feed de alguma maneira e isso pode relacionar-se totalmente com a harmonia, tons e cor das fotografias. O grande segredo é publicares fotografias de forma atrativa. Se entrasses pela primeira vez no teu perfil, seguias?



A iluminação e as superfícies
Deves sempre escolher locais com muita luz. Se não tens muita experiência e utilizas um smartphone, ajuda imenso estares num local bem iluminado (e com iluminação natural, de preferência). A comida, por exempo, com luz artificial, é mais díficil de fotografar, as cores ficam mais esmorecidas.

Além disso, no caso de fotografias de comida, escolheres sobretudo superfícies opacas, como a madeira, mármore ou os cimentos queimados, é a melhor opção. Tudo o que seja vidro ou superfícies espelhadas são mais complicadas de obter uma boa imagem porque espelha reflexos e obriga-nos a ter mais cuidado, porque inclusive podemos ficar refletidos nela. O tipo de loiça também é muito importante. Se puderes, utiliza loiças "baças", de porcelana ou de madeira, resultam muito melhor. As superfícies brancas também podem ajudar a dar destaque apenas aos alimentos.



As texturas e os planos
Experimenta adicionar texturas para a fotografia não ficar monótona. Utilizares texturas e alturas diferentes, caso contrário arriscas-te a publicar algo tipo flatlay (e sem problema, se for esse o objetivo). E estilo flatlay toda a gente consegue, mais ou menos, fazer umas fotografias engraçadas vistas de cima: fazes uma composição e fica bonito, só que toda a gente faz coisas parecidas e as galerias ficam todas iguais. Eu acho interessante tentares fotografar a comida em fundo ou em planos a três quartos (¾) que te permitam ter um outro tipo de diversidade e de versatilidade nas fotos.




Para fazer esses planos podes experimentar os planos picados (de topo inclinado) ou em três quartos (que é de frente), e ainda podes jogar com a luz: opta sempre por captar a fotografia de modo a que a luz possa incidir na diagonal, de forma uniforme. Isso é importante porque nós queremos que a luz se espalhe e incida sobre a comida e as superfícies. Além disso, utiliza acessórios e cria uma história!

Dentro dos acessórios também há coisas que podem ajudar: se tiveres um iluminador para combater o reflexo, ótimo...Se não tiveres, com um guardanapo branco consegues corrigir a luz: se ela estiver a fazer sombras onde não devia, é possível atenuar imenso. Experimenta!

Acrescentares personalidade em formato de pessoa é uma mais valia. Com certeza que já viste 
quem publique fotografias em que aparecem subtilmente os braços. Além disso,  colocar uma pessoa em fundo, desfocada, mas que está com uma "camisola gira", por exemplo, acho que acrescenta boa informação, já que dá outro tipo de linguagem e consistência à fotografia.



Outra dica extra é mexeres na luz do telemóvel. Com isto consegues eliminar reflexos dos pratos, por exemplo. Além disso, com um simples toque no ecrã é possível focar o que queremos e a câmara do telemóvel por si só, desfoca de forma inteligente e natural acabando por dar profundidade e tornar a comida mais interessante.

O que a maioria das pessoas quer nas fotografias das redes sociais é que estas “sejam inspiracionais”. Por isso, criar um contexto e uma história engraçada, faz com que haja alguma coisa na fotografia que faça parar o scroll de alguém pelo feed, nem que seja por dois segundos.

As revistas, os óculos e os porta-chaves são importantes. Por exemplo, as revistas permitem-me criar uma brincadeira. Em vez de ser só a comida ou a mesa já estou a introduzir uma algo que suscite a vivência, que também é importante nas fotografias.

O segredo para usar talheres é evitar que eles estejam espetados na comida porque “aí está-se a fotografar uma coisa de cima que vai ficar estranha e disforme. Se os puseres de forma mais composta eles já podem fazer parte da história.

Não estamos só a fotografar comida, estamos a colocar a comida a fazer parte de uma história.
Diz-me nos comentários se gostaste, e se tiveres alguma dúvida eu vou procurar responder-te o mais breve possível.

12 comentários:

  1. Carla Lima Aguiar08 setembro

    Adorei as dicas, obrigada por isso :)) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Victor Parente09 setembro

    Olá!
    Obrigada por ter encontrado um post sobre boas dicas em português. Não te conhecia e passei a seguir no instagram e subscrevi a tua revista. Abraço#

    ResponderEliminar
  3. Daniel Renan09 setembro

    So amazing tips �� Thanks Daniel

    ResponderEliminar
  4. Personally, this is a very good and comprehensive set of tips for a beginner! Thank you!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09 setembro

    Gracias guapa!

    ResponderEliminar
  6. BLISS77709 setembro

    Thank you so much! Just getting into photography so I found this quite useful .
    Thanks again.

    ResponderEliminar
  7. Catarina Lopes09 setembro

    Como sempre mt bem escrito e estruturado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Amei de mais garota
    Vc é topi rsrsrs

    ResponderEliminar
  9. Abdou Aissani14 setembro

    Hi
    Ich kannte deinen blog von deinem instagram account und ich habe mich verliebt.
    Herzlichen Glückwunsch

    ResponderEliminar
  10. Leonel Kasp14 setembro

    It was good to know these tips

    ResponderEliminar
  11. Francesco Possega17 setembro

    Mi sono piaciuti molto i suggerimenti e sono utili per me!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19 setembro

    Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!