Noite de fim de ano

Afinal quem é que vai atuar no Terreiro do Paço? E como é que podemos ir até lá? A linha amarela vai estar a funcionar a noite toda? E em que estações? Mas e se fôssemos a uma festa paga? O que é que vai estar a acontecer? Então e se passássemos o Ano Novo no rio? Será que podemos fazer isso?

Então e no Porto? Há festa nos Aliados, certo? E o metro, vai estar aberto até que horas? Podemos apanhar um barco para ver o fogo de artifício a partir do rio? E festas pagas, o que é vai estar a agitar a cidade nessa noite?

As borlas
Em Lisboa as atenções viram-se novamente para o Terreiro do Paço. Os Capitão Fausto e Marta Ren & The Groovelvets tocam antes da meia-noite, e depois há o espetáculo de fogo de artifício com banda sonora original dos Beatbombers — a dupla de DJ Ride e Stereossauro.

A partir das 00h15, um conjunto de músicos toca alguns dos maiores hits do pop rock português. São eles Ana Bacalhau, Samuel Úria, Miguel Ângelo, Rui Pregal da Cunha, Lena D’Água, Xana, Ana Deus, Luís Portugal e Viviane.

As festas pagas
O antigo Hospital de Arroios vai ter uma festa com três salas de música que só acaba às seis da manhã. No Convento do Beato, pelo sexto ano consecutivo está de volta o Le Reveillon. Já o Pátio da Galé vai ter um Baile da Virada no Ano Novo, enquanto a Fábrica Braço de Prata vai ter um programa onde ninguém fica para trás. Na noite de 31 de dezembro conte ainda com festas no Palácio Real da Tapada da Ajuda, SUD Lisboa, Terraço do Marquês e Myriad by SANA Hotels.

Na FIL, no Parque das Nações, mais de 15 DJ vão atuar numa festa com 30 horas de música. E a Revenge of the 90’s também vai celebrar o Ano Novo, com um programa pensado para os saudosistas dos anos 90. Para quem procura algo menos tradicional, o clube de swing XClube vai ter um programa com jantar, champanhe, passas e muita sensualidade, claro.

No rio
Para quem preferir a vista a partir do rio, a Seaventy vai ter dois cruzeiros a passear pelo rio: o Évora e o Confeitaria Nacional. Também pode subir a bordo do Príncipe da Beira, optar pelo cruzeiro da Sailing Lovers ou optar pela opção mais em conta da Carristur.
Porto

As borlas
O Porto vai ter uma Avenida dos Aliados cheia para assistir às atuações de Aurea e dos Amor Electro, apesar de também haver programação alternativa e com DJ na Praça dos Poveiros e no Largo Amor de Perdição.

As festas
A sexta edição do Porto Réveillon está de volta aos nobres claustros do Mosteiro São Bento da Vitória. Na Herança Magna, a festa recebeu o nome Back to 80’s Réveillon e, como o próprio nome indica, promete fazer uma viagem no tempo. No Lust acontece o Porto Privé Réveillon, com bar aberto a noite toda, no Ateneu Comercial do Porto há Lowe Réveillon.

No rio
A Douro tem um programa de Ano Novo a bordo do Cruzeiro Douro Ruby. O Tomaz do Douro também vai andar por lá, com uma festa que dura até às seis da manhã.
Como é que vai estar o tempo

A chuva vai manter-se até ao final do ano, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A última noite do ano será fria mas seca. Já o vento vai soprar de moderado a forte, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Os transportes públicos


Metro de Lisboa
Na madrugada de 1 de janeiro, vão estar a circular comboios nas linhas Azul, Verde e Vermelha. Nem todas as estações vão estar abertas, porém. Mostramos-lhe a seguir a lista para saber onde pode entrar e sair do metro.

Linha Azul: Pontinha, Colégio Militar, Jardim Zoológico, São Sebastião, Marquês de Pombal, Restauradores e Baixa-Chiado;
Linha Verde: Telheiras, Areeiro, Alameda, Rossio, Baixa Chiado e Cais do Sodré;
Linha Vermelha: Moscavide, Oriente, Olivais, Alameda e São Sebastião.


Metro do Porto
No Porto o metro também não vai parar. Todas as linhas vão estar a funcionar, com exceção da Linha Violeta (E), que encerra à uma da manhã. Vai haver também um reforço no número de viagens nas várias linhas e a utilização de um maior número de veículos duplos. Começa às 20 horas de 31 de dezembro. Sabe mais no site do Metro do Porto.

CP — Comboios de Portugal
A CP vai reforçar o serviço com uma campanha especial de bilhetes de ida e volta a 2€. Em Lisboa, vão existir comboios da Estação do Rossio para Sintra a partir às 1h30, e às duas, três, quatro e cinco horas da manhã, antes de o serviço habitual regressar às seis horas. Do Cais do Sodré para Cascais, há comboios especiais às duas, três e quatro da manhã. A promoção é válida a partir das 18 horas de 31 de dezembro e até às sete da manhã de 1 de janeiro em todos os comboios urbanos de Lisboa.

Já no Porto, os bilhetes promocionais foram colocados à venda esta terça-feira, 26 de dezembro, e são válidos entre o meio-dia de dia 31 e até ao final do primeiro dia de 2018. O site da CP tem todos os horários especiais que vão existir na cidade.

Autocarros
Carris
A Carris também vai ter horários especiais no Ano Novo, bem como alguns serviços suspensos devido à esperada redução de procura. As linhas 201, 207 e 210 a partir do Cais do Sodré, Rossio e Alfândega/Santa Apolónia, respetivamente, vão ter mais autocarros a circular. Já as carreiras 712, 722, 738, 744 e 764 não vão estar a funcionar. Saiba mais no site da Carris.

STCP
Na noite de Passagem de Ano, a STCP vai estar com o dobro dos autocarros nas linhas que vão para a Baixa, nos troços de maior procura, entre as 21 e as 5h30. Saiba mais no site da STCP.
PSP vai fazer revistas surpresas na rua no Ano Novo

Tal como aconteceu durante as celebrações de Natal, também na Passagem de Ano vai haver um reforço de segurança da PSP. Nesta noite pode contar com uma forte de probabilidade de se deparar com revistas surpresas. O objetivo é controlar a entrada de pessoas em locais com “concentração excessiva”.

A PSP irá recorrer ainda a raquetas de deteção de armas, procurando outros artigos que não podem entrar em espaços públicos. Nessa altura, a entrada em zonas como a Praça do Comércio, em Lisboa, e a Avenida dos Aliados, no Porto, pode mesmo ser limitada.


Espero que te divirtas e tenhas um excelente ano de 2018! Foco nos objetivos! 

2 comentários:

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!