In Saúde e Nutrição

Segredos: treino físico

É óbvio que não é somente quando chega a primavera e por conseguinte se aproxima o verão que devemos iniciar o treino físico, no entanto, se ainda não te iniciaste, chegou a altura certa para o começares a fazer. Conhece os meus segredos e inicia-te também nesta nova maratona...quem sabe possa inspirar-te!


Rotina de Treino
Confesso que principalmente no inverno e em alturas de pouca disponibilidade, confino-me ao interior de casa para um treino de aeróbica, dia sim, dia não, ou quando a oportunidade durante a semana é escassa, quarta e domingo. Música ritmada é o ideal para me afincar nos exercícios e localizar cada treino numa área de trabalho: coxas e glúteos; pernas e braços; barriga, pernas e glúteos...e assim sucessivamente. O treino cardiovascular ou de pilates também é algo que costumo fazer, embora com mais frequência na primavera/verão.

Look
Tenho de estar confortável e sentir-me bem maleável enquanto me mexo. Desde que descobri a roupa de treino do LIDL que não quero outra coisa: ténis, camisola/top técnico e leggins...Perfeito!

Hidratação 

A hidratação é crucial, antes uma meia hora de treinar bebo um copo de água, depois do treino água, água e mais água. Durante o treino é muito difícil parar para beber água, já que é pouco habitual fazer um treino intenso que exija hidratação extra. No verão gosto também de fazer batidos de fruta: laranja, melancia e coco!

Snacks
Não gosto de estar constantemente a petiscar diariamente a mesma coisa, por isso vou alternando entre cereais (aveia, linhaça, muesli), banana, panquecas, frutos secos, peças de fruta, iogurtes grego e/ou natural...Se fizer o treino de manhã, opto também por beber um café de intensidade baixa, é importante para manter a tensão regulada - principalmente a quem é propício a tensão baixa.

Playlist Musical

Oiço sempre música se o treino for de aeróbica: R&B, Pop...resumindo, a minha Playlist de Treino no Spotify (vai lá e confere), também temas mais comerciais que transmitam energia e dinamismo suficiente para me dar "power". Já se for correr ou caminhar, prefiro não o fazer, ouvir a natureza e o que se passa à minha volta é o meu foco.

Relaxamento
Ligar velas, um duche de água amena, com música mais calma ou simplesmente só com o som da água a correr...maravilha!


Hidratação Corporal
Confesso que sou do pior para aplicar cremes no corpo, é como se me sentisse besuntada e pouco limpa. No entanto, com o tempo fui conseguindo conciliar este facto com a aplicação mais frequente de cremes reafirmantes, hidratantes e/ou de relaxamento muscular, importantes não propriamente para o sucesso do treino físico mas para o resultado final do treino no nosso corpo. 

A meu ver e com a experiência que detenho, não é necessário praticar exercício físico mais do que 30-40 minutos por dia e/ou 160 minutos por semana em dias alternados. Acima de tudo é ainda mais importante a alimentação que se pratica antes, durante e depois do mesmo. Repetirem constantemente os mesmos exercícios/alimentação é no meu entender o erro mais comum. Acima de tudo uma alimentação e exercício físico sem monotonia! 

Se tens dúvidas ou apenas queres partilhar a tua opinião envia-me uma mensagem!

Related Articles