Medicamentos que nunca se deve tomar em jejum

Recebi um e-mail de uma leitora que questionava para o facto de ter a chamada "azia" e incluindo dores de estômago mais acentuadas, sempre que tomava determinado medicamento. Questionada se os tomava em jejum, esta confirmou que sim...daí esta publicação ser um alerta: medicamentos que nunca se deve tomar em jejum.

Alguns de vós com certeza acham que a probabilidade de isto acontecer é remota. Desminto...não é tanto assim! Se tomar medicação passar a ser uma rotina, com certeza a curto/médio prazo começarão a sentir os primeiros sintomas, muitas vezes considerados normais, mas absolutamente evitáveis.



Antibióticos 
Apesar de nem todos os antibióticos atuarem do mesmo modo, é importante ler o folheto informativo para ter a certeza do procedimento correto. De qualquer modo, a regra de comer antes da sua ingestão poderá aplicar-se a alguns tipos, mas também poderá ser prejudicial para outros. Portanto, ingere alimentos sempre que tomes antibióticos associados ao componente amoxicilina, augmentin, e clofazimina; que são os mais prejudiciais para o estômago e intestinos.

Contracetivos orais

Apesar de que tomar a pílula todos os dias à mesma hora ser importante para a sua eficácia, esta deve ser tomada durante a refeição, contribuindo para a diminuição da sensação de estômago pesado ou até ao combate às náuseas.

Anti-inflamatórios não esteróides
Utilizados para tratar a dor, bloqueando os receptores de sinais de dor no corpo (por exemplo, Naproxen, Ibuprofeno ou Aspirina) devem ser tomados SEMPRE em conjunto com alimentos para evitar problemas gastrointestinais e/ou hemorragias no estômago e intestinos.


Analgésicos opiáceos
Os opiáceos como a codeína, hidrocodona, oxicodona e morfina são bastante eficazes a atenuar a dor, contudo extremamente viciantes e com diversos efeitos secundários, por isso para evitar náuseas, vómitos e grande depêndencia imediata, tomar estes medicamentos à refeição pode ajudar.

Antiácidos 
Extremamente eficazes no alivio da azia e na ajuda a neutralizar os ácidos do estômago, é importante ingeri-los cerca de uma hora depois de comer ou durante a sua refeição. Todavia, se os sintomas de indigestão ocorrerem à noite, toma apenas um antiácido, sem qualquer acompanhamento alimentar.

Metformina 
Utilizado para tratar a diabetes tipo 2 (condição crónica em que o corpo não consegue controlar os níveis de açúcar no sangue), deve ser tomado com alimentos sólidos para evitar incontinência ou dores de estômago. Comer quando toma medicamentos para a diabetes também impede que os níveis de açúcar baixem.

Tentei partilhar a informação da forma mais suscita e descomplicada possível...espero que esta publicação tenha sido útil. Envia-me mensagem e partilha comigo a tua opinião.