Manteiga de Karité do Gana by The Body Shop

Recentemente, estive presente no workshop de apresentação das políticas de responsabilidade sociais e humanitárias da marca The Body Shop. Muito do que foi abordado era do meu conhecimento, mas foi interessante assistir aos depoimentos gravados pelas muitas pessoas espalhadas pelo mundo que colaboram para que os produtos que adoro sejam produzidos! Sabes como é produzida a Manteiga de Karité, uma das minhas manteigas corporais preferidas?

Confesso que adoro as manteigas corporais da The Body Shop - aliás todos os produtos que experimentei desta marca inglesa, criada em 1976 e atualmente uma empresa que conquistou um fiel exército de admiradores com sua política de responsabilidade e amabilidade pelos direitos do homem e dos animais - foram
aprovados e recomendados!

A
Manteiga de Karité (uma das minhas preferidas) é extraída à mão do fruto amadurecido. A manteiga extraída é aquecida a altas temperaturas para retirar todas as impurezas e arrefecida antes de ser armazenada e comercializada. Uma mulher produz diariamente 25kg de manteiga de karité. Bem, admito, quando ouvi isto, pensei de imediato que seria trabalho escravo, mas depressa me apercebo que a política de comércio justo com as comunidades não permite que esta quantidade seja ultrapassada, o que acaba por me tranquilizar também neste aspeto!

A Manteiga de Karité do Gana é produzida por
528 mulheres que formam a associação Tungteiya. A Associação Tungteiya mudou a vida de muitas mulheres, ao criar um fundo de reserva para financiar projectos comunitários, numa região dominada pelos homens.

Quem olha para esta embalagem de 190g não imagina que são necessários
dois dias para elaborar esta manteiga e muito menos que o processo é composto por 18 fases


Cada vez que a utilizar, irei lembrar-me que o preço dela não é em vão, já que o facto de esta associação existir, ajudou os habitantes locais a construírem escolas e assim promoverem o acesso à educação, melhorarem o saneamento construindo canalizações e abrindo poços de água, a promoverem o acesso à saúde, a melhorarem a construção das casas dos habitantes, a permitirem a construção de 10 infantários, 3 centros de saúde e lavandarias para os habitantes da zona e ainda a desenvolverem terras de cultivo em 11 aldeias da região.

Apesar de o Gana ser rico em ouro, diamantes e cacau a
região de Tamale (onde é produzida) é seca e árida e com frequência a época das chuvas ocorre apenas uma vez ao ano. Durante o longo período de seca, as famílias passavam fome, já que estes não podiam cultivar produtos para consumo próprio ou vender para gerar rendimentos. Por este motivo, estabeleceram relações comerciais para vender a manteiga de Karité à The Body Shop e assim durante a estação seca obterem rendimentos que permitam sustentar as suas famílias e não passarem fome.

Quem diria que uma das minhas manteigas preferidas tem tanta história para contar?

O Experience Bar é um conceito inovador que permite, segundo a marca, viver uma experiência de compra única, através de demonstrações de produtos, consultas faciais e diagnósticos de pele. Implementado pela primeira vez na loja The Body Shop do Centro Comercial Colombo, o objectivo é expandir às outras 26 lojas da marca em Portugal.


Conheces ou já experimentaste alguma das manteigas corporais da The Body Shop? Se sim, qual a tua preferida?