Os Segredos para uma Maionese Caseira Sensacional

Já te atreveste a fazer maionese caseira, mas nunca te saiu perfeita?! Deixa isso de lado e descobre os segredos para obteres aquela maionese sensacional!

O principal segredo para obteres uma maionese sem erro, é essencialmente utilizares material e ingredientes à temperatura ambiente.
Se os ovos, a mostarda, ou qualquer outro ingrediente estiver no frigorífico, retira-o pelo menos 2 horas antes de começares a fazer a maionese.
Para além disto, é crucial que não pares de misturar, pelo que é importante que a varinha mágica ou o liquidificador continue a funcionar enquanto adicionas o óleo em fio e o vinagre/sumo de limão.

Opção 1 Saudável
Ingredientes
1 ovo inteiro ou 2 gemas
Azeite de oliva q.b. (aproximadamente 100ml)
1 dente de alho
1 colher de chá de vinagre ou sumo de limão


Preparação
Num recipiente alto, adiciona o ovo e o dente de alho, tritura. Mantém a varinha encostada ao fundo do copo e adiciona o azeite em fio sem parar de triturar, adiciona por fim a colher de chá de sumo de limão.


Opção 2 Convencional
Ingredientes
1 gema de ovo
1 colher de chá de mostarda de compra
Sal e pimenta q.b.
Óleo de girassol q.b. (aproximadamente 100ml)
1 colher de chá de vinagre ou de sumo de limão

Preparação
Num recipiente alto, mistura a gema de ovo e a mostarda e deixa repousar. Após 2 horas de repouso, tempera com sal e pimenta. Sem parar de misturar, adiciona o óleo em fio enquanto a varinha mágica se mantém encostada no fundo. Quando esta começar a ganhar volume, adiciona o vinagre ou o sumo de limão e vai subindo lentamente com a varinha - nunca pares a varinha até que esta esteja suficientemente cremosa e volumosa.

Dicas
Se tiveres um liquidificador, utiliza-o, será uma mais valia, visto que consegues manter a funcionar enquanto adicionas o óleo em fio e o vinagre/sumo de limão...em velocidade baixa!

Se a maionese não ganhar forma ou começar a talhar, nada está perdido... Noutro recipiente, mistura uma colher de sopa de água fria com um pouco da maionese que confecionaste, depois adiciona o resto incorporando e batendo energicamente!


Maionese de...
Agora que dominas a forma perfeita de preparar dois tipos de molho, o saudável ou o convencional, podes adicionar acompanhamentos, para novos paladares e experiências gustativas! Deixo-te algumas dicas!

  • 1 colher de chá de açafrão em pó - acompanhar mariscos como lavagante ou mexilhão
  • 1 colher de chá de caril em pó - acompanhar carnes magras, aipo, frutos do mar
  • 1 colher de sopa de ketchup (aqui) - acompanhar salada fria de marisco e frutos do mar 
  • 1 cebola picada - acompanhar salada de batata
  • 1 alcaparra, 1 pepino picado, 1 cebola picada e salsa picada - confecionar molho tártaro
  • 1 colher de cominhos e salsa - para acompanhar carnes
  • salsa picada - acompanhar com batata fritas e carnes
Todos estes ingredientes, devem ser adicionados após a preparação da base da maionese e triturados ligeiramente com a varinha mágica ou no liquidificador.


Experimenta e delicia-te!


UTILIZA O CÓDIGO DELTAFERREIRA PARA 10% DESCONTO