Clafoutis de Frutos Silvestres

É verão (ainda e embora pelo norte pouco pareça), portanto escolhi esta receita para vos elucidar para a escolha daquela sobremesa para os dias mais frios de verão, outono, inverno e primavera, isto porque este Clafoutis de Frutos Silvestres consome-se ainda morno! Mnham!

Ingredientes (6 pessoas)
200g de framboesas
200g de mirtilos
200 g de amoras
120 g de farinha
35g de açúcar
3 ovos grandes
300ml de leite magro/sem lactose
Manteiga para untar


Preparação
Deita a farinha numa tigela, junta o açúcar, mistura e abre uma cavidade no meio. Adiciona o leite em fio e mexe sempre para que não fique com grumos. Junta os ovos e mexe bem. Reserva.
Arranja e lava as framboesas, os mirtilhos e as amoras, coloca-os em cima de um pano de cozinha e seca-os cuidadosamente. Unta uma travessa (barro ou vidro) indicada para ir ao forno com manteiga, espalha os frutos no fundo e adiciona por cima a mistura que reservaste.
Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até ficar cozido e douradinho. Retira do forno, deixa amornar e serve.

Curiosidade
Clafoutis é um doce proveniente de França. Originalmente, a receita consistia em utilizar cerejas inteiras, sob creme de farinha, ovos, leite e açúcar, e levar ao forno a gratinar.

A receita original indica que as cerejas deviam ser marinadas por 2 horas com açúcar e Kirsch (licor de cerejas alemão), preparar-se uma mistura de farinha, uma pitada de sal, ovos, açúcar, baunilha e raspa de limão; juntar leite, natas, manteiga derretida e as cerejas, e deitar-se num prato que possa ir ao forno e à mesa, untado de manteiga e polvilhado de açúcar; cozendo no forno quente 30-40 minutos e servido morno.
Existem variantes, em que se utilizam outras frutas, uma delas a maçã, ao qual os franceses atribuem o nome de flaugnarde ou flognarde.


UTILIZA O CÓDIGO DELTAFERREIRA PARA 10% DESCONTO