Sushi Saudável e Artesanal

Resolvi fazer sushi por casa, isto para evitar determinados ingredientes e molhos usados no sushi profissional. 
A conjugação de determinados ingredientes tornam esta uma receita de sushi saudável e artesanal!

Ingredientes
Algas nori green
Salmão fumado fatiado
Queijo creme tipo Philadelphia
Arroz tipo agulha ou integral (não necessita de ser especial para sushi)
Cuscus (opcional)

Utensílios
Faca afiada
Esteira de bambu (ou caso não disponhas utiliza papel tipo manteiga)
pauzinhos (opcional)

Preparação:
Começa por cozer o arroz como habitual, de véspera, o ideal é que se confecione com o arroz frio e bem sequinho. Também os cuscus, se optares por colocar, devem ser cozinhados conforme descrito na embalagem de véspera, para que se encontrem frios na altura de confecionares o sushi (podes cozinhar em água com talos de alho francês ou cebola, para dar um leve sabor aos grãos, já que depois de confecionado são retirados). Num local bem limpo e higienizado, estende a esteira de bambu (ou o papel manteiga ou outro da tua preferência que seja impermeável e antiaderente - se não usares esteira fica esteticamente menos apresentável) e coloca a alga nori com o lado brilhante para baixo. Espalha o queijo creme por cima da alga com a ajuda de uma faca, deixando cerca de 2 cm de distância da borda horizontal da alga. 
Coloca por cima o arroz e/ou os cuscus de forma o mais uniforme possível evitando que fique muito espesso. Adiciona por cima as fatias de salmão fumado. Com cuidado, utiliza a esteira ou o papel vegetal para te ajudar a enrolar e aperta bem para que fique bem acondicionado, mas de forma a que não transborde, por fim molha os dedos em água e passa nos 2 cm que falta para que cole e não se desenrole com facilidade.
Para cortar, a faca deve estar bem afiada e pode ser passada por vinagre de sidra (embora eu não o faça) para que não se cole principalmente ao arroz. Corta em pedaços de cerca de 2cm de espessura, limpando a cada corte com papel vegetal de cozinha ( molha novamentente no vinagre).
Como possui o queijo creme, dispensa molhos. Podes servir de imediato ou conservar em local fresco e hermeticamente fechado para posterior consumo.

Experimenta e delicia-te!

És fã de sushi? Envia-me a tua opinião sobre esta receita!