In Saúde e Nutrição

O que comer depois do exercício físico?



Depois do exercício físico, o corpo consumiu hidratos de carbono, sais minerais, gorduras e água. Agora é preciso repor a energia e nutrientes perdidos, assim é crucial saber: o que comer depois do exercício físico.

Água - deves ingerir antes, durante e especialmente depois do exercício físico, para evitar a fadiga e alcançares uma maior performance, deves consumir 500 ml de água de meia a uma hora antes do exercício. Durante a atividade deves beber um gole a cada 15 minutos. Depois de terminares, deves voltar a beber água até sentires-te saciada e hidratada.

Banana - Ideal para a recuperação física, graças aos açúcares saudáveis, podes recuperar energias rapidamente, para além de ser uma enorme fonte de potássio essencial para combateres a fadiga muscular.


Melão e melancia - muito ricas em água, proporciona a hidratação e absorção rápida de vitaminas e sais minerais.

Tomate - É excelente para repor os líquidos e a hidratação perdida, sendo que por outro lado, repõe os níveis de vitaminas e minerais. Também o licopeno, ajuda a combater a fadiga e os radicais livres.


CenouraExtremamente rica em sais minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio, e ainda, excelente fonte de vitaminas A, C, B2 e B3, ajuda a combater os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo.
Pão integral - Uma fatia de pão integral é o suficiente para repor hidratos de carbono. Crucial também para quem quer perder algum peso, já que são os hidratos de carbono que o ajudam a manter o organismo ativo.

Leite - É preciso teres em atenção que para praticares exercício físico com segurança, é necessário que possuas resistência nos ossos e articulações. É verdade que são os alimentos ricos em 
proteínas, cálcio e vitamina D que evitam danificares as fibras dos músculos, compostas por proteínas e aminoácidos. Procura leite (ou outros alimentos) com uma boa dose destas vitaminas, caso contrário, não pratiques exercício físico.

Queijo fresco - Tal com o leite, o queijo fresco (opta pela opção 0% gordura) é rico em água e proteínas. Podes adicionar para acompanhar uma sande: tomate, alface, pepino, rúcula ou outro vegetal da tua preferência e inclusive fruta como kiwi, laranja, banana, mirtilo.

Peru - possui baixo teor de gordura, pelo que é o alimento essencial para devolver as proteínas ao teu corpo, contribuindo eficazmente para manter os músculos em perfeitas condições.

Atum -
Tal como o peru, o atum é rico em aminoácidos como o ómega 3, proteínas como o selénio, magnésio, potássio, e vitamina B.


Related Articles