Escolhe petiscos mais SAUDÁVEIS

Quando pensamos em petiscos, as escolhas acabam por se centrar em bombas calóricas, que também não ajudam o organismo no seu normal funcionamento, podendo provocar indisposições e patologias clínicas adversas. É perfeitamente possível substituir aqueles alimentos menos saudáveis por alimentos que acabam por proporcionar uns verdadeiros petiscos saudáveis. Sabes qual a escolha mais acertada?

Queijo de barrar ou queijo seco inteiro? - O queijo possui proteínas e cálcio, contudo, também possui gorduras saturadas prejudiciais à saúde. O queijo de barrar contém menos gordura (média de 15%) do que o queijo seco inteiro (média 45%).

Como substituir as batatas fritas? - Corta legumes em fatias finas, deixa repousar num prato com sal para tirar a água e secar. Posteriormente, cozinha no forno ou no microondas para ficar igualmente saboroso e com muito menos calorias.

Quais as azeitonas que engordam menos? - As azeitonas 
possuem capacidades benéficas para a saúde, nomeadamente para o coração, mas ao mesmo tempo são portadoras de calorias que em demasia deixam de ser saudáveis. São as verdes que têm menos calorias do que as pretas, mas uma vez temperadas ou recheadas as calorias aumentam naturalmente.

Quais as tapas mais saudáveis? - As tapas que possuem na sua base vegetais, frutos do mar e alimentos com pouca gordura são as melhores para não engordar. Confecionar os alimentos grelhados (grelhador elétrico e não na brasa) torna-os mais saudáveis e mantem os nutrientes naturais dos mesmos.

Cerveja ou vinho?
- Aqui eu aconselho o vinho, já que é portador de antioxidantes benéficos a nível cardiovascular. Contudo, se o objetivo for a diminuição das calorias, a cerveja 0% de álcool, contém 20 a 25 calorias, será a melhor hipótese, de seguida a cerveja normal que contém 45 calorias e por fim o vinho, com 70 calorias. Tudo depende da quantidade que é ingerida, mas independentemente da bebida alcoólica escolhida é importante não ultrapassar um copo de vinho diário e um ou dois copos no caso da cerveja.