Cheesecake de Limão com Coco Ralado

Esta é uma receita com menos teor de gordura, já que é confecionado com queijo creme e queijo fresco juntamente com o sumo e raspas de limão, o seu toque especial é o coco ralado, que acaba por acentuar o recheio leve, cremoso e a textura, que faz lembrar mousse. Este é aquele cheesecake de limão ideal para os dias quentes!

Ingredientes
150g de bolachas tipo maria
60g de manteiga derretida
3 ovos tamanho L
80g de açúcar
400g de queijo creme magro
200g de queijo fresco magro
3 colheres de sopa de natas azedas à temperatura ambiente*
2 colheres de chá de farinha maisena
1 limão em raspas e sumo
coco ralado para polvilhar (preferencialmente seco e com pouco índice de açúcar)

Preparação
Pré-aquece o forno a 180ºC.
Unta uma forma redonda de 20 cm e cobre o fundo (incluindo as laterais) com papel manteiga. Coloca as bolachas numa picadora (ou dentro de um saco plástico sem fechar e amassa com a ajuda de um rolo de cozinha). Derrete a manteiga em banho maria ou no microondas, deixa arrefecer ligeiramente e mistura bem com as bolachas já em migalhas.
Coloca a mistura no fundo da forma e pressiona bem com a ajuda de uma colher. Coloca no frigorífico durante 30 minutos e cobre a forma com uma folha de alumínio.
Entretanto, bate o queijo creme até obteres uma textura suave. De seguida adiciona o queijo fresco, as natas azedas, o açúcar e a farinha maisena e bate com a batedeira elétrica até obteres uma mistura suave e cremosa. Junta os ovos, um de cada vez, batendo e adicionando depois o sumo e as raspas de limão, batendo novamente por cerca de 5 minutos.
Deita o recheio sobre a base de bolacha e bate levemente nos lados da forma para alisar a superfície.
Coloca a forma num tabuleiro de forno de assar e colocaem banho maria, numa altura de cerca de 3cm de água.Leva ao forno durante 50 minutos ou até ficar firme (mas com uma parte mais mole no meio).

Retira a forma do forno e deixe arrefecer. Coloca-a no frigorífico pelo menos quatro horas e retira o bolo da forma apenas antes de servir.

*Preparação das Natas Azedas: 3 colheres de natas, misturadas com uma colher de chá de sumo de limão. Deixa repousar pelo menos 30 minutos de forma a colhar. 

Experimenta esta receita!