9 dicas para produzir conteúdos de sucesso

"Delta Ferreira" é um projeto presente no digital desde 2014, sucedendo ao conceituado blog Beleza Pura desde 2012. Ao longo destes anos já produzi conteúdo para mais de 80 marcas nacionais e internacionais, e muitas delas permanecem até hoje... por isso, estas 10 dicas irão otimizar o teu trabalho e permitir-te criar conteúdos de topo quer para a tua marca pessoal, quer para as marcas/empresas que te contratarem.

1. Organiza-te
Se possuis uma profissão além da produção de conteúdo e estás a programar os conteúdos para a tua marca pessoal, é realmente muito importante organizares-te, para conseguires criar conteúdo com frequência e a qualidade compatíveis com o exigido atualmente pelo mercado nas redes sociais. 

Produzires conteúdo implica criares os teus processos de pesquisa e criação. Isso pode passar, por exemplo, por ler blogs que são referência no mercado, anotares tópicos importantes a abordar, conversares com pessoas interessadas na tua área de atuação... Assim terás dado o primeiro passo para te tornares um bom produtor de conteúdo!

2. Conhece o teu público
Para produzires conteúdo que potencialmente alcance os resultados pretendidos, é importante teres noção de quem é o teu cliente ideal, e com isso traçares a persona ideal para o teu negócio. Se for bem elaborada, ela vai ajudar a moldar a produção do conteúdo de modo a realmente conseguires impactar quem realmente queres atrair para o teu negócio.

Dependendo do objetivo e área de negócio, podes escrever ou produzir conteúdo de temas diversificados (principalmente se tiveres uma marca pessoal e um blog como o meu), mas o que fará mais sentido será segmentares o teu conteúdo para temas e abordagens que vão de encontro aos interesses do teu cliente ideal.

3. Procura referências de inspiração
Eu que produzo conteúdo para o meu blog há mais de 10 anos. Produzi conteúdo muitas vezes para publicação diária (posts diários durante cerca de 2 anos) e sempre procurei retratar muito aquilo que eu gostava, os meus interesses, as minhas dificuldades, abordar temas que me interessavam e mostrar aquilo que comprava... o digital alavancou graças à genuinidade dos bloggers e youtubers que produziam conteúdo sincero e despretensioso. Eu nunca abandonei esta perspetiva, que é inclusive uma forma de estar na vida e em tudo o que me envolvo: sinceridade e despretensão. 

Se retirarmos lições sobre como os influenciadores se comportam e porque as pessoas os seguem, rapidamente iremos encontrar muito conteúdo para nos inspirarmos. Obviamente que inspirar não é copiar materiais, mas sim descobrir referências que possam ser adaptadas ao modelo e ao objetivo do nosso negócio. Desta forma, é possível, por exemplo, adaptar ideias para o teu público-alvo e a tua persona e produzir conteúdo que irá interessá-lo, que ele pesquisa ou que compra. 
Produzir infoprodutos como e-books ou cursos também podem ajudar-te a conseguir contactos de potenciais clientes.

A produção de conteúdo é uma excelente maneira de criar uma relação mais próxima com o consumidor, fidelizá-lo e, consequentemente, fortalecer a relevância e a autoridade da tua marca.

4. Foca-te na qualidade e não na quantidade
É frequente encontrarmos "gurus do marketing" a sugerir publicações todos os dias pré-programadas ou aparecer nos stories todos os dias. A verdade é que eu não defendo que isso seja focado numa plataforma apenas, ou seja, é importante criar conteúdo com estratégia e focalizar energias para onde faz sentido. 

Pode não fazer sentido publicar todos os dias no Instagram Reels, mas pode fazer sentido publicar no Feed do Instagram quando publicas um post no blog novo, e publicar nas Histórias do Instagram diariamente, nem que seja para mostrar as refeições, fazer uma sondagem, publicitar artigos do teu site, etc.

Pode também fazer total sentido teres a tua marca presente no Pinterest, no Tiktok ou no Twitter, dependendo do tipo de conteúdo que produzes e para onde queres direcionar esses potenciais clientes.

5. Feito é melhor do que perfeito
O meu velho lema... Obviamente que devemos procurar uma qualidade superior, como expliquei no tópico anterior, mas essencialmente é importante fazer. O design do teu site, blog, ou redes sociais pode ser melhorada ao longo do tempo, sem prejudicar o conteúdo que é apresentado. Se ainda estás a procurar melhorar o design dos templates das tuas redes sociais ou queres já arrancar com um design atrativo (o que eu aconselho), podes procurar adquirir templates para as redes sociais.

Podes encontrar alguns modelos de templates para o Instagram, na minha loja Delta Ferreira aqui.

6. Mantém-te sempre atualizado
Se há coisa que fiz nestes 10 anos presente no online foi estudar: desde nutrição a arquitetura, a marketing, finanças ou maquilhagem, e até passando por praticar hobbies como escrita, fotografia, vídeo e pintura, que me despertavam a ter mais e mais ideias.

Conhecimento nunca é demais e estares sempre atualizado garante que tenhas informações relevantes, atualizadas e corretas na produção de conteúdo de qualidade.

7. Entende o básico de SEO
Se possuis um blog ou site, obviamente queres que o seu conteúdo tenha um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Conheceres o básico sobre SEO e executá-lo, irá fazer toda a diferença no posicionamento das pesquisas.

Por mais que os links patrocinados sejam extremamente úteis para promover e divulgar conteúdos, o tráfego orgânico também é muito importante para gerar relevância para o teu negócio. Investindo em algumas práticas de SEO, consegues resultados positivos mesmo sem a necessidade de fazer investimento monetário.

Além disso, a interação entre a marca e o cliente é muito maior. O feedback recebido depois da publicação de um post ou lançamento de produto, por exemplo, é uma das coisas mais valiosas na busca pela qualidade de alto nível nos conteúdos que produzes!

8. Acompanha as estatísticas
Estar atento às estatísticas disponibilizadas no Google Analytics, poderá ser de uma grande ajuda acerca do que o potencial cliente procura e o que lhe interessa.
A partir do monitoramento do desempenho de cada um dos conteúdos publicados, a tendência é que consigas facilmente produzir mais conteúdo que irá ser procurado, descobrindo o que gera impacto no setor que atuas e o que é mais eficiente.

9. Faz networking
Procura cercar-te de pessoas que vão ajudar-te a aprender, que possam divulgar o teu trabalho e que possam a vir a ser possíveis parceiros. Networking é crucial para quem quer ter uma estratégia de conteúdo relevante. 


1 comentário:

  1. Maria Lima09 dezembro

    Cheguei pelo Pinterest e amei o teu blog.. obrigado pelas fontes também

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!