TURQUIA | Izmir

Existem poucos lugares no mundo que incorporam a sensação eterna de férias de verão e Izmir é sem dúvida um deles. 
Este centro cultural ao longo da costa do Mar Egeu é um tesouro de achados arqueológicos, lojas de rua movimentadas e becos estreitos - todos sugerindo um passado diversificado e misterioso. 

Izmir, Turkey
N 38.42° / E 27.14°

Curiosidade
Izmir (originalmente chamada de Esmirna nos tempos antigos) tem uma longa e gloriosa história. O Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo, fica em Izmir, assim como três das “Sete Igrejas” mencionadas na Bíblia. Além disso, acredita-se que o poeta épico Homero tenha nascido em Izmir.

Ephesus, Izmir, Turkey | @sinembakir

Antiguidades infindáveis
Dos romanos e gregos aos persas e troianos, inúmeras civilizações antigas deixaram a sua marca em Izmir. A região era um movimentado ponto de passagem nos dias da Rota da Seda (podes visitar as ruínas). No coração da cidade, explora os restos de arcos de pedra e basílicas na Ágora de Izmir, que remonta ao século IV aC. Caminha até a vizinha Pérgamo, onde podes ver as ruínas de uma antiga e poderosa cidade grega. E nenhuma viagem a Izmir estaria completa sem levar o carro para Éfeso, lar de várias estruturas antigas notáveis, como o Templo de Ártemis.

Kızlar Ağası Hanı | @biorocker

Teste o teu paladar
A Turquia é o lar de alguns dos sabores mais deliciosos do mundo, e seria um desperdício se não tiveres como missão experimentá-los todos. O melhor lugar para fazer isso e muito mais é nos mercados e bazares locais. O mercado de Kemeralti é o mais conhecido e é uma vasta coleção de barracas de comida e lojas de artesanato. Também vale a pena conferir o mercado Han Kizlaragasi, menor e mais escondido. Se precisares de uma pausa nos bazares movimentados, faz uma viagem para fora da cidade até a vila de Sirince ou Urla para caminhares pelos olivais e vinícolas e degustares um vinho local. 


Conhecer um pouco do bairro
Ruínas e mercados antigos são ótimos, mas lembra-te que esta é uma cidade que existe há milhares de anos e por isso há muito para explorar. A área de Basmane inclui um labirinto de pequenas ruas cheias de casas brilhantes, enquanto as ruas secundárias de Alsancak têm casas da era otomana e uma ótima vida noturna. Caminha pelo calçadão em Kordonboyu, aproveitando para relaxar num dos cafés à beira-mar e conhecer o delicioso café turco. Em seguida, vai até Karsiyaka e explora as ruas comerciais e assim terás mais uma vista da orla.


Contempla as vistas
Instalada no Mar Egeu, Izmir está repleta de vilas costeiras perfeitas e lindas praias que a maioria dos visitantes nem sabe que existem. Explora as praias de areia branca espalhadas por Pamucak e Cesme ou aventura-te a praticar kitesurf em Urla. Explora as ruas secundárias caiadas de Alacati, uma cidade semelhante a Santorini e Mykonos, para em um dos cafés à beira-mar e contempla as vistas. 
Mas se decidires ficar no centro da cidade, faz uma longa caminhada ao longo do calçadão à beira-mar em Kordon, passeia pelas praças históricas e ondas azul-turquesa antes de embarcares em um barco para um pequeno cruzeiro ao pôr do sol na baía.


Dica da NEŞEM'S @nesemcelikkaya
"Há onze anos que visito Urla e encontrei muitas razões para amá-la. À noite fiquei na Adega de Urla e contei as estrelas contra a vinha, depois caminhei na Ilha da Quarentena com mar dos dois lados. Urla é o quintal nostálgico de İzmir, que podes chegar em 45 minutos do centro da cidade. Não é surpresa que a proximidade de Urla com Izmir, o seu verde da natureza, as praias intocadas, os seus locais encantadores e a deliciosa cozinha do mar Egeu, estejam ainda hoje no meu pensamento. Além de tudo isso, há algumas atividades culturais e saborosas, como a Urla Vineyard Road ou o Urla Alcachofra Festival. Urla está a tornar-se uma cidade pacífica e a tornar-se um lugar imperdível nas listas de passeios de İzmir." 


O que e onde comer
Beber um chá e comer frutos do mar
Começa o dia como um habitante local com um Boyoz quente (um pastel turco) combinado com um chá turco. Quando o jantar chega, uma coleção de meze (aperitivos) como lula e berinjela grelhada delicia-te até ao prato principal. Restaurantes como Tavaci Recep Usta e Mavra oferecem deliciosos pratos tradicionais deliciosos. Localizado à beira-mar, os frutos do mar de Izmir são divinos, então podes experimentar no restaurante Tuval em Cesme ou Sipari para peixes frescos acompanhados de uma taça de vinho local.


Onde ficar
Esta noite na Turquia
Ficares hospedado no centro da cidade é perfeito, mesmo se planeares passear por toda a província de Izmir. Alsancak, Konak e Karsiyaka são ótimos bairros com localização central, perto de lojas e restaurantes. O Key Hotel ocupa um antigo prédio de um banco ao longo do calçadão e oferece uma experiência moderna e luxuosa, enquanto o Met Boutique Hotel é um paraíso de design moderno. Para uma experiência mais económica, experimenta o Laguna Pansiyon, uma antiga casa habitacional localizada no coração de Alsancak.


Faz um plano
"Se quiseres aproveitar ao máximo o teu dia, planeja o que queres fazer e ver primeiro. Eu recomendo ficares de dois a três dias apenas para passear e começares o dia cedo, por volta das 7 ou 8 da manhã, porque para visitar muitos locais precisarás ir de transporte e isso leva tempo." - @michelleprayogo

A caminhar 
"Podes caminhar de Alsancak ao longo do porto até à torre do relógio. Leva cerca de 30 a 40 minutos para caminhar ao longo do cais de balsa de Alsancak até a torre do relógio. Há muitos restaurantes e cafés para desfrutar de um ótimo pôr do sol quando o clima permite." - @evolution7707

Um tapete encantador
"A indústria turca de tapetes é enorme. Eu recomendo visitar uma loja de tapetes, especialmente se estiveres à procura de um tapete novo." - @kylewerner

1 comentário:

  1. Joel Lima23 agosto

    Ei Delta..queria deixar um comentario de parabenização pelo teu trabalho TOP :D já utilizei alguns dos teus guias para viajar e são brutais....continua o excelente trabalho! Obrigado!!

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!