ROMÉNIA | Bucareste Guide

Nas últimas duas décadas, Bucareste começou a "sacudir o pó" do passado para receber uma nova geração de viajantes ansiosos para descobrir o próximo destino "it" da Europa. Muito do charme do velho mundo da cidade foi perdido sob o seu antigo regime comunista, mas a cidade está a voltar com uma nova era de restauração e rejuvenescimento. 

Muito desvalorizada, Bucareste oferece muito para o viajante intrépido, incluindo uma vertiginosa incompatibilidade de arquitetura, parques e vilas elegantes e uma história que está a ser lentamente recuperada para lhes proporcionar um futuro melhor.

Curiosidade
O Palácio do Parlamento de Bucareste é o recordista do maior edifício da Europa, do edifício mais pesado do mundo e o segundo maior edifício administrativo do mundo.

Bucharest, Romania
N 44.42° / E 26.10°

Quando visitar
Abril - Setembro
Quando o inverno dá lugar à primavera de Bucareste, a cidade desfruta de manhãs frescas e arejadas e tardes mais quentes. Esta época do ano é perfeita para passear e explorar. Se és fã de eventos e festivais, fica atento ao calendário de eventos para poderes reservar os bilhetes com antecedência.

Viver a nova cidade
Grande parte do renascimento de Bucareste acontece na sua Cidade Velha. Já foi um movimentado local de comércio e residencial, mas a maior parte dessa área rica em história foi desmatada durante os dias comunistas da Roménia. O que resta, está cada vez mais a ser trazido de volta à vida. De cafés badalados a bares na cobertura, hotéis boutique e lojas de roupas, o espírito de renovação vibra pela região, especialmente quando o sol se põe. Faz uma visita ao café Van Gogh, o Pura Vida Skybar e o Bicicleta se quiseres misturar-te com os habitantes locais. Durante o dia, explora o Food Hood, o maior mercado de rua da cidade que está repleto de música local, eventos e barracas.

Muzeul Național "George Enescu" | @xposed.shots

Quando o passado "assombra" o presente
A figura iminente de Vlad, o Empalador (podes conhecê-lo como Conde Drácula) é uma das principais atrações turísticas do país há décadas. O berço de Vlad, o Castelo de Bran e várias outras fortalezas iminentes são facilmente acessíveis a partir de Bucareste, se quiseres fazer uma viagem de um dia. 
Se preferires ficar pela cidade, ainda há algumas residências reais que podes visitar. Faz um passeio pelo passado comunista da Roménia no Spring Palace, na antiga vila do ditador Nicolae Ceausescu e no iminente Palácio do Parlamento, outro projeto espalhafatoso de Ceausescu. O Old Princely Court (Curtea Veche) vai dar-te uma boa dose de Drácula, enquanto o Palácio Real e o Palatul Regal irão mostrar-te uma visão da família real da Romênia (sabias que até a realeza paga aluguel?). Por fim, podes visitar o museu que virou palácio, o Museu Nacional George Enescu, para uma dose de arte com o seu tour real.

A vida ao ar livre
Bucareste pode não ser a cidade mais fotogénica, mas os seus parques certamente são. No centro da cidade encontram-se os Jardins Cismigiu. Construído em torno de um lago encantador e com campos floridos e bustos romanos, este jardim irá transportar-te para uma época mais romântica. A partir daqui, passeia por Şoseaua Kiseleff, uma ampla avenida pontilhada de elegantes vilas e uma réplica do Arco do Triunfo. Finalmente, se queres um lado da história com natureza, visita o Museu da Aldeia Nacional Dimitrie Gusti. Este museu ao ar livre inclui exibições da vida tradicional romena, como autênticas casas de campo camponesas, antigos moinhos de vento rangentes e pequenas igrejas encantadoras.

Águas relaxantes
Bucareste pode não ter as fontes termais naturais de cidades como Bath ou Baden-Baden, mas tem Therme. Este centro de relaxamento é incomparável na Roménia e possui piscinas termais e o maior jardim interno do país. Relaxa nas águas aquecidas cercadas por uma vegetação exuberante tão densa que vais pensar que desembarcaste na Amazónia. Completa a tua estadia com uma massagem e uma bebida, e será um dia de descanso perfeito.

Dica de viajante
"Calea Victoriei é uma avenida importante em Bucareste e também uma das minhas ruas favoritas para passear. Leva 4-5 horas para descobrir esta avenida incrível, que inclui visitar museus e reforçar as energias no almoço, porque aqui encontrarás os terraços mais atraentes de Bucareste. E, no final, caminha da Piata Victoriei até à Cidade Velha, onde encontrarás muitos restaurantes e bares ideais para terminares os teus dias de férias em Bucareste." - @lidia.muntean

Onde e o que comer
Como muitas cozinhas do Leste Europeu, a comida romena é bastante "pesada". Mas viagem não é viagem sem consumir comida local: do sarmal cu mamaliga (rolinhos de carne em folhas de repolho com polenta) a uma variedade de ensopados, há muito para um viajante voraz se deliciar. Visita a cervejaria mais antiga da cidade, Caru' cu bere, que fabrica a sua receita única desde 1879. Pode ser um pouco turístico, mas o ambiente é divertido e a cerveja interessante. Outro ótimo lugar para experimentar uma reviravolta nos pratos tradicionais romenos é o Lacrimi si Sfinti – que confeciona os seus pratos com ingredientes locais e serve alguns pratos deliciosos. Para encerrar a noite, para no Upstairs ou Linea/Closer to the Moon para desfrutares de bebidas e aperitivos com uma vista imperdível.

Dormir e desfrutar
A Cidade Velha é onde a vida de Bucareste floresce, então encontrar um lugar para ficar nesta área permitirá que estejas bem no meio de tudo. A melhor parte de Bucareste é que ainda é barata, então encontrar um hotel de luxo barato é fácil. O Rembrandt Hotel é um dos favoritos, oferecendo quartos íntimos e aconchegantes e um serviço amigável. Para um gostinho do luxo romeno à moda antiga, o hotel histórico Casa Capsa oferece um vislumbre da era dourada da aristocracia romena.

Apenas relaxa
"A Roménia não experienciou muito turismo até há cerca de 12 anos. Embora haja muito para ver e fazer, eles carecem de muito atendimento ao cliente. Se fores viajar para lá sabendo disso, vais gostar e apreciar muito mais. " - @alisonmarlborough

Descobre os lugares mais instagramáveis de Bucareste, de mosteiros elegantes a ruas coloridas, com @lidia.muntean

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!