MONTENEGRO | Kotor

Escondida na esquina do movimentado circuito turístico do Mar Adriático, Kotor tem seus visitantes, mas continua lamentavelmente subestimada. Aqueles que descobrem este refúgio dos Balcãs são arrebatados pelas suas montanhas alpinas, uma baía semelhante aos fiordes, uma arquitetura medieval e aquele charme mediterrâneo.
Kotor, Montenegro (Europa)
N 42.42° / E 18.77°

Quando visitar
Setembro a Novembro
Kotor desfruta do melhor do clima mediterrâneo. Quente e ensolarado, temperado e convidativo, este refúgio à beira-mar ganha vida no verão. Portanto, isto significa que as multidões são mais propensas em Julho e Agosto. Se quiseres aproveitar Kotor, aconselho-te a ir no final do Verão e inicio do Outono.

Cidade Velha de Kotor | @diratania

Gatos e vistas deslumbrantes por todo o lado
A Cidade Velha de Kotor é um local da UNESCO desde 1979 e assim que observares a cidade irás facilmente entender o porquê. Fortalezas medievais bem preservadas, palácios venezianos e igrejas ortodoxas agrupam-se pelas ruas de paralelepípedos povoadas principalmente por felinos preguiçosos [risos]. Passa pela entrada da Cidade Velha no Sea Gate e passeia pela Catedral de St. Tryphon. Explora o Museu Marítimo ou, se por mero acaso te perguntares por que há tantos gatos na cidade, visita o Museu do Gato. Passeia pelas pequenas lojas e para para assistires aos mestres artesãos demonstrarem os seus talentos ao vivo. No final do dia, vai até às muralhas da cidade no Castelo de San Giovanni, subindo os 1355 degraus antigos para finalmente contemplar a vista deslumbrante de toda a baía.

Bay of Kotor | @pustolovac_

A costa deslumbrante
De muitas maneiras, a Baía de Kotor assemelha-se mais a um fiorde norueguês do que à costa Mar do Mediterrâneo. Sobe de barco e navega ao redor, explorando as pequenas ilhas que pontilham as costas, como Sveti Đorđe, lar de um mosteiro, e a Nossa Senhora das Rochas, uma igreja flutuante artificial. Se conseguires evitar a multidão, visita a Caverna Azul, uma caverna de água naturalmente iridescente, ou pede ao teu guia que encontre outra. Não te esqueças das praias também. A Dobrec Beach é um lugar incrível para dar um mergulho nas águas cristalinas e só é acessível por barco.


Um lugar sossegado nas montanhas
Segue para o interior e visita as montanhas. A maneira mais conhecida de entrar nas colinas é pela Escada de Kotor, uma trilha assustadora de 70 ziguezagues que começa na Cidade Velha e sobe constantemente até a Passagem de Krstac. Se gostares de aventura, encontra o caminho para o Parque Nacional Lovćen, onde as montanhas e a história te esperam. A atração mais popular aqui é o Mausoléu de Njegoš, um túmulo no topo da montanha para o príncipe-bispo Petar II Petrović-Njegoš. Vistas deslumbrantes fazem deste um local popular para caminhar, contemplar e fazer as pazes com o nosso "eu interior".


As bonitas aldeias
Empoleiradas ao longo da água na Baía de Kotor estão muitas vilas adoráveis que merecem a tua visita. Aluga um carro ou bicicleta e visitas as várias aldeias próximas. Perast é considerada a vila mais bonita de Montenegro, e certamente merece, com aspeto veneziano e vistas para uma baía tranquila. A charmosa cidade medieval de Herceg Novi e o chamativo centro náutico Tivat também merecem uma visita e paragem por 1 ou 2 dias.


Dicas de CHANEL & STEVO'S
@howfarfromhome
"Esta vista de cima da cidade de Kotor é uma das melhores do país, e resume esta pequena beleza mediterrânea num piscar de olhos. Para chegar aqui, tens que subir pela cidade velha abaixo os mil e tal degraus escorregadios A entrada no passadiço custa cerca de 8 euros, e tens a opção de subir até ao topo da Fortaleza, ou simplesmente parar na igrejinha e admirar a vista."

Tanjga | @tonytitanium

Do churrasco à panqueca
Obviamente que estando tão perto do mar, os frutos do mar não poderiam faltar em qualquer restaurante que se preze. Acredita que também podes esperar muitas azeitonas, queijo, massas e vinho para completar esta dieta mediterrânea. Podes visitar o Galion, um local romântico à beira-mar onde o vinho, comer mexilhões e observar os barcos balançar na água é bastante atrativo. E claro, a culinária local é imperativa em qualquer viagem, por isso experimenta no Tanjga, um restaurante BBQ descontraído, com talho exclusivo que possui carne marinada na perfeição servida ao estilo do churrasco de Montenegro. Se és apreciador de vinho, experimenta a Old Winery, que tem uma seleção fantástica no coração da Cidade Velha. Para a sobremesa, não percas a oportunidade de provar as palacinke, umas panquecas tradicionais recheadas com geleia disponíveis na maioria dos menus dos restaurantes.

Hotel Marija | @hotelmarija

Cantos aconchegantes
Kotor tem muitas opções de alojamento para os visitantes, desde apartamentos administrados por famílias charmosas até hotéis mais luxuosos. O boutique Hotel Hippocampus é um dos favoritos: centralmente localizado na Cidade Velha, os seus quartos luxuosos apresentam um design original de tijolos expostos e vistas deslumbrantes no rooftop. Se necessitas de uma opção mais económica, o Hotel Marija oferece uma experiência central semelhante. Podes obviamente fugir do centro e escolher entre as colinas, o Hotel Monte Cristo, que fica na encosta da montanha, ou conferir os hotéis nas vilas ao redor da baía.


Visitar na baixa temporada
"Viajar na baixa temporada: poucos turistas, menos quente, e com muitos lugares gratuitos para visitar. Por exemplo, de novembro a março a entrada para a fortaleza de San Giovanni é gratuita e de abril a outubro custa 8€ por pessoa." – @__evangel__

Passeio de barco mais agradável
"Existem muitas agências de turismo que oferecem passeios de barco por apenas dez euros, mas isso implica ficares num barco com muitas pessoas, o que pode dificultar o objetivo de realmente aproveitar o que deveria ser uma atividade tranquila. Se quiseres um barco com privacidade e a um preço decente, vai ao ponto de informações turísticas na entrada principal de Kotor e pede alguns fornecedores. Pessoalmente, achamos que vale a pena." – @madhouse_heaven





1 comentário:

  1. Catarina Lopes30 agosto

    Os teus guias de viagem são os melhores ❤️😊

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!