BOSNIA | Sarajevo

Vinte anos atrás, Sarajevo estava à beira da destruição total, pois sofria com uma série violenta de conflitos. Hoje em dia, os seus prédios marcados por balas abrigam cafés e lojas acolhedores, e toda a cidade é uma prova da perseverança do seu povo. Entre uma surpreendente mistura arquitetónica de edifícios e locais de culto religioso, Sarajevo acolhe uma nova era de paz. Embora a sua história sombria tenha definido seu passado, a cidade está no meio de um novo capítulo, que tu vais querer experimentar por ti mesmo.

"Penso em Sarajevo como um velho avô, que sorri e acaricia as bochecha do neto com as mãos ásperas do trabalho duro: Sarajevo é assim, um pouco áspera, mas extremamente genuína e autêntica." – Alice Isaia

Curiosidade:
Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Franz Ferdinand e a sua esposa Sophie foram assassinados em Sarajevo, dando início à Primeira Guerra Mundial.

Sarajevo, Bosnia & Herzegovina
N 43.85° / E 18.41°

Quando visitar
Junho - Setembro
Sarajevo pode não parecer o destino de verão típico dos Balcãs, mas não te deixes enganar. Os moradores aproveitam o clima quente para se sentar por horas em cafés ao ar livre, e a atmosfera da cidade é descontraída e acolhedora. Além disso, poderás assistir ao Festival de Cinema de Sarajevo e ao festival cultural Baščaršija Nights.



Uma cidade muito ou nada multicultural 
Uma viagem a Sarajevo começa na cidade velha, ao redor do Bascarsija (Antigo Bazar). Com os sons do muezzin chamando para a oração no alto e um labirinto de ruas repletas de vendedores de tapetes e artigos de prata, poderás pensar que estás no Oriente Médio. Mas ao virar da esquina encontras igrejas medievais deslumbrantes ao lado de cafés de estilo europeu incríveis. Nesta cidade, a coexistência religiosa é evidente em todos os lugares - podes visitar a impressionante Mesquita Gazi Husrev-Beg, a Sinagoga Sefardita e a Catedral do Sagrado Coração na mesma tarde. Visita o antigo bairro comercial otomano para comprar algumas lembranças e explorar a história da cidade antes da guerra.

Uma caminhada para relembrar
É impossível ignorar os efeitos que a Guerra da Bósnia teve nesta cidade. Mesmo que seja percetível que a cidade avança para uma era moderna, verás buracos de bala e placas que não te farão esquecer o sucedido. Se participares num passeio em grupo ou descobrires estes locais por ti mesmo, existem alguns locais importantes que não podes perder.
O Museu do Túnel é uma saída da cidade - contrata um táxi (ridiculamente barato) para levar-te à série de túneis escavados pelos cidadãos para criar a única conexão da cidade com o mundo exterior durante a guerra. Para na Ponte Latina para ver onde o arquiduque Ferdinand e a sua esposa foram baleados. Observa também as rosas vermelhas pintadas no chão, que escondem os danos de morteiros e condecoram vidas perdidas. No final do dia, vai à Goat's Bridge para um final de tarde mais tranquilo.


Pelas montanhas
Em redor de Sarajevo encontramos uma bela natureza, incluindo várias montanhas que oferecem um paraíso para os desportos de inverno. A mais fácil de explorar é Trebevic, uma montanha usada para muitos eventos durante os Jogos Olímpicos de 1984. Calça os teus ténis ou botas de caminhada e faz o percurso de 3 a 4 horas até o cume, ou opta pelo teleférico com vistas deslumbrantes. Desce pelo caminho mais longo, percorrendo as antigas trilhas olímpicas de bobsled que agora estão cobertas de grafitti e oferecem um belo contraste com o verde da floresta. Na região circundante podes aventurar-te pelas caminhadas tranquilas, por observar cachoeiras (quedas de água) e ainda podes praticar mountain bike.

Quero ver o por-do-sol
Se viajares no verão terás oportunidade de fazer um piquenique e encontrar um local para assistir ao pôr do sol. A maioria das pessoas dirige-se à Fortaleza Amarela, uma fortificação aberta e arejada que oferece um excelente ponto de observação, ou ir até à Fortaleza Branca (Bijela Tabija). As ruínas abandonadas possuem uma saliência onde podes fazer um piquenique e ver o pôr-do-sol. Podes levar contigo algumas bebidas (preferencialmente sem álcool) e um cobertor e quem sabe conhecer alguns locais. Se não quiseres levar a tua marmita, o Park Princeva é um restaurante com vistas panorâmicas arrebatadoras.


O que comer
Em Sarajevo, o dia começa com o tradicional café bósnio servido em potes de cobre. Este não é o típico Starbucks - deves saborear a experiência sentado em um dos muitos cafés locais. Quando for hora de jantar, há alguns pratos imperdíveis que precisas conhecer. O Ćevapi é um dos pratos mais conhecidos e inclui pequenas salsichas no pão acompanhado de um creme de natas e cebola frita. Também vale a pena provar o Borek - um género de folhado de carne, queijo e vários tipos de recheios com vegetais. Experimenta estes pratos e muito mais barato no Cevabdzinica Zeljo. 
Para uma noite romântica, 4 pratos do Mrs Safija irão proporcionar-te uma deliciosa refeição. Se fores fã, termina a noite com uma cerveja bósnia fresca no Pivnica HS ao lado da cervejaria Sarajevo, que tem um lugar especial na história da cidade.


Habitat natural
Se quiseres ficar perto da agitação da cidade velha, o Hotel Europe é a tua melhor opção. Oferecendo luxo de 5 estrelas e excelentes vistas da Cidade Velha, é o local perfeito para descansar após um longo dia de passeio.
Mas se estás à procura de um refúgio tranquilo fora da cidade, deves conferir o Pino Nature Hotel.  O espaçoso retiro de montanha apresenta um spa relaxante e um belo cruzamento de design moderno e recursos naturais. Situado na floresta verde em Trevbinc, com um design de vidro impressionante, é a acomodação moderna perfeita.


Um regresso ao passado
"Eu recomendaria um passeio relacionado à história recente de Sarajevo, especialmente sobre o Cerco de Sarajevo. Passamos uma tarde inteira a tentar entender como as pessoas viviam e em que circunstâncias durante o cerco. O nosso guia turístico, na verdade, era uma criança durante esse tempo e ele estava ansioso para compartilhar connosco as duras condições que ele e sua família tiveram que lidar durante o cerco." – @ele_away

Paz para a vida 
"Eu recomendaria ficar alguns dias e explorar as infinitas oportunidades de Sarajevo, para perceber que NÃO é mais uma zona de guerra, porque é o que a maioria das pessoas ainda pensa dela. A cidade está começando a florescer e a viver de acordo com os padrões europeus. Tenho orgulho desta cidade e tenho orgulho de ver o crescimento dela a cada ano." – @amnaibrica

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!