Tens um blog que já não publicas?

Recentemente li um post no instagram de uma pseudoinfluencer que dizia que "já ninguém lia blogs"... Ninguém é demasiado taxativo e por isso trago-te as minhas 6 dicas e razões porque se tens um blog, deves continuar a produzir conteúdo para ele.

Avalia as estatísticas do teu blog
Deixaste de produzir e publicar conteúdo no teu blog porque achas que ninguém lê?! Bem, realmente pode ser esse o caso, mas aí é importante analisares as estatísticas do teu blog para que isso determine com maior clareza se é de facto uma "perda de tempo".

Analisa os posts mais visitados
Se o teu blog é muito centrado em uma temática (beleza, moda, nutrição, viagens, etc), verificares o que os visitantes mais acessam pode fazer toda a diferença. Encontram o teu post através de um motor de busca, do pinterest ou do instagram?! Que temas mais procuram?! Um ponto importante para definir conteúdo a produzir.

Qual é o teu propósito
Efetivamente, se o conteúdo que publicas não possui um propósito de ajuda, será mais difícil manter-se viável a manutenção do teu blog. Alguns temas que anteriormente eram muito pesquisados em blogs como maquilhagem e moda, por exemplo, passaram a exigir maior interatividade e serem mais indicados em formatos de vídeo. Obviamente que ao transmitir-te a minha intenção isto não é influenciar-te a não produzir este tipo de conteúdo para o teu blog, mas eu acho que é algo para refletires sobre.

Fonte de rendimento
Uma boa fonte de rendimento poderá advir do teu blog, se o utilizares para compartilhar e vender os teus conhecimentos com quem os procura e também poderás obter rendimento através de publicidade.

Inspirar não é copiar
Algumas pessoas têm uma certa dificuldade em encontrar temas para produzir conteúdo. Está tudo bem em procurares temas que estão a falar na tua "categoria/nicho" e desenvolveres o teu conteúdo personalizado com base no que leste e viste.

Dedicação por paixão
Falo-te por experiência própria: iniciei-me no mundo dos blogs em 2012 mas comecei este blog em 2015 e contínuo a produzir conteúdo para ele com frequência (durante 3 anos com 3 posts por semana) e ignorando todas as recomendações de definir um "nicho" pelos "gurus do marketing" porque eu não sou um nicho, efetivamente eu sou uma pessoa, mulher, que gosta de muita coisas, domina algumas áreas, tem alguns hobbies e quer escrever sobre TODOS eles. 

Por vezes quererem impor-nos estar numa caixinha é que nos limita, sufoca e nos suga o interesse. Se for tua vontade, contínua a produzir conteúdo para o teu blog, tal como eu fiz.
Algumas pessoas consideram que redes sociais como instagram e tiktok são suficientes para promover o seu trabalho, o que nem sempre é verdade. Ainda há quem procure muito blogs e conteúdo escrito sobre os temas: reviews de produtos, maternidade, nutrição, saúde, bem-estar, receitas, marketing, finanças pessoais, entre outros.

O meu insight final é: se o conteúdo do teu blog tem potencial para ajudar alguém em um determinado ou vários temas, não desistas dele. 

4 comentários:

  1. Anónimo08 julho

    Nunca li um post tão real como este. Começaram a dizer para esquecer escrever no meu blog e focar só no instagram e hoje tenho tantas visitas no meu blog a lerem cenas antigas que tenho lá afff se o arrependimento matasse. obrigada pela tua ajuda e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desistas e continua a produzir conteúdo para ele, nem que seja apenas uma vez por semana, mas sê consistente. Beijinhos

      Eliminar
  2. Carolina Simão11 julho

    Olá Delta sou muito fã do teu trabalho e adoro ler o teu blog. Gosto muito das receitas que mostras e criei um blog que depois não continuei mas fiquei com vontade de voltar depois de ler isto. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envia-me o link do teu blog pelo meu instagram @deltaferreiraoficial , beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!